Cuidado das unhas

Como desencravar unha

Como desencravar unha
Imagem: solucaoperfeita.com

Unha encravada é um problema relativamente comum, por isso, é importante saber como evitar o problema. Mas para quem precisa resolver o problema já existente, o umComo.com.br vai dar algumas dicas infalíveis de como desencravar unha.

Também lhe pode interessar: Como arrumar as unhas

O que são unhas encravadas

A unha encravada se desenvolve quando cresce de forma irregular, entrando na pele. Embora seja possível ter o problema nas mãos, o mais comum é que sejam as unhas dos pés que encravem. Quando não se tem os cuidados necessários de como desencravar unhas, ela continua crescendo e entrando no tecido até que inflame a região. Quando o problema está evoluído, é aconselhável buscar a ajuda de um podólogo.

O especialista conhece as técnicas e possui os instrumentos certos para remover a unha encravada, inclusive, quando é preciso extrair a carne da unha. Em alguns casos é preciso ainda usar fármacos para evitar uma grande dor.

Em alguns casos, é possível resolver o problema em casa e desencravar a unha. Para tanto, o primeiro passo é deixar as unhas amolecerem bem, o que deve ser feito colocando os pés na água quente. Porém, depois de fervê-la espere um pouco para não se queimar.

Depois de uns quinze minutos que o pé com a unha encravada estiver de molho já é possível iniciar o procedimento para desencravar a unha. Esterilize o alicate com álcool, aproxime o pé e com o alicate corte o cantinho da unha encravada.

É bem possível que a região esteja doendo, por isso, é necessário ter muito cuidado. Também é recomendado cortar apenas o pedacinho de unha que está incomodando. Ao final, aplique pomada própria para combater micose na área.

Como desencravar unha - O que são unhas encravadas
Imagem: pronails.com

Sintomas de unha encravada e como evitar

Para prevenir complicações devido à unha encravada e evitar ter de a desencravar o melhor é sempre atentar aos pés. Ao menor sinal de dor no canto da unha e de inchaço na região, deve-se cortar o cantinho da unha antes dela entrar na carne e inflamar.

Também é possível evitar a ocorrência de unhas que encravem. Uma das medidas é sempre cortá-las em formato quadrado, assim, os cantinhos não ficam rente à pele. Cortar as unhas retas também é aconselhável porque evita que cresçam de modo errado.

Se as unhas crescerem de forma irregular pode facilitar o seu encravamento. Outra medida de prevenção é não cortá-las demais, nem cortar o cantinho da unha (a não ser que já esteja encravada) tampouco deixar o canto arredondado. Pode-se ainda fazer uso de uma lixa ao final do corte para emparelhar as unhas. Quem frequenta pedicure e manicure deve pedir à profissional para seguir essas instruções. Também é fundamental que ela use instrumentos esterilizados. Cerifique-se de que há esse cuidado.

Outra recomendação importante não apenas para evitar unhas encravadas, mas para promover a proteção do organismo é não remover completamente as cutículas. Quanto menos elas forem tiradas, melhor, pois servem de proteção para o corpo.

Por fim, mais alguns conselhos são não calçar sapatos apertados, bem como manter os pés sempre limpos. Esses cuidados são fundamentais, fáceis de seguir e também previnem as unhas de encravarem.

Como desencravar unha - Sintomas de unha encravada e como evitar
Imagem: indulgemorzine.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desencravar unha, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
laleska
gostaria de saber um remedio ou uma pomada que facilite a inflamaçao da unha encravada ...há quase um ano atraz levei uma topada e fikou tipo..um machucado roxo na unha [dedao] dakele dia ate hj n conseguia cortar .por que doia muito e com um passar do tempo minha unha ta encravada ..ja tomei varios remeos para desenflamar mas melhora e consigo cortar..me ajudem por favor ..tenho medo de cirugias
Imagem: solucaoperfeita.com
Imagem: pronails.com
Imagem: indulgemorzine.com
1 de 3
Como desencravar unha