Partilhar

Como fazer um esfoliante com areia da praia

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um esfoliante com areia da praia

Na praia, podemos encontrar um dos melhores esfoliantes naturais que existem para a nossa pele: a areia. Esta oferece um grão fino excelente para eliminar todas as células mortas e deixar a pele completamente renovada e com uma aparência bem mais cuidada e bonita. Lembre-se que é necessário esfoliar a pele uma vez por semana, no mínimo, para evitar que esta envelheça prematuramente e perca luminosidade com o tempo. Preste atenção neste artigo de umComo e descubra como fazer um esfoliante com areia da praia.

Também lhe pode interessar: Como fazer esfoliantes com sal
Passos a seguir:
1

A praia é um verdadeiro spa ao ar livre onde podem ser feitos tratamentos de beleza muito bons para a pele. Por um lado, encontramos a água do mar, uma incrível fonte de minerais e componentes, ideais para favorecer a regeneração da pele e exercer um poder curativo sobre o eczema, reações alérgicas, feridas, pele seca, etc. Por outro lado, também podemos dispor da areia da praia, um pó muito fino que é um ótimo aliado para esfoliar a pele, deixá-la livre de impurezas e ficar com uma aparência radiante.

De seguida, vamos explicar para você por que a areia da praia pode ser um dos melhores esfoliantes naturais para a sua pele:

  • O seu grão fino é ideal para eliminar todas as células mortas que se vão acumulando na pele com o tempo e que, se não forem retiradas, acabarão apagando e tornando mais opaca a beleza ou luminosidade da pele.
  • É excelente para acabar com as impurezas da pele e prevenir o seu reaparecimento.
  • Traz um grande efeito amaciante e, depois de aplicar, a pele fica bem mais suave ao tato.
  • Também contribui para melhorar a circulação sanguínea, podendo servir para combater a celulite e a pele tipo casca de laranja de algumas zonas do corpo, assim como para dar maior firmeza e suavidade aos tecidos.
Como fazer um esfoliante com areia da praia - Passo 1
2

Para poder realizar a esfoliação terá que encher um pote de areia da praia e levar para casa. O melhor é que seja areia fina, pois se o grão for muito grosso poderia originar irritações na pele.

Além disso, lembre-se que este esfoliante está indicado exclusivamente para a pele do corpo, por isso deve evitar usá-lo sobre o rosto ou o pescoço, pois nestas zonas a pele é muito mais delicada e sensível. Servirá, especialmente, para eliminar as células mortas de zonas como as pernas, os braços, o abdômen, os pés ou as partes mais secas, como os cotovelos, os joelhos ou os calcanhares.

Como fazer um esfoliante com areia da praia - Passo 2
3

Pode fazer um esfoliante com areia da praia de muitas formas diferentes, tudo depende dos produtos com os quais a combine. De seguida, mostramos para você alguns dos mais eficientes para renovar e rejuvenescer a pele.

O primeiro deles é muito simples e consiste em misturar 3 colheres de sopa de areia com 2 colheres de sopa do seu creme hidratante corporal habitual; as quantidades podem ser modificadas segundo as suas necessidades. Desta forma, obterá uma loção esfoliante caseira que além de retirar as células mortas, dará à sua pele a hidratação que precisa para se manter úmida e bonita. Caso ainda não tenha encontrado o creme ideal para você, aconselhamos que consulte o artigo Como escolher o creme corporal correto, pois é muito importante que ele responda às particularidades do seu tipo de pele, seja ela normal, oleosa ou mista, seca, sensível, etc.

Como fazer um esfoliante com areia da praia - Passo 3
4

Com certeza que já conhece os benefícios do óleo de amêndoas para a pele, um verdadeiro elixir de beleza que oferece uma limpeza regeneradora, evita a obstrução de poros e o aparecimento de impurezas. Além disso, é um ótimo hidratante e desinflamante que ajuda a manter intacta a elasticidade e a flexibilidade natural da pele.

Agora vamos propor a você fazer um esfoliante elaborado com 1/2 xícara de areia da praia e 3 colheres de sopa de óleo de amêndoas; só terá que misturar bem ambos os ingredientes até obter uma pasta consistente e aplicar sobre as zonas a tratar, realizando massagens circulares suaves.

Como fazer um esfoliante com areia da praia - Passo 4
5

Outra boa opção é combinar a areia da praia com aloe vera em uma mesma loção; o motivo é que a aloe vera é ótima para regenerar a pele danificada, combater a secura e o tato áspero. Portanto, se notar a sua pele opaca, com impurezas e aparência envelhecida, não hesite em experimentar este esfoliante.

Para prepará-lo, tem que misturar 1/2 xícara de areia com 3 colheres de sopa de gel de aloe vera, tentando que seja o mais puro possível, e aplicar sobre a pele com suaves massagens circulares para a deixar impecável.

Como fazer um esfoliante com areia da praia - Passo 5
6

Tendo como objetivo obter um resultado perfeito e que sua pele não seja danificada, aconselhamos que considere os seguintes passos ao fazer a esfoliação:

  • É preferível que esfolie seu corpo no momento do banho, para fazer isso sobre a pele úmida e, assim, evitar irritações.
  • Aplique o esfoliante com movimentos circulares suaves, para estimular o fluxo sanguíneo da zona.
  • Não esfolie a pele irritada ou com feridas e evite também aplicar em zonas delicadas, como o pescoço, os seios ou a parte íntima.
  • Depois de alguns minutos, retire o esfoliante com água morna abundante e, ao finalizar, aplique um creme hidratante.
  • Se quiser potenciar os efeitos da esfoliação e acelerar a eliminação da celulite, pode incluir o uso de uma luva de crina. No seguinte artigo mostramos a você, passo a passo, Como usar a luva de crina, não perca!
Como fazer um esfoliante com areia da praia - Passo 6
7

Descubra mais esfoliante caseiros como este nos seguinte artigos:

Como fazer um esfoliante com areia da praia - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um esfoliante com areia da praia, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer um esfoliante com areia da praia

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Larissa
Essas receitas tem que ser feitas para usar na ora ou pode ser feita e armazenada?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Larissa! O ideal é fazer a menor quantidade possível de esfoliante, mas se sobrar pode guardar em um recipiente com tampa e guardar por 15 dias. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer um esfoliante com areia da praia
1 de 8
Como fazer um esfoliante com areia da praia

Voltar ao topo da página