Clareadores para o cabelo

Como clarear o cabelo com camomila

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 fevereiro 2019
Como clarear o cabelo com camomila

A camomila é muito eficaz para clarear o cabelo naturalmente sem danificar os fios. Com este ingrediente, você obterá lindos reflexos dourados no cabelo sem ter de recorrer a colorações e tintas que prejudicam a fibra capilar. Contudo, você deve ter em conta que este é um método que funciona melhor com cabelos claros e não escuros, uma vez que é mais difícil clarear os fios escuros naturalmente e conseguir o resultado esperado. Continue lendo este artigo do umCOMO para saber como funciona este processo e descobrir como clarear o cabelo com camomila com os melhores tratamentos!

Também lhe pode interessar: Como clarear o cabelo naturalmente

Índice

  1. Porque a camomila clareia o cabelo?
  2. Como clarear o cabelo com chá de camomila
  3. Como clarear o cabelo com camomila e limão
  4. Como clarear o cabelo com shampoo de camomila
  5. Quanto tempo demora para clarear o cabelo com camomila?

Porque a camomila clareia o cabelo?

A camomila é uma planta terapêutica que também possui propriedades benéficas para o cabelo, uma vez que pode ajudar a reparar fios secos e danificados, além de reduzir o excesso de oleosidade no couro cabeludo e combater a caspa. Além disso, um dos seus usos mais populares e valorados é o seu poder clareador natural, mas será que funciona mesmo? Em seguida, explicamos como a composição desta planta pode favorecer o clareamento do tom do cabelo e quais são os resultados que você pode obter:

  • A camomila clareia o cabelo porque, na sua composição, encontramos os pigmentos apigenina e azuleno. O primeiro é um pigmento amarelo natural que penetra nas fibras capilares, garantindo uma coloração mais amarelada. O segundo, por ter um tom violeta, neutraliza a coloração amarela e produz o branco. O resultado é um cabelo mais claro e com reflexos dourados naturais muito favorecedores.
  • Além do anterior, também oferece um brilho e luminosidade extra ao cabelo.
  • É um tratamento seguro e natural que não danifica o cabelo, ao contrário dos produtos usados para descolorir e das tintas de salão.

Camomila no cabelo: antes e depois

Quem pode usar este tratamento capilar? Apesar de tanto as pessoas loiras como as morenas conseguirem um tom mais claro no cabelo com a camomila, a verdade é que o efeito é muito mais notório e favorecedor em cabelos loiros ou castanhos claros naturais, já que potencia a cor e consegue reflexos dourados muito bonitos. No caso dos cabelos mais escuros, é necessário ter algum cuidado, já que os pigmentos da camomila podem acabar por criar um tom alaranjado pouco favorecedor, não sendo o tratamento mais indicado para este tipo de cabelos.

Além disso, você também deve ter em conta que os efeitos da camomila no cabelo são ainda mais poderosos com a exposição solar, já que a radiação UV produz um aumento da oxidação na pigmentação do cabelo.

Como clarear o cabelo com camomila - Porque a camomila clareia o cabelo?

Como clarear o cabelo com chá de camomila

Existem várias receitas para clarear o cabelo com camomila, mas uma das mais simples e eficazes pode ser feira em casa: basta preparar um chá de camomila que, posteriormente, deve ser usado com enxágue capilar. Em seguida, mostramos quais são todos os passos a seguir:

Material necessário

  • 5 sachês de chá de camomila
  • 2 copos de água
  • Touca de banho

Preparação e aplicação

  1. Em uma panela, ferva a água. Quando ferver, despeje em um recipiente alto de vidro ou plástico.
  2. Coloque os sachês de camomila na água que acabou de ferver e deixe repousar por alguns minutos até a infusão esfriar.
  3. Retire os sachês de camomila da água.
  4. Em seguida, use a camomila para clarear os fios. Você pode aplicar apenas nas pontas caso deseje clarear apenas essa parte ou em todo o cabelo como enxágue capilar para obter reflexos mais claros nele todo.
  5. Cubra o cabelo com uma touca de banho para potenciar os efeitos do tratamento com o calor.
  6. Espere cerca de 30 minutos e, em seguida, enxágue e lave o cabelo como habitualmente.
Como clarear o cabelo com camomila - Como clarear o cabelo com chá de camomila

Como clarear o cabelo com camomila e limão

Outro remédio caseiro para clarear o cabelo com camomila que você pode usar também inclui outros ingredientes que são excelentes aliados para conseguir reflexos claros nos cabelos: o limão e o mel. Além disso, este tratamento é perfeito para hidratar o cabelo sem danificar, especialmente devido ao mel.

Ingredientes

  • 1 copo de água
  • 1 ou 2 sachês de camomila
  • 1 limão
  • 2 colheres de café de mel

Preparação e aplicação

  1. Ferva a água em uma panela e, quando ferver, introduza o sachê de camomila para preparar a infusão.
  2. Após alguns minutos, retire o sachê e adicione o mel.
  3. Esprema o limão para obter o seu suco e adicione à mistura anterior.
  4. Misture todos os ingredientes até obter uma preparação homogênea.
  5. Aplique a preparação sobre as partes do cabelo que deseja clarear e deixe atuar por 15 a 20 minutos antes de lavar.
  6. Para obter melhores resultados, deixe secar o cabelo ao sol e, se não for possível, cubra o cabelo com uma touca de banho para potenciar o efeito da máscara clareadora.

Nesse artigo, explicamos como usar o limão para clarear o cabelo.

Como clarear o cabelo com shampoo de camomila

No mercado, podemos encontrar muitos shampoos que incluem a camomila como ingrediente principal e que prometem obter um tom de cabelo mais claro. Além dessas loções comerciais, também podemos preparar um shampoo de camomila para clarear o cabelo em casa e, assim, beneficiar de todas as suas propriedades sempre que quisermos. A receita é a seguinte:

Ingredientes

  • 1 copo de shampoo neutro
  • 1/2 litro de chá de camomila
  • 1 colher de sopa de mel

Preparação

  1. Prepare a infusão de camomila e despeje em uma garrafa.
  2. Adicione o shampoo e o mel, tampe a garrafa e agite energicamente para que todos os ingredientes se integrem por completo.
  3. Use este shampoo para lavar o cabelo, deixando que atue durante 2 minutos antes de enxaguar.
Como clarear o cabelo com camomila - Como clarear o cabelo com shampoo de camomila

Quanto tempo demora para clarear o cabelo com camomila?

Não é possível saber antecipadamente quanto tempo o cabelo demora a clarear com a aplicação da camomila, uma vez que isso depende de cada caso e da cor natural dos cabelos.

Contudo, também é importante assinalar que este tipo de tratamentos caseiros não devem ser usados em excesso. Caso você veja que o cabelo resseca ou quebra com uso semanal, recomendamos que você aplique a camomila com menos frequência, como uma vez por mês, por exemplo.

Complemente esta informação lendo o artigo Como fazer tinta natural para cabelo - 4 receitas caseiras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como clarear o cabelo com camomila, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como clarear o cabelo com camomila