Como diferenciar um diamante de um zircão
Se você está pensando em adquirir ou dar de presente um diamante, você com certeza vai querer saber como descobrir se a pedra preciosa que estão te vendendo é realmente autêntica. Por exemplo, os zircões são pedras que podem chegar a ser confundidas com os diamantes por ter uma forma similar. E ainda que esteticamente os diamantes e os zircões sejam parecidos, seus preços são muito diferentes. Neste artigo de umComo damos algumas dicas sobre como diferenciar um diamante de um zircão.
Passos a seguir:
O preço de um anel de diamante costuma ser de 5 a 15 vezes maior do que o de um de zircão. Você pode olhar as vitrines das joalherias e procurar um parecido e comparar preços de ambas as pedras.
Consiga uma lente que aumente 10 vezes (10X) ou 18X e observe a pedra com atenção sob luz natural e se a peça não tiver imperfeições e sua cor for branca, quase com certeza trata-se de um zircão. Acontece que a maioria dos diamantes tem imperfeições em seu interior, o que os torna únicos e impossíveis de coincidir com outro do mesmo tamanho.
O melhor é ir a um joalheiro especializado e testar a pedra na sua frente com um testador de diamantes ou com um lápis de tungstênio.
Os diamantes não transparecem o fundo como os zircões. Isto pode ser observado muito claramente quando se coloca um diamante virado para baixo sobre um pedaço de papel que possua uma linha. Com o diamante não é possível ver a linha através dele e com o zircão sim.
E ainda, na luz ultravioleta o diamante fica fluorescente enquanto o zircão fica com uma leve cor lilás.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diferenciar um diamante de um zircão, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.