Esfoliar a sua pele

Como esfoliar a pele com rosácea

Como esfoliar a pele com rosácea

A esfoliação é fundamental para ajudar a nossa pele a eliminar as células mortas acumuladas, fechar os poros, melhorar a sua aparência e permitir que as máscaras e tratamentos que aplicamos penetrem de forma adequada na pele. No entanto, em uma pele com rosácea este procedimento deve se realizar de forma cuidadosa para evitar danos maiores, pois este tipo de pele carateriza-se por sua sensibilidade. Se quer saber como esfoliar a pele com rosácea passo a passo, então continue lendo este artigo de umComo que preparamos para você.

Vai precisar de:
  • Água destilada
  • Esfoliante facial
Também lhe pode interessar: Como esfoliar a pele com sal marinho
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve ter clara no momento de esfoliar a pele com rosácea é que não é conveniente utilizar qualquer produto comprado em uma loja. O que para outras pessoas pode ser um esfoliante comum, para a sua pele pode ser bastante prejudicial conseguindo apenas piorar a vermelhidão e sensibilidade na zona.

Por isso, é fundamental consultar antes o seu dermatologista para que lhe recomende um produto de uso farmacológico que garanta o bem-estar da sua pele. Uma vez que tenha o produto adequado poderá então começar a esfoliação, seguindo os conselhos que lhe indicamos de seguida.

2

Lembre-se que qualquer esfoliante que escolher deve ser especial para peles sensíveis como a sua, além disso deve ser livre de alfa hidroxi, um tipo de ácido que pode ressecar e afetar a sua pele sendo demasiado forte para a mesma.

3

Antes de aplicar o esfoliante é muito importante umedecer o rosto e lavá-lo muito bem com o produto que usa habitualmente para a sua limpeza facial. Uma vez que tenha o seu rosto limpo, aplique o esfoliante nas suas mãos e depois, com movimentos circulares e suaves, espalhe-o pelo seu rosto.

Não deve exercer força nem pressionar pois o grão do produto eliminará as células mortas sem a necessidade de esfregar com muita força. Realize os movimentos circulares durante 10 segundos e depois retire o produto com água morna, seque o seu rosto com suavidade pressionando ligeiramente uma toalha sobre o rosto.

Repita o tratamento de esfoliação a cada 15 dias.

Como esfoliar a pele com rosácea - Passo 3
4

Uma vez que tenha esfoliado a sua pele com rosácea, ela deverá estar pronta para receber outros tratamentos. Pode aplicar uma máscara facial caseira para este tipo de pele, ou usar o seu creme facial habitual para hidratar a pele depois do tratamento. Notará de seguida como depois da esfoliação o seu rosto ficará muito mais suave e saudável.

5

É muito importante que tenha em conta algumas coisas no momento de esfoliar a pele com rosácea:

  • Nunca escolha um esfoliante sem consultar um dermatologista ou um farmacêutico.
  • Ao esfregar o esfoliante pode sentir um ligeiro formigueiro ou coceira, isto é normal pelo que não precisa ficar alarmada, no entanto lembre-se sempre de o aplicar suavemente.
  • Sob nenhuma circunstância o esfoliante deve queimar a sua pele, gerar uma grande coceira ou causar dor no seu rosto. Caso isso aconteça, deverá retirar de imediato o produto do rosto com água fria e não voltar a utilizá-lo, bem como será necessário consultar o seu dermatologista.
6

Agora já sabe como eliminar as células mortas da sua pele, mas para conhecer os cuidados gerais que deve dar à sua pele, convidamos você a ler o nosso artigo como cuidar da pele com rosácea.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como esfoliar a pele com rosácea, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Não exceda as aplicações recomendadas a menos que seja indicado pelo seu médico ou dermatologista, uma vez que pode causar mais irritação e inflamação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Lucineide Santana
Por favor gostaria de saber quais produtos naturais usar para esfoliar a pele, pois tenho rosácea e tenho muito receio de usar produtos químicos que possam piorar a minha pele . Tenho muita vergonha do meu rosto com rosácea e tento fazer de tudo para disfarçar essa vermelhidão; é um problema que atrapalha muito a minha vida social e amorosa .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucineide, o mais recomendável seria utilizar um esfoliante indicado para peles com rosácea, ao invés de produtos naturais. Para além da esfoliação da pele, que é um passo importantíssimo para eliminar as peles mortas, poderá conferir alguns remédios naturais para a rosácea aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-naturais-para-a-rosacea-17051.html
1 de 2
Como esfoliar a pele com rosácea