Partilhar

Como tirar os calos das mãos

 
Por Sara Viega. 19 janeiro 2017
Como tirar os calos das mãos

Você tem calos nas mãos e quer se livrar deles? Os calos ou calosidades são zonas da pele endurecidas devido a atrito contínuo e prolongado. Apesar de serem muito comuns nas solas dos pés, também podem aparecer nas mãos e afetar o seu aspecto, proporcionando um tato rugoso e áspero. Se quiser voltar a recuperar a suavidade de suas mãos e conseguir que a pele esteja sempre hidratada e em perfeitas condições, preste atenção aos conselhos que damos neste artigo do umCOMO. Vamos explicar como tirar os calos das mãos, como prevenir e quais são os melhores remédios naturais existentes para acabar com eles de forma definitiva.

Também lhe pode interessar: Como acabar com os calos

Medidas para prevenir os calos nas mãos

Os calos nas mãos costumam aparecer devido ao atrito repetido e prolongado da pele com uma determinada superfície ou objeto, por exemplo, são muito comuns em determinados profissionais, como pedreiros e jardineiros, e em pessoas que fazem levantamento de peso na academia.

Antes de saber quais são os tratamentos que podem ajudar a eliminar os calos das mãos é importante considerar algumas medidas de prevenção para evitar que apareçam ou que os já existentes piorem:

  • Esfolie as mãos uma vez por semana no mínimo. No seguinte artigo pode ver Como fazer um creme esfoliante para as mãos.
  • Hidrate a pele das mãos diariamente com um creme específico para esta parte do corpo.
  • Proteja as mãos com luvas quando for realizar atividades que impliquem um contato ou atrito contínuo. É importante que escolha as luvas em função do tipo de atividade que for realizar, pois não precisará das mesmas luvas para levantar peso que para andar de bicicleta ou fazer tarefas de jardinagem, por exemplo.
Como tirar os calos das mãos - Medidas para prevenir os calos nas mãos

Esfoliar as mãos com pedra-pomes

Quando eles aparecem, a primeira recomendação para acabar com os calos das mãos é realizar uma esfoliação profunda da pele com a ajuda de uma pedra-pomes. Esta é uma pedra de origem vulcânica que é ideal para eliminar todas as peles mortas e acabar por completo com as calosidades e calos. Tome nota dos passos que deve seguir para levar a cabo este tratamento de esfoliação:

  1. Encha um recipiente com água morna e adicione um pouco de sal, um pouco de vinagre de maçã e algum óleo essencial se quiser que a preparação tenha um aroma especial e agradável.
  2. Coloque as mãos de molho e espere uns 10 minutos para que a pele comece a amolecer e amaciar.
  3. Após esse tempo, esfregue os calos com a pedra-pomes fazendo movimentos circulares e suaves. Deve exercer um pouco de pressão mas sem exagerar, pois poderia chegar a danificar a pele e criar feridas.
  4. Volte a colocar as mãos de molho por mais 5 minutos e por último seque com uma toalha.
  5. Aplique um creme de mãos e veja como os calos desaparecem por completo.

Seja constante e repita este tratamento uma ou duas vezes por semana para manter as suas mãos sempre perfeitas e evitar que novos calos se formem.

Como tirar os calos das mãos - Esfoliar as mãos com pedra-pomes

Aspirina e limão

Sabia que a aspirina é um dos melhores esfoliantes naturais existentes? Pois é! este medicamento tão popular ajuda a eliminar as células mortas e a reparar a pele seca, por isso pode ser usado como um dos remédios caseiros para os calos nas mãos sempre que desejar.

Tratamento: triture 5 aspirinas até convertê-las em pó fino, adicione 1/2 colher de chá de suco de limão e 1/4 de colher de chá de água e mexa. Aplique a pasta obtida sobre as zonas com calos e cubra as mãos com uma toalha quente deixando atuar por uns 10 minutos. Após esse tempo, retire a toalha e lave as mãos com água morna abundante.

Bicarbonato de sódio e água

Outro produto natural que atua de forma muito similar à aspirina é o bicarbonato de sódio, já que seus grãos finos são perfeitos para remover a pele morta e eliminar os calos das mãos.

Tratamento: prepare um esfoliante misturando 3 colheres de sopa de bicarbonato com 1 colher de água e aplique a pasta obtida sobre os calos fazendo uma massagem circular. Deixe atuar por 10 ou 15 minutos e, depois, enxágue com água morna ou fria.

Se gostaria de saber como elaborar uma loção esfoliante de bicarbonato para o rosto, não perca o artigo Como fazer um esfoliante de bicarbonato de sódio.

Como tirar os calos das mãos - Bicarbonato de sódio e água

Camomila

A camomila também é uma excelente opção para tirar os calos das mãos e curar a pele graças às suas propriedades calmantes, anti-inflamatórias e amaciantes.

Tratamento: prepara um chá de camomila e, quando estiver morno, colocar suas mãos de molho por uns 10 minutos. Após esse tempo veja como a pele das mãos fica bem mais suave e bonita.

Óleo de rícino

Existem óleos naturais com propriedades hidratantes e regeneradoras muito potentes que são incríveis para eliminar os calos e calosidades, como é o caso do óleo de rícino, que além de tudo serve para fortalecer as unhas e dar um brilho espetacular.

Tratamento: lave suas mãos com água e sabão e, depois, aplique um pouco de óleo de rícino com a ajuda de um algodão sobre os calos a eliminar.

Descubra outros óleos nutritivos e eficazes no artigo Quais são os melhores óleos para a pele.

Creme de calêndula

Por último, outro remédio caseiro para tirar os calos das mãos que pode servir para você é o creme de calêndula. É uma loção que regenera profundamente os tecidos da pele, muito hidratante e ideal para combater a pele seca.

Tratamento: você só tem que aplicar uma quantidade generosa de creme de calêndula nas mãos, insistindo nas áreas com calos. Deixe que a pele absorva o creme e não enxágue com água.

Como tirar os calos das mãos - Creme de calêndula

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar os calos das mãos, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como tirar os calos das mãos

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar os calos das mãos
1 de 5
Como tirar os calos das mãos

Voltar ao topo da página