Partilhar

Como combinar estampas

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como combinar estampas
Imagem: tumblr.com

As estampas têm sido uma forte tendência, com elas podemos conseguir um look mais elegante, descontraído, casual, divertido ou ousado. Mas na hora de usar, ficamos sempre na dúvida como podemos combinar a estampa ou se podemos usar duas peças com estampas diferentes. Combinar peças de diferentes cores já pode ser complicado para algumas pessoas, quanto mais combinar estampas. Para não errar no look, em umComo vamos lhe dar algumas dicas para que saiba como combinar estampas.

Também lhe pode interessar: Como combinar um colete de franjas
Passos a seguir:
1

Combinar uma peça com estampa com uma peça lisa com uma das cores da estampa é uma aposta acertada. Esta é a opção perfeita para quem ainda não se sente segura com peças estampadas e não consegue combiná-las. Se quiser alongar e afinar a silhueta, escolha para a peça lisa a cor de fundo da estampa, se for escura melhor ainda. Ao usar a estampa com uma peça com uma das cores da estampa vai conseguir diminuir o contraste visual.

Como combinar estampas - Passo 1
Imagem: imfashion.com.br
2

Outra opção seria combinar a estampa com uma cor neutra, como o branco, bege, cinza ou preto. As cores neutras são uma ótima opção para combinar com peças coloridas. Esse look vai ficar discreto e sofisticado ao mesmo tempo e, por isso é ideal para ocasiões mais formais.

Como combinar estampas - Passo 2
Imagem: gabieomundosecreto.blogspot.pt
3

Uma combinação um pouco mais ousada é combinar uma peça estampada com uma cor complementar da estampa. Você deve escolher uma peça de uma cor complementar à da estampa, por exemplo se a estampa for em tons de amarelo pode combinar com um azul elétrico. Mas tenha em atenção ao fazer esta combinação, pois caso a estampa for muito colorida, o contraste pode ser exagerado. Também pode fazer este contraste com acessórios, usando por exemplo uma bolsa azul, seguindo o exemplo.

Como combinar estampas - Passo 3
Imagem: cositasmeninas.blogspot.pt
4

Misturar estampas diferentes mas com as mesmas cores é mais fácil. Uma ótima combinação é a de listras a preto e branco com bolinhas também a preto e branco. Pode misturar sem medo estampas diferentes em preto e branco, que de certeza que vai dar certo.

Como combinar estampas - Passo 4
Imagem: pensandoestilo.com
5

Você também pode combinar estampas com um padrão igual ou bastante semelhante, mesmo que as peças sejam em tons diferentes. Esta é uma combinação fácil de fazer, conseguindo uma harmonia no look através de outros itens com uma das cores da estampa.

Como combinar estampas - Passo 5
Imagem: jaquelinerosa.com
6

As listras em preto e branco podem combinar facilmente com estampas coloridas como as florais ou animal print, pode ser oncinha, zebra, ou leopardo.

Como combinar estampas - Passo 6
Imagem: camilaarmindo.com.br
7

Não é impossível misturar estampas diferentes, você pode conseguir uma boa combinação! Para conseguir harmonia em um look deste gênero é importante que exista um elemento em comum, seja a cor, o estilo do padrão, a estampa ou combinando a estampa com outros itens do look, como o calçado, a bolsa ou a bijuteria. Misturar estampas diferentes é algo bastante ousado e, por isso deve ser utilizado com cuidado para não causar um contraste visual exagerado.

Como combinar estampas - Passo 7
Imagem: imfashion.com.br
8

Vale lembrar que a estampa chama a atenção e dá uma sensação de volume a essa parte do corpo em que a estiver usando. Por isso, se você deseja disfarçar alguma parte do corpo, use estampa em outra peça que não essa. Se estiver com uns quilinhos a mais, evite as estampas com desenhos muito grandes e claros. Dê preferência às estampas com desenhos mais pequenos em fundos escuros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combinar estampas, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Conselhos
  • Se na hora de usar estampas surgir dúvida, evite misturar estampas que não tenham nada em comum.
  • Caso a estampa seja muito chamativa, é preferível combiná-la com peças mais discretas e neutras.

Escrever comentário sobre Como combinar estampas

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Rossana Pegado
Olá! Eu amo usar peças com estampa, mas só se for do jeito que a Maria mencionou: com uma peça lisa que combina com uma das cores da peça estampada, assim me dá várias opções de looks!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Rossana! Essa é uma ótima forma de você combinar estampas sem correr o risco de errar. Obrigada por comentar e continue acompanhando a nossa página :)
Maria Paiva
Ola amei as dicas, porém gostaria de saber se fica feio usar uma calça estampada com uma blusa lisa, porém de uma das cores da estampa por ex. uma calça com estampa de laranja, usar uma blusa laranja pode?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, essa é a forma ideal de combinar estampas, se você usar umas calças com estampa e uma blusa lisa de uma das cores da estampa. Não tem problema se combinar desse jeito, fique tranquila. Obrigada pelo comentário e continue seguindo o nosso site :)

Como combinar estampas
Imagem: tumblr.com
Imagem: imfashion.com.br
Imagem: gabieomundosecreto.blogspot.pt
Imagem: cositasmeninas.blogspot.pt
Imagem: pensandoestilo.com
Imagem: jaquelinerosa.com
Imagem: camilaarmindo.com.br
Imagem: imfashion.com.br
1 de 8
Como combinar estampas

Voltar ao topo da página