Partilhar

Como clarear o cabelo com vinagre - 4 opções naturais!

 
Por Sara Viega. Atualizado: 4 outubro 2017
Como clarear o cabelo com vinagre - 4 opções naturais!

O vinagre é um produto natural que se usa desde a antiguidade como remédio para numerosos problemas de saúde. Este pequeno milagre líquido pode ajudar a perder peso, a regular os níveis de açúcar no sangue ou a melhorar alguns dos sintomas da diabetes. Contudo, você sabia que também pode ser um grande aliado a nível cosmético?

O vinagre no cabelo não serve apenas para acabar com os piolhos ou para dar vitalidade aos fios, mas também é um segredo muito eficaz para clarear o cabelo sem ter que gastar dinheiro nem comprometer a saúde do mesmo através do uso de tintas químicas. Neste artigo do umCOMO, explicamos como usar o vinagre para clarear o cabelo com diferentes alternativas caseiras fáceis e úteis.

Também lhe pode interessar: Como clarear o cabelo naturalmente
Passos a seguir:
1

Antes de explicar todo o processo de clarear os cabelos com o vinagre, dê uma olhada em todos os benefícios que o ingrediente oferece:

  • Sela a cutícula do cabelo: evita que se abram as pontas e mantém os fios saudáveis e brilhantes.
  • Desinfeta: é um desinfetante natural que evita o contágio de fungos, mantendo o couro cabeludo completamente limpo.
  • Condiciona: é um produto natural que ajuda a alisar e a suavizar os cabelos.
  • Faz crescer: em contato com os folículos pilosos, estimula a circulação sanguínea, o que potencia o crescimento do cabelo.

A todos estes benefícios, adicione o efeito clareador! Em seguida, explicamos diferentes formas de clarear o seu cabelo com vinagre de um jeito completamente natural.

2

Existem vários tipos de vinagre e cada oferecerá um tom diferente ao seu cabelo. Do mesmo jeito, você não deve usar o mesmo tipo de acordo com a cor de cabelo que você tem. Tenha em conta que estas técnicas você apenas consegue aclarar o cabelo e não tingi-lo. Se o que você deseja é mudar de cor, no seguinte artigo pode conferir como tingir o cabelo naturalmente. Com o vinagre, você conseguirá baixar o tom e suavizá-lo, mas não mudará a cor radicalmente. Por esse motivo, se o seu cabelo é muito escuro, é provável que você não note a diferença.

  • Vinagre branco: é perfeito para aclarar e conseguir reflexos louros em pessoas com cabelo marrom.
  • Vinagre de maçã: permite atingir tons mais claros de cabelo castanho.

Não espere, também, que o primeiro uso mude o tom dos fios por completo. Este é um tratamento que deve ser repetido com regularidade e, depois de algumas aplicações, você notará diferenças na cor do seu cabelo. Quanto mais vezes você fizer o tratamento para clarear o cabelo com vinagre, mais notará os reflexos caros e luzes nos seus fios!

Por fim, é importante deixar claro que o vinagre não pode ser usado para remover tinta dos fios. Ou seja, você não deve usá-lo para remover coloração dos fios pois não funciona para esse efeito. Se esse é o seu objetivo, recomendo que use clareadores químicos que são mais eficazes.

Como clarear o cabelo com vinagre - 4 opções naturais! - Passo 2
3

A primeira forma de usar o vinagre para clarear consiste em enxaguá-lo com este líquido antes de passar o shampoo no duche. Além de baixar o tom da sua própria cor, o vinagre eliminará a sujidade e os produtos químicos impregnados no seu cabelo, fazendo com que o shampoo penetre melhor e deixe os fios mais brilhantes depois de secar.

4

Em seguida, explicamos como preparar um enxágue à base de vinagre que pode ser usado como condicionador depois de lavar o cabelo normalmente. O método é muito simples:

  1. Coloque dois copos de água com duas colheres de vinagre numa panela até ferver.
  2. Quando ferver, apague o fogo e deixe esfriar.
  3. Depois de fria, despeje a mistura no cabelo e massageie bem.
  4. Deixe penetrar bem, deixando a mistura nos fios por 15 minutos.
  5. Por fim, enxágue com água morna. Não tenha medo do cheiro pois, assim que o cabelo secar, o odor desaparece!

Não podemos sugerir uma quantidade exata de vezes para usar esta mistura. A verdade é que a maioria das pessoas pode usá-la até três vezes por semana mas, dependendo do tipo de cabelo, é possível que só deva ser aplicada 1 ou 2 vezes semanalmente. Deve ser você a ver como o cabelo reage e entender o que funciona bem no seu caso. Se, depois de algumas aplicações, os fios ficam demasiado secos, é melhor deixar um tempo de pausa maior entre cada aplicação.

Como clarear o cabelo com vinagre - 4 opções naturais! - Passo 4
5

Outro produto natural que se pode converter em um aliado imprescindível no cuidado do seu cabelo é o limão. A sua acidez não serve apenas para clarear e remover manchas na pele, como também pode ser útil para clarear o cabelo se for usado do jeito certo:

  1. Misture vinagre e suco de limão em partes iguais em um recipiente com spray.
  2. Se você quer reflexos ou marcas definidas, separe o pelo me mechas e pulverize com a mistura nos sítios que deseja clarear.
  3. Se quer aclarar o pelo de um jeito uniforme, pulverize a totalidade.
  4. Deixe a mistura atuar por cerca de 15 minutos.
  5. Se você quer potenciar os seus efeitos, coloque o cabelo ao sol durante esses 15 minutos.
  6. Por fim, clareie com água morna.

Veja também: Como clarear o cabelo naturalmente no sol

6

Por fim, sugerimos a nossa opção favorita. Como na alternativa anterior, aqui também usaremos limão mas, além disso, adicionaremos outro novo ingrediente: o mel. Esta mistura de vinagre, limão e mel não é apenas um poderoso clareador, mas também ajuda a manter os fios hidratados, saudáveis e fortes. Em seguida, explicamos o que você deve fazer para experimentar em sua casa:

  1. Ferva um copo de água com 2 colheres de sopa de mel.
  2. Quando ferver, adicione duas colheres de vinagre de maçã e o suco de meio limão.
  3. Apague o fogo, misture bem e coloque-o na geladeira para que esfrie.
  4. Depois de esfriar, despeje a mistura em um recipiente com spray para uma aplicação mais fácil.

Você deve aplicar esta mistura depois do duche, com o cabelo úmido, pulverizando sobre todo o cabelo e deixando atuar por 20 minutos. Por fim, lave o cabelo com normalidade com o condicionador habitual.

Dica: Acesse também esse artigo que explica como clarear o cabelo naturalmente!

Como clarear o cabelo com vinagre - 4 opções naturais! - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como clarear o cabelo com vinagre - 4 opções naturais!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como clarear o cabelo com vinagre - 4 opções naturais!

O que lhe pareceu o artigo?

Como clarear o cabelo com vinagre - 4 opções naturais!
1 de 4
Como clarear o cabelo com vinagre - 4 opções naturais!

Voltar ao topo da página