Partilhar

Como identificar uma corrente de ouro falsa

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como identificar uma corrente de ouro falsa
Imagem:

Você está querendo saber como identificar uma corrente de ouro falsa? Neste artigo umComo.com.br podemos ajudá-lo! Esse conhecimento será útil para que não seja enganado quando quiser comprar ouro, para saber se a corrente tem valor comercial ou se se trata de uma falsificação. Existem métodos simples para descobrir isso que você poderá colocar em prática em casa, evitando desta forma consultar um joalheiro ou avaliador de outro. Para os descobrir, continue lendo este artigo!

Passos a seguir:
1

Peças em ouro e prata sempre têm um indicativo da sua autenticidade, em forma de símbolo ou marca. Pegue em uma lupa e procure na corrente, especialmente no fecho, esse sinal.

Imagem:

2

Você poderá encontrar a signa GP que significa que a peça é banhada a ouro, GF que significa que é preenchida em ouro, ou ainda ou GL que significa que é folheada a ouro. Em qualquer um destes casos não se trata de uma peça de ouro verdadeira.

3

Analise bem a corrente procurando vestígios de oxidação, tais como marcas esverdeadas ou amarronzadas, e cheire-a também. Se encontrar algum desses vestígios e se ela tiver um cheiro forte, tipo ácido, é porque não é ouro ou é uma com poucos quilates de ouro.

Como identificar uma corrente de ouro falsa - Passo 3
Imagem: nossaweb.org
4

Aproxime a corrente de um imã e observe o que acontece: se ela for atraída, é porque é feita de outro metal que não o outro. Se for se ouro, ela não reagirá ao magnetismo.

5

O brilho da corrente poderá iludi-lo, fazendo-o pensar que se trata de ouro. Na verdade o ouro é um material ligeiramente fosco, pelo que nunca poderá brilhar muito se for verdadeiro.

Como identificar uma corrente de ouro falsa - Passo 5
Imagem: impovendas.com.br
6

Esfregue vigorosamente um pano de microfibra, de flanela ou de limpeza de joias sobre a corrente que você julga ser de outro. Se notar que uma camada de cor foi removida, é porque ela não é feita de ouro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar uma corrente de ouro falsa, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário sobre Como identificar uma corrente de ouro falsa

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
alex de araujo
Oii boa tarde:Eu tenho uma corrente de cor de ouro so que eu nao sei se e ou nao ela tem no fecho dela umas siglas(wdf.18k 06)sera que e?
Eduardo Fernandes
Oi boa tarde, tem aparelho que faz esse trabalho de indentificação que seja preciso sem risco de pérder dinheiro.
maria
aNão esses aparelhos são todos de pessoas falcatruas q avaliam e diz q tua joia não tem vale te oferecem um valor bem baixo e yeles sai ganhanndo cuidados

Como identificar uma corrente de ouro falsa
Imagem:
Imagem: nossaweb.org
Imagem: impovendas.com.br
1 de 3
Como identificar uma corrente de ouro falsa

Voltar ao topo da página