Partilhar

Como fazer esfoliantes com mel

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer esfoliantes com mel

O uso do mel em tratamentos de beleza para melhorar a pele já é algo conhecido por todas, já que se trata de uns dos grandes hidratantes naturais dos quais facilmente podemos dispor. Por isso, e devido às suas incríveis propriedades de limpeza, também é possível aproveitar para acabar com as células mortas que tiram luminosidade e suavidade à nossa pele, ou seja, usando-o como esfoliante caseiro. Há vários tratamentos que pode experimentar e que ajudarão você a conseguir uma pele totalmente renovada, sedosa e bonita. Preste atenção a este artigo de umComo e fique sabendo como fazer esfoliantes com mel.

Também lhe pode interessar: Como fazer um esfoliante de açúcar e mel

Propriedades do mel para a pele

O mel é um produto natural com uma grande riqueza em enzimas naturais e vitaminas, as quais são ideais para renovar, hidratar e deixar a pele mais bonita desde suas camadas mais internas. De seguida, explicamos para você por que se converteu em um elemento imprescindível em muitos tratamentos de beleza:

  • Graças aos seus princípios ativos e enzimas naturais, contribui com uma poderosa ação de limpeza, ideal para deixar a pele completamente livre de resíduos e toxinas.
  • É perfeito para esfoliar a pele eficazmente, pois contém frutose, glicose e AHA, que ajudam a eliminar todas as células mortas que se vão acumulando e tirando vitalidade da pele.
  • É um dos melhores hidratantes naturais que existem. Conta com uma composição muito rica em vitaminas e minerais essenciais para nutrir os tecidos da pele e mantê-los bem umectados. Isto permite, além disso, proteger a elasticidade e flexibilidade natural da pele.
  • Ao prevenir a formação de impurezas e impedir a proliferação de bactérias, é um grande aliado para o tratamento da acne e das peles oleosas.
  • Está repleto de substâncias antioxidantes, por isso atrasa o processo de envelhecimento e ajuda a manter a pele firme e sem a presença de tantas rugas ou linhas de expressão.
  • Depois da sua aplicação, o resultado é uma pele hidratada, vital, suave e luminosa.

Descubra mais detalhes consultando o artigo Quais são os benefícios do mel para a pele.

Como fazer esfoliantes com mel - Propriedades do mel para a pele

Esfoliante de mel, açúcar e limão

Se tiver a pele oleosa ou sofrer de acne sabe os efeitos que tem em sua pele uma excessiva produção de sebo, o qual acentua o aparecimento de impurezas, como cravos, espinhas, pontos vermelhos, etc. O seguinte esfoliante caseiro une as magníficas propriedades de limpeza, antibacterianas e antioxidantes do mel e do limão, uma combinação ideal para acabar com todas as células mortas, reduzir as imperfeições e inclusive evitar as típicas manchas de acne que podem ficar na pele.

Para fazê-lo vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de mel
  • Suco de 1 limão

Em um recipiente, adicione o açúcar e o mel e, com a ajuda de uma colher, mexa até conseguir uma massa espessa bem integrada. De seguida, esprema o limão para obter seu suco e adicione-o à mistura anterior. Quando o esfoliante estiver pronto, vá aplicando sobre a pele do rosto limpa através de movimentos circulares, evitando estender pela zona do contorno dos olhos. Deixe atuar durante uns 5 ou 10 minutos e retire com água morna ou fria em abundância. É importante que quando o aplicar, não exponha a pele ao sol, já que o limão poderia originar o aparecimento de manchas.

Como fazer esfoliantes com mel - Esfoliante de mel, açúcar e limão

Esfoliante de mel e aveia

Se o que está procurando é um esfoliante que ao mesmo tempo elimine as células mortas e hidrate e nutra a pele em profundidade, o que combina o mel com a aveia é ideal para você. É que este cereal é magnífico para evitar a secura, a irritação e oferecer à pele todos os nutrientes que precisa para estar protegida perante aqueles agentes externos que possam danificar a sua estrutura.

Os ingredientes necessários para elaborar esta loção são:

  • 2 colheres de sopa de flocos de aveia
  • 1 colher de sopa de mel

Para começar, tem que misturar a aveia com o mel em um recipiente limpo, use uma colher ou um garfo para que ambos ingredientes criem uma massa espessa e consistente. Após limpar seu rosto com um gel adequado para sua pele, aplique o esfoliante facial fazendo massagens circulares e depois de esperar 1 ou 2 minutos, retire com água fria ou morna e seque o rosto com uma toalha limpa. Posteriormente, aplique um creme hidratante para potencializar o efeito nutritivo deste tratamento caseiro.

Como fazer esfoliantes com mel - Esfoliante de mel e aveia

Esfoliante de mel e canela

Outra das preparações caseiras que está ganhando popularidade e já é utilizada por muitas mulheres, é o esfoliante de mel e canela. A razão? Comprovou-se que a canela é perfeita para lutar contra o envelhecimento, tratar a acne e melhorar a tonicidade e o volume da pele. Assim, esta é mais uma opção que pode experimentar para conseguir uma pele radiante sem a necessidade de ter que recorrer a produtos ou tratamentos caros.

Para fazer esta máscara esfoliante facial, precisa de:

  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de canela em pó

Só tem que misturar o mel com a canela em um recipiente até conseguir uma massa consistente e uniforme. Neste caso, deverá aplicá-la por todo o rosto e deixar atuar uns 15 ou 20 minutos para que suas propriedades penetrem bem na pele. Para finalizar, enxague com bastante água morna ou fria, em seguida notará os resultados.

Como fazer esfoliantes com mel - Esfoliante de mel e canela

Dicas para esfoliar bem a pele

Esfoliar o rosto é uma tarefa que deve ser realizada de forma correta, pois caso contrário não conseguiremos retirar todas as peles mortas e não contribuiremos em nada na regeneração celular da pele. Tome nota das seguintes recomendações e não tente saltar nenhuma delas:

  • Aplique os esfoliantes de preferência sobre o rosto ligeiramente umedecido.
  • Ao esfoliar a pele, os movimentos devem ser sempre suaves e circulares.
  • Evite aplicar a loção esfoliante em zonas sensíveis e delicadas do rosto, como o contorno dos olhos e a pele ao redor dos lábios.
  • Não esfolie a pele com feridas ou irritação.
  • Ao terminar, retire o esfoliante com água morna ou fria em abundância, evitando a água quente, e aplique um creme hidratante no rosto.
  • O aconselhável é fazer uso dos esfoliantes caseiros uma vez por semana.
Como fazer esfoliantes com mel - Dicas para esfoliar bem a pele

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer esfoliantes com mel, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer esfoliantes com mel

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer esfoliantes com mel
1 de 6
Como fazer esfoliantes com mel

Voltar ao topo da página