Outros Roupa Homem

Como combinar um chapéu masculino

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 julho 2020
Como combinar um chapéu masculino
Imagem: comocombinar.com

Hoje em dia, o chapéu continua sendo um complemento básico para muitos homens. Após uma longa história pelo mundo da moda, este acessório conta com múltiplas variedades e tipos adaptados aos diferentes estilos, tendências, culturas e inclusive caráter de quem o usa. Em suas origens, o chapéu foi usado como protetor de sol, do frio e da umidade, ainda que não tenha demorado muito tempo a ser um elemento próprio da imagem de homens e mulheres.

Durante muitas épocas este tem sido um dos itens indispensáveis de qualquer armário. Por isso, no seguinte artigo de umComo.com.br damos a você as dicas que ajudarão a saber como combinar um chapéu masculino. Descubra quais são as últimas tendências e os melhores outfits masculinos para um look perfeito. Atreve-se a usar chapéu?

Também lhe pode interessar: Como combinar roupas masculinas

Índice

  1. Tipos de chapéus para homens
  2. Chapéu masculino: look casual
  3. Chapéu masculino: streetstyle
  4. Chapéus elegantes para homens
  5. Chapéus de verão para homens
  6. Escolha seu chapéu masculino

Tipos de chapéus para homens

Existem várias variedades de chapéu que deve conhecer para que este complemento se adapte tanto ao seu gosto como à ocasião escolhida para o usar. Desde cartola para ocasiões formais onde prima a elegância, até ao tradicional chapéu-coco, passando pelo informal Borsalino ou Fedora ou o praieiro estilo Panamá. Cada tipo de chapéu é perfeito para uma ocasião, seja formal ou informal. Lembre-se que quer seja uma boina ou um elegante chapéu, o importante é que seja um complemento do look, não o protagonista total.

Lembre-se que pode escolher o chapéu que mais gostar e combiná-lo com suas peças de roupa já que, no geral, os chapéus mais utilizados pelo público masculino são muito versáteis, o que faz com que se adaptem a múltiplos looks. O caráter e o estilo é você quem dá.

De todos eles, o Borsalino é, sem dúvida, o chapéu por excelência. De corte e estilo italiano, é um dos complementos de moda atualmente entre o setor masculino. Ainda que as tendências demonstrem que os bonés, um estilo mais streetstyle, se converteram em um acessório que dá o toque final aos outfits mais juvenis e de rua. Opte por seu estilo e inclua na sua imagem o chapéu mais adequado.

Como combinar um chapéu masculino - Tipos de chapéus para homens

Chapéu masculino: look casual

O melhor para conseguir um look casual é utilizar uma boina. Sua textura faz possível que se adapte a qualquer tipo de cabeça de forma cômoda. Ainda que antes se relacionassem com o exército ou os homens mais velhos e do campo, atualmente, são um complemento perfeito para acompanhar um homem com jeans e suéter, dando um toque casual, masculino e urbano ao seu look, ao mais puro estilo parisiense.

Como combinar um chapéu masculino - Chapéu masculino: look casual
Imagem: pingletonhats.com

Chapéu masculino: streetstyle

A moda de rua, também chamada streetstyle, dá a você a oportunidade de exibir os últimos chapéus da moda. Desde os chapéus mais de rua (ao estilo clássico ou mais skaters), até aos gorros de lã ou tecido, que além de ajudar você a lidar com o frio, equilibram seu look. A grande versatilidade e explosão de cores fazem deles excelentes opções para criar looks atuais, casuais e descontraídos.

Por outro lado, o famoso Borsalino, é perfeito para um look hipster, jovem e casual. Pode combiná-lo com jeans e camisas quadriculadas abertas. A versatilidade deste chapéu converteu-o em um dos mais famosos entre o setor masculino. Se procura um outfit moderno e alternativo, esta é uma aposta segura.

Como combinar um chapéu masculino - Chapéu masculino: streetstyle
Imagem: sttylista.com

Chapéus elegantes para homens

Nenhum tipo de chapéu é mais elegante que a cartola. Usada antigamente pelos grandes burgueses, hoje em dia, muitos são os que ainda a usam em grandes eventos, como um casamento. Por outro lado, também não devemos esquecer os habituais chapéus-coco, ideais se se tratar de equilibrar um look elegante ao mais puro estilo inglês.

No entanto, para dar elegância e sobriedade a um look atual, pode optar também por um Fedora é uma boa aposta. Conhecidos com o nome Borsalino (em homenagem ao seu desenhador), estes chapéus masculinos podem completar um look casual ao mesmo tempo que elegante. O estilo gângster dos anos 30 voltou para nós em forma de moda. Assim, escolha o tipo de fedora que mais gostar e não se esqueça da capa de chuva. E que tal combinar o Borsalino com uma camisa e um blazer? Um outfit perfeito para os homens mais elegantes.

Como combinar um chapéu masculino - Chapéus elegantes para homens
Imagem: vistelacalle.com

Chapéus de verão para homens

Se há muitos que relacionam o chapéu com a época de inverno, também convém recordar que um chapéu pode proteger você do calor no verão. Para isso, existem tipos de chapéu que podem dar ao seu look uma imagem de praia e descontraída. Este é o caso do estilo Panamá ou os chapéus de palha.

Ao mesmo tempo que são masculinos, dão um toque cool à sua imagem. Poderá encontrá-los de diferentes tons e sempre poderá combiná-los com bermudas e uma camisa branca, ao mais puro estilo praia; com uma camisa alegre ao estilo havaiano ou com uma simples camiseta, juvenil e divertida.

Como combinar um chapéu masculino - Chapéus de verão para homens
Imagem: modahombre.info

Escolha seu chapéu masculino

O importante para combinar adequadamente um chapéu é saber como utilizá-lo. Ou seja, pode criar seu outfit baseado em um chapéu ou simplesmente usá-lo como toque final de um look. Seja como for, é fácil acertar com um chapéu. O importante é saber qual deles fica bem em você e, para isso, deve prestar atenção na forma do seu rosto, pois o chapéu deverá ser proporcional. Um bom método para saber se um chapéu é adequado para você ou não é ter como referência a altura da testa, já que determinará a medida da largura das abas do seu chapéu.

Por outro lado, para que um chapéu fique bem em você deve escolher aqueles que sejam de formas opostas ao seu rosto. Isto é, se tem um rosto quadrado, o melhor é escolher chapéus com uma viseira curva; se seu rosto é alongado o melhor é que as abas sejam retas e longas.

Por último, lembre-se que o chapéu deve enfatizar seu look, mas, sem tirar a importância do resto do outfit. É mais um complemento e assim deve integrá-lo, ainda que sempre definirá seu estilo e seu look, em qualquer circunstância. Com qual você fica?

Imagem: lookastic.mx

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combinar um chapéu masculino, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: comocombinar.com
Imagem: pingletonhats.com
Imagem: sttylista.com
Imagem: vistelacalle.com
Imagem: modahombre.info
1 de 6
Como combinar um chapéu masculino