Partilhar

Como diferenciar um diamante de um zircão

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como diferenciar um diamante de um zircão

Se você está pensando em adquirir ou dar de presente um diamante, você com certeza vai querer saber como descobrir se a pedra preciosa que estão te vendendo é realmente autêntica. Por exemplo, os zircões são pedras que podem chegar a ser confundidas com os diamantes por ter uma forma similar. E ainda que esteticamente os diamantes e os zircões sejam parecidos, seus preços são muito diferentes. Neste artigo de umComo damos algumas dicas sobre como diferenciar um diamante de um zircão.

Também lhe pode interessar: Como saber se uma peça de Jade é verdadeira
Passos a seguir:
1

O preço de um anel de diamante costuma ser de 5 a 15 vezes maior do que o de um de zircão. Você pode olhar as vitrines das joalherias e procurar um parecido e comparar preços de ambas as pedras.

2

Consiga uma lente que aumente 10 vezes (10X) ou 18X e observe a pedra com atenção sob luz natural e se a peça não tiver imperfeições e sua cor for branca, quase com certeza trata-se de um zircão. Acontece que a maioria dos diamantes tem imperfeições em seu interior, o que os torna únicos e impossíveis de coincidir com outro do mesmo tamanho.

3

O melhor é ir a um joalheiro especializado e testar a pedra na sua frente com um testador de diamantes ou com um lápis de tungstênio.

4

Os diamantes não transparecem o fundo como os zircões. Isto pode ser observado muito claramente quando se coloca um diamante virado para baixo sobre um pedaço de papel que possua uma linha. Com o diamante não é possível ver a linha através dele e com o zircão sim.

5

E ainda, na luz ultravioleta o diamante fica fluorescente enquanto o zircão fica com uma leve cor lilás.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diferenciar um diamante de um zircão, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário sobre Como diferenciar um diamante de um zircão

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Carlos Elleothêrio
Ola tenho uma linda pedra era bem grande parecia um ovo com muito custo consegui partir ela fiz todos os testes,ela nao risca com facilidade não enbaça,gostaria de ajuda de alguem esoecialisado
daniel
Queria que se podesse vocês me ajudarem a descobrir que pedra eu tenho queria mandar umas fotos dele ou um contato de vocês ou um lugar para analizar

Como diferenciar um diamante de um zircão
Como diferenciar um diamante de um zircão

Voltar ao topo da página