Comprar Diamantes

Tipos de lapidação de diamantes

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 24 novembro 2020
Tipos de lapidação de diamantes

Um dos fatores mais determinantes para o brilho de um diamante é, sem dúvida, a lapidação. Sua definição reúne dois conceitos básicos: a forma do diamante e sua qualidade, tanto em matéria de proporção quanto de acabamento. Por isso, existem diferentes tipos e qualidades de lapidação: brilhante, esmeralda, princesa, oval... Já ouviu esses nomes? Se a resposta for afirmativa, você deve saber que esses são os tipos de lapidação mais comuns de acordo com o tamanho. Quer saber mais? A seguir, no umCOMO, te explicamos os tipos de lapidação de diamantes que existem no mercado.

Também lhe pode interessar: Tipos de pérolas

Índice

  1. Lapidação de diamante brilhante
  2. Lapidação de diamante esmeralda
  3. Lapidação de diamante princesa
  4. Lapidação de diamante marquesa
  5. Lapidação de diamante baguete
  6. Lapidação de diamante oval
  7. Lapidação de diamante almofada
  8. Lapidação de diamante antiga

Lapidação de diamante brilhante

O diamante mais conhecido, popular e valorizado é, sem dúvida, o de lapidação brilhante. Muitas pessoas confundem os diamantes com os brilhantes, mas você deve saber que o brilhante se caracteriza como um dos diversos tipos de lapidações de um diamante. A lapidação brilhante é das mais usadas, já que é uma das que mais consegue destacar as formas da pedra, potencializando suas qualidades. Esse tipo de formato permite que toda a luz entre na pedra preciosa, saindo pela parte superior dela e gerando, dessa forma, um brilho espetacular.

O objetivo do brilhante, como o próprio nome indica, é apresentar o máximo de brilho e dispersão do diamante. Para isso, essa lapidação é composta por duas partes principais: a parte superior, chamada de coroa, e a parte inferior, chamada culaça. Ambos podem ser separados ou unidos pelo rondiz, centralizado. A lapidação brilhante se caracteriza por ser arredondada e apresentar 57 facetas, ou seja, 57 superfícies planas que formam o exterior, divididas entre a coroa (33 facetas) e a culaça (24 facetas), o que permite a entrada de luz pelo ângulos e traz brilho e beleza únicos ao diamante.

O corte brilhante do diamante é o mais representativo. Dos tipos de lapidação de diamantes, é o mais tradicional e é também o mais vendido, pois fornece a melhor versão do diamante e se adapta, também, a qualidades inferiores, já que o brilho é capaz de mascarar os defeitos de pureza da pedra.

Tipos de lapidação de diamantes - Lapidação de diamante brilhante

Lapidação de diamante esmeralda

A lapidação esmeralda se caracteriza por apresentar surpreendentes e originais formas retangulares. Sua semelhança ao corte das esmeraldas, pedras preciosas de cor verde-azulada, deu o nome a essa lapidação sofisticada. O diamante de lapidação esmeralda tem entre 48 e 50 facetas. Essas superfícies planas que formam o exterior do diamante após o corte, as quais produzem um efeito característico de luz, ajudam a apresentar uma lapidação proporcional e simétrica no diamante. Apesar de ter um pouco menos de brilho do que a lapidação brilhante, as esmeraldas contam com uma luminosidade incrível e que dá ao diamante uma elegância bem particular.

A lapidação esmeralda é um clássico, sendo uma forma sofisticada com efeito vintage de apresentar um diamante, ideal para reluzir nas mãos e dar um aspecto único à aparência dos dedos das mãos. Eles ficam mais harmônicos, já que as linhas laterais da pedra continuam na direção dos dedos, fazendo com que eles pareçam mais finos e alongados.

Tipos de lapidação de diamantes - Lapidação de diamante esmeralda

Lapidação de diamante princesa

A lapidação princesa é uma das mais elegantes e sofisticadas. O diamante é caracterizado por ser totalmente quadrado e ter 76 facetas. Além disso, ele conta com um brilho semelhante ao da lapidação brilhante, já que o diamante princesa também emite muita luz.

É bastante comum que essa lapidação de diamante seja usada em muitos modelos de anéis de noivado. É um formato de lapidação clássico e valioso, que vai fazer você se sentir como uma verdadeira princesa. E, por falar em noivado, você sabia que o anel solitário representa o compromisso e que isso se deve a uma razão histórica? Não deixe de conhecê-la!

Tipos de lapidação de diamantes - Lapidação de diamante princesa

Lapidação de diamante marquesa

O diamante de lapidação marquesa se caracteriza por seu formato elíptico e suas extremidades pontiagudas, e é por isso que ela também é conhecida por lapidação navete (pequeno bote, em francês).

É uma lapidação mais popular em pingentes e colares do que em anéis de compromisso. Se você procura por uma joia diferente, a lapidação marquesa é perfeita para você. Uma pedra que ao primeiro olhar se parece com o diamante é a zircônia, mas há grandes distinções e os valores das duas pedras são extremamente diferentes. Não deixe de conhecer as diferenças entre o diamante e a zircônia.

Tipos de lapidação de diamantes - Lapidação de diamante marquesa

Lapidação de diamante baguete

Você sabe o que é uma lapidação baguete? Já ouviu falar nesse estilo um tanto quanto peculiar? Este conceito dá nome a um tipo de lapidação alargada, estreita e retangular, fazendo referência à baguete francesa. É um corte bastante original e conta com 25 facetas.

Tipos de lapidação de diamantes - Lapidação de diamante baguete

Lapidação de diamante oval

O diamante oval é um dos mais bonitos tipos de lapidação de diamantes, visto que combina, de maneira elegante, a lapidação arredondada do brilhante com a lapidação marquesa. Essa lapidação tradicional trabalha com cuidado as chamadas linhas elípticas, que fazem com que a luz se mova, criando a ilusão de deixar os dedos maiores e promover harmonia à mão que o utiliza.

Sua simplicidade e sofisticação fazem desse tipo de lapidação uma das mais utilizadas em anéis de noivado.

Tipos de lapidação de diamantes - Lapidação de diamante oval

Lapidação de diamante almofada

Mais um dos tipos de lapidação de diamantes é a lapidação almofada. Eladeixa o diamante com formato mais quadrado ou retangular, de modo que as extremidades possuem formato arredondado e similar ao de um travesseiro.

Esse tipo de lapidação é uma versão da clássica lapidação arredondada de brilhante, e é uma das mais usadas em anéis de compromisso.

Tipos de lapidação de diamantes - Lapidação de diamante almofada

Lapidação de diamante antiga

A lapidação antiga corresponde ao tipo de lapidação da pedra preciosa que era realizada antigamente, o que significa que o acabamento e a qualidade do diamante não são tão bons quanto na atualidade. O corte, mais rudimentar, deixa o diamante com proporções ruins.

As lapidações antigas datam de antes do século XX. E, embora esse tipo de diamante não tenha um acabamento refinado, ele representa a originalidade, a característica e o encanto da pedra original e, portanto, é de grande valor.

Tipos de lapidação de diamantes - Lapidação de diamante antiga

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de lapidação de diamantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 9
Tipos de lapidação de diamantes