Outros Aplicar maquiagem

Posso usar maquiagem com conjuntivite?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Posso usar maquiagem com conjuntivite?

A conjuntivite é a inflamação ou infecção da conjuntiva, membrana que cobre a pálpebra e a parte macia do olho, um problema ocular que incomoda muito a pessoa que sofre dele. Para a sua cura, além da aplicação de tratamentos específicos como colírios, é necessário cuidar muito bem da higiene dos olhos para evitar uma maior irritação. Uma pergunta que muitas mulheres podem se fazer ao ter este problema é a de se podem usar maquiagem com conjuntivite. Se você também tem dúvidas sobre esta questão, continue lendo este artigo de umComo para encontrar a resposta mais apropriada para a sua saúde ocular.

Também lhe pode interessar: Como combinar a maquiagem com a roupa

Índice

  1. Sintomas da conjuntivite
  2. Maquiagem: sim ou não?
  3. Conselhos para curar a conjuntivite

Sintomas da conjuntivite

A conjuntivite pode ser de três tipos: viral, alérgica e bacteriana, o que determina o tratamento a seguir para a sua cura. Se começar a notar a presença dos sintomas que explicamos de seguida é conveniente que consulte o seu médico. Os sinais que podem alertar de uma conjuntivite são:

  • Vermelhidão no olho
  • Dor e incômodos no olho
  • Coceira no olho
  • Lacrimejamento
  • Sensação de ter areia ou algo estranho dentro do olho
  • Sensibilidade à luz
  • Visão turva

Se quiser obter mais detalhes sobre o processo de recuperação deste problema ocular, aconselhamos que consulte o artigo Como curar a conjuntivite.

Posso usar maquiagem com conjuntivite? - Sintomas da conjuntivite

Maquiagem: sim ou não?

Seguindo uma rotina de cuidados específicos e prestando atenção à limpeza dos olhos, é possível que a conjuntivite se cure de forma mais rápida e seus olhos voltem ao seu estado normal. Entre estes cuidados encontramos o de evitar o uso de maquiagem nos olhos enquanto a infecção da conjuntiva persistir, pois caso contrário os componentes químicos dos cosméticos poderiam irritar ainda mais os olhos ao entrarem em contato com eles, agravando assim a conjuntivite e atrasando a sua cura.

É aconselhável, principalmente, evitar cosméticos como o rímel, delineadores e sombras de olhos, pois todos eles piorariam a irritação. Mesmo assim, se o que quiser é dar uma aparência melhor ao seu rosto você pode aplicar muito pouca quantidade de corretivo na zona externa dos olhos para disfarçar esse tom escuro da inflamação, evitando sempre que entre em contato com a parte interna do olho. Esfume o corretivo em direção à têmpora e aplique, também, um pouco de iluminador mesmo embaixo do arco da sobrancelha, para dar um toque de luz e sentir-se mais bonita.

Além disso, é importante que não compartilhe os seus produtos de maquiagem de olhos com ninguém e, se o fizer, substitua-os por produtos novos quando tiver se curado completamente da conjuntivite. Desta forma, poderão ser evitados possíveis propagações e contágios.

Posso usar maquiagem com conjuntivite? - Maquiagem: sim ou não?

Conselhos para curar a conjuntivite

Já sabemos que a recomendação dos especialistas é não se maquiar com conjuntivite; pelo contrário, para melhorar o estado dos olhos, se há algo que não deve deixar de lado é a aplicação dos colírios e os tratamentos receitados pelo médico.

Além disso, será necessário que todas as manhãs ao se levantar, limpe seus olhos de forma adequada passando por eles com suavidade uma gaze molhada em água fervida previamente. Depois, deverá aplicar uma solução fisiológica com uma nova gaze, desde a zona do lacrimal até à parte externa, para eliminar as possíveis secreções que possa ter.

Além disso, para que a conjuntivite desapareça é importante:

  • Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de tocar nos olhos.
  • Evitar esfregar os olhos com as mãos.
  • Não compartilhar objetos de higiene pessoal, como toalhas, lenços, etc.
  • Trocar a fronha do travesseiro e os lençóis com regularidade.
Posso usar maquiagem com conjuntivite? - Conselhos para curar a conjuntivite

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso usar maquiagem com conjuntivite?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Posso usar maquiagem com conjuntivite?