Esfoliar a sua pele

Como fazer esfoliantes com aloe vera

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 29 dezembro 2017
Como fazer esfoliantes com aloe vera

As incríveis propriedades da aloe vera para a pele já são conhecidas por todos, pois sem dúvida esta planta tornou-se numa alternativa natural para tratar muitos problemas de pele, assim como para potenciar a sua beleza. Entre os muitos usos que podemos dar ao aloe vera no mundo da cosmética, encontramos que é uma ajuda perfeita para esfoliar a pele do rosto e do corpo e deixá-la livre de resíduos, toxinas e impurezas. Além disso, permite renovar os tecidos desde as camadas mais profundas e que a pele fique luminosa e muito suave. Continue lendo este artigo de umComo para descobrir como fazer esfoliantes com aloe vera.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma máscara facial com aloe vera

Índice

  1. Propriedades da aloe vera para a pele
  2. Esfoliante de aloe vera e açúcar
  3. Esfoliante de aloe vera, sal e mel
  4. Esfoliante de aloe vera e aveia
  5. Conselhos para esfoliar a pele

Propriedades da aloe vera para a pele

A aloe vera já é imprescindível na rotina de beleza de muitas mulheres e um ingrediente principal em muitos cosméticos, tudo isso graças às magníficas propriedades que possui para deixar a pele como nova e bem mais hidratada e bonita.

De seguida, explicamos todos os benefícios que esta planta pode oferecer se utilizada como produto habitual para o cuidado do rosto e do corpo:

  • É um poderoso adstringente natural, limpando a pele desde as camadas mais internas até às mais superficiais, desobstruindo os poros por completo e, consequentemente, evitando o aparecimento de impurezas.
  • É um ótimo hidratante natural, ideal para combater a pele seca e proporcionar a ela a umidade que precisa para se manter bem hidratada.
  • Regenera os tecidos de pele danificados, estimula a produção de colágeno e elastina, obtendo como resultado uma pele bem mais jovem, sem rugas e fresca.
  • É antibacteriano e um dos melhores produtos para tratar a acne de forma natural e impedir que fiquem cicatrizes e marcas na pele.
  • Traz elasticidade e firmeza à pele, ajuda a reduzir as estrias e a vermelhidão ou os incômodos causados pelas queimaduras do sol ou depilação.

Aconselhamos você a consultar o artigo Quais são os benefícios da aloe vera para a pele se quiser saber mais.

Como fazer esfoliantes com aloe vera - Propriedades da aloe vera para a pele

Esfoliante de aloe vera e açúcar

Devido a todos os benefícios anteriores, a aloe vera é perfeita para esfoliar a pele e deixá-la completamente livre de todas as células mortas que lhe tiram a beleza e juventude. São várias as loções caseiras que pode preparar, mas a seguinte é ideal tanto para o rosto como o corpo e especialmente indicada para combater os problemas de peles oleosas, como o excesso de gordura, o aparecimento de brilhos, as espinhas, cravos, etc.

Para preparar este esfoliante natural, precisa dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de gel de aloe vera
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de suco de limão

Primeiro, verta em um recipiente o gel de aloe vera com o açúcar e mexa até conseguir uma pasta homogênea. Depois, espremendo meio limão, adicione uma colher de chá do seu suco na mistura anterior e volte a mexer. Quando estiver pronto, massageie a pele a esfoliar com a mistura realizando massagens circulares suaves.

Veja também: Como eliminar a celulite com babosa

Como fazer esfoliantes com aloe vera - Esfoliante de aloe vera e açúcar

Esfoliante de aloe vera, sal e mel

Se estiver procurando hidratar profundamente a pele de áreas ressecadas do corpo ou devolver a elas a beleza perdida, o seguinte esfoliante caseiro pode ser perfeito para você. Unem-se as propriedades regeneradoras da aloe vera com as super hidratantes do mel, um produto que nutre em profundidade, elimina impurezas e protege a elasticidade e flexibilidade da pele.

Neste caso, os ingredientes que precisa são:

  • 1 folha de aloe vera
  • 2 colheres de sopa de sal
  • 1 colher de sopa de mel

Extraia a polpa da folha de aloe vera e coloque em um recipiente, usando uma colher. De seguida, adicione o sal e mexa ambos os ingredientes até que se integrem por completo. Por último, adicione o mel e misture até obter uma pasta granulada consistente. Desta forma este esfoliante já estará pronto para utilizar sobre as áreas que quiser do corpo.

Poderá encontrar mais tratamentos como este consultando o artigo Como fazer esfoliantes com mel.

Como fazer esfoliantes com aloe vera - Esfoliante de aloe vera, sal e mel

Esfoliante de aloe vera e aveia

Outro dos melhores ingredientes para combinar com a aloe vera para ficar com uma pele radiante é a aveia. Este cereal oferece uma limpeza excelente da pele, ajuda a fechar os poros e proporciona alívio no caso de irritações ou coceira, sendo indicado para todo tipo de peles, inclusive as mais sensíveis.

Os ingredientes necessários para uma loção esfoliante de aloe vera e aveia são:

  • 2 colheres de sopa de flocos de aveia
  • 2 colheres de sopa de gel de aloe vera
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoas

Misture primeiro a aveia e a aloe vera em um recipiente e, depois de pronto, adicione o óleo de amêndoas e mexa até conseguir uma pasta homogênea. Poderá usar este esfoliante no rosto ou corpo aplicando através de suaves massagens circulares.

Como fazer esfoliantes com aloe vera - Esfoliante de aloe vera e aveia

Conselhos para esfoliar a pele

É tão importante escolher os produtos adequados para eliminar as células mortas da pele como saber aplicar corretamente, sem chegar a causar irritações ou colocar em risco a estrutura da pele. Para esfoliar sua pele de forma adequada, é fundamental que considere recomendações como as seguintes:

  • Realizar a esfoliação uma vez por semana.
  • Aplicar as loções sobre a pele úmida para evitar danificá-la. O momento do banho é perfeito para isso.
  • Deve realizar uma massagem circular sobre a zona quando aplicar o esfoliante para reativar também a circulação sanguínea.
  • Não aplique loções esfoliantes sobre a pele irritada, vermelha ou com feridas. Também não é conveniente esfoliar zonas sensíveis e delicadas como o contorno dos olhos, os seios ou a área genital.
  • Quando acabar, retire com água morna ou fria em abundância, evitando a água quente que acentua a pele seca.

Obtenha mais informação lendo os artigos Como esfoliar o rosto e Como esfoliar o corpo.

Como fazer esfoliantes com aloe vera - Conselhos para esfoliar a pele

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer esfoliantes com aloe vera, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como fazer esfoliantes com aloe vera