Partilhar

Como curar os fungos das unhas dos pés

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como curar os fungos das unhas dos pés

Conhece-se como onicomicose a invasão de fungos nas unhas, uma condição que causa o aparecimento de manchas amarelas e uma aparência desagradável das unhas. É mais comum acontecer nas unhas dos pés, embora também possam aparecer fungos nas mãos. É importante referir que o tratamento contra as infecções fúngicas requer tempo e deve ser supervisionado por um médico. Neste artigo de umComo explicamos mais sobre como curar os fungos das unhas dos pés.

Também lhe pode interessar: Por que aparecem fungos nas unhas
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante referir que no caso de acreditar que sofre de fungos nas unhas dos pés, deverá consultar o dermatologista ou médico especialista para o examinar e determinar exatamente qual é o diagnóstico apropriado. Quando as unhas sofrem desta condição, passam por mudanças na sua aparência, cor e textura, os quais são alertas que deve saber identificar para poder iniciar o tratamento o quanto antes. Os principais sintomas dos fungos nas unhas são os seguintes:

  • Cor amarela, manchas amarelas nas bordas ou aparecimento de listras amarelas nos primeiros dias.
  • Engrossamento das unhas.
  • Unhas frágeis e propensas a quebras.
  • Desintegração da unha e odor desagradável em estágios avançados.
Como curar os fungos das unhas dos pés - Passo 1
2

O melhor para curar fungos nas unhas dos pés é um tratamento tópico, aplicado de forma externa e local sobre a superfície das unhas, o qual pode ser combinado com um tratamento oral antifúngico, que serve para curar a infeção por completo e fazer com que a unha recupere o seu estado original o mais rápido possível.

3

Deve se destacar o fato da duração dos tratamentos para curar os fungos das unhas dos pés serem longos, regra geral. Costumam durar no mínimo de 2 a 3 meses para serem eficazes e - na maioria dos casos - mais tempo pelo que a paciência será fundamental. É importante, além disso, que siga a todo o momento as indicações do seu médico quanto à dose e à duração do tratamento oral, caso contrário a infeção por fungos não se chegará a curar de forma definitiva.

4

Os tratamentos tópicos são uma grande ajuda para acelerar a curação dos fungos nas unhas, pois combatem este problema desde a base, criando um ambiente desfavorável para a sua proliferação e protegendo as unhas de futuras infeções. Pode adquiri-los em farmácias e estão disponíveis em vários formatos, como por exemplo em spray ou numa espécie de esmalte para as unhas. Terá que o aplicar seguindo as instruções da embalagem para que a unha afetada consiga se regenerar e, sobretudo, esperar que a solução seque antes de colocar meias ou sapatos.

Como curar os fungos das unhas dos pés - Passo 4
5

Nos casos de maior gravidade e naqueles em que não se tenha feito um bom tratamento desde cedo, é possível que seja necessária a remoção da unha para conseguir curar os fungos por completo. Esta será uma decisão que deverá ser o médico especialista a tomar, uma vez que tenha revisado em detalhe em que estado se encontra a unha afetada e o seu estado de saúde em particular.

6

Apesar de não se tratar de uma solução comprovada, é possível recorrer a alguns remédios naturais como o vinagre de maçã, o limão, o azeite de oliva e de orégano, o alho, o óleo de rícino para combater os fungos nas unhas e notar uma melhoria de forma mais rápido. Se quer saber de que forma deve aplicar cada um deles, consulte o artigo remédios caseiros para os fungos nas unhas.

Como curar os fungos das unhas dos pés - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar os fungos das unhas dos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como curar os fungos das unhas dos pés

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Liliana Correia
Que tratamentos há para tratar de fungos das unhas? Eu tenho fungos em várias unhas.
Editor umComo.com.br
Oi Liliana! Confira esses remédios caseiros para os fungos nas unhas: https://saude.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-para-os-fungos-nas-unhas-4742.html
A sua avaliação:
Joaquim Inácio da Silva
Como tratar micoses em várias unhas? Que remédios tenho que usar.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Joaquim! Nesse artigo poderá encontrar alguns remédios para curar micose nas unas, como alho e vinagre, saiba tudo aqui: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-curar-micose-de-unha-8087.html
Sara Viega
Olá Rosa, obrigada pelo comentário! Veja aqui como pode aplicar o vinagre, para além de outros remédios caseiros para fungos nas unhas dos pés: http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-os-fungos-nas-unhas-4742.html
Rosa Monteiro
Como aplicar o vinagre , quantidade e tempo p tratar a micose das unhas dos pés
Sara Viega
Um dos remédios bastante utilizados para tratar da micose das unhas é o cetoconazol, veja como usar: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-usar-o-cetoconazol-creme-3467.html.
Usuário anônimo
Estou querendo saber os nomes de remédios para micose de unhas, e nao conselhos e informações básicas que ja tenho.

Como curar os fungos das unhas dos pés
1 de 4
Como curar os fungos das unhas dos pés

Voltar ao topo da página