Tipos de Sombrero

Tipos de chapéu

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 11 janeiro 2024
Tipos de chapéu

Os tipos de chapéus são fedora, panamá, borsalino, bowler, cloche, cowboy, boné, chapéu de feltro, boina e chapéu de pescador. Os chapéus, acessórios que enfeitam a nossa cabeça, existiram ao longo da história como símbolos de status, expressões de estilo e como protetores contra o mau tempo. Cada chapéu conta uma história, uma narrativa que vai além da moda e mergulha nas raízes da cultura e da funcionalidade.

Como já sabemos, a moda é cíclica e é por isso que hoje não só surgiram novos estilos de chapéus, mas alguns de antigamente estão sendo usados ​​novamente. Dos chapéus largos e elegantes às boinas modestas e práticas, neste novo artigo do umCOMO exploraremos este universo pitoresco com até dez tipos de chapéu, desvendando as suas origens, analisando as suas características distintivas e refletindo sobre o impacto que tiveram na moda e na sociedade ao longo dos séculos.

Também lhe pode interessar: Como usar um chapéu de praia

Índice

  1. Fedora: o símbolo do estilo clássico
  2. Panamá: elegância de verão e tradição artesanal
  3. Borsalino: a distinção italiana de chapéu
  4. Bowler: elegância da classe trabalhadora britânica
  5. Chapéu cloche: a elegância dos anos 20
  6. Cowboy: do Velho Oeste à moda moderna
  7. Boné: confortável e versátil
  8. Chapéu de feltro: elegância casual
  9. Boina: elegância parisiense e tradição militar
  10. Chapéu de pescador: moda funcional em ambientes urbanos
Ver mais >>

Fedora: o símbolo do estilo clássico

O fedora, com sua coroa pregueada e aba larga, transcendeu décadas e gêneros como um dos tipos de chapéu masculino. Originário da década de 1890, este chapéu tem sido um companheiro constante da elegância masculina.

A sua versatilidade torna-o uma escolha atemporal tanto para eventos formais como informais. O seu impacto na cultura popular é inegável, tendo enfeitado cabeças de figuras icônicas como Humphrey Bogart e Michael Jackson.

Tipos de chapéu - Fedora: o símbolo do estilo clássico

Panamá: elegância de verão e tradição artesanal

O chapéu Panamá, apesar do nome, é originário do Equador, onde artesãos habilidosos tecem essas maravilhas de palha toquilla. Mais do que uma simples peça de roupa, é uma obra de arte, leve e respirável, perfeita para os dias quentes.

Seu complexo processo de fabricação e elegância descontraída tornaram-no um acessório cobiçado em todo o mundo. Esse chapéu com o tempo se tornou unissex e hoje também é uma opção de chapéus femininos.

Tipos de chapéu - Panamá: elegância de verão e tradição artesanal

Borsalino: a distinção italiana de chapéu

O Borsalino, fabricado pela casa italiana de mesmo nome, é símbolo de qualidade e estilo. Com coroa redonda e aba média, é um favorito desde o início do século XX. Enfeitou cabeças de figuras tão diversas como Al Capone e Marcello Mastroianni, encapsulando elegância atemporal e sofisticação italiana.

Tipos de chapéu - Borsalino: a distinção italiana de chapéu

Bowler: elegância da classe trabalhadora britânica

O chapéu bowler, ou chapéu Derby, nasceu no século XIX na Inglaterra. Originalmente concebido para proteger cavalheiros e empresários durante seus delocamentos, este chapéu de aba curta e coroa redonda logo se tornou um símbolo da classe trabalhadora britânica. O seu visual distinto perdurou, fundindo elegância com um toque de rebeldia.

Tipos de chapéu - Bowler: elegância da classe trabalhadora britânica

Chapéu cloche: a elegância dos anos 20

O chapéu cloche, característico dos “felizes anos 20”, é um ícone da moda feminina da época e um dos tipos de chapéus femininos mais populares. Seu formato redondo e aba estreita personificam a elegância e a feminilidade da época. Adornado com fitas e penas, o cloche continua sendo uma charmosa homenagem à moda vintage, uma conexão com um tempo de mudança e libertação.

Tipos de chapéu - Chapéu cloche: a elegância dos anos 20

Cowboy: do Velho Oeste à moda moderna

Entre os nomes de chapéus mais populares, o chapéu de cowboy, com coroa alta e aba larga, tem sido um elemento básico na moda ocidental americana. Mais do que uma declaração de estilo, foi uma ferramenta prática para proteger os cowboys do sol e da chuva. A sua presença na moda contemporânea demonstra a sua versatilidade e a sua capacidade de transcender o seu propósito original.

Tipos de chapéu - Cowboy: do Velho Oeste à moda moderna

Boné: confortável e versátil

O boné é uma espécie de chapéu leve, de perfil baixo, com viseira que projeta sombra no rosto. Normalmente feito de materiais como algodão, poliéster ou lã, o boné é popular por seu conforto e versatilidade.

Além de fornecer proteção solar, os bonés costumam ter fecho ajustável na parte traseira para caber em diferentes tamanhos de cabeça, o que os torna uma escolha comum para atividades ao ar livre, esportes ou simplesmente como acessório de moda casual.

Tipos de chapéu - Boné: confortável e versátil

Chapéu de feltro: elegância casual

Semelhante ao fedora, mas com coroa mais baixa e abas mais curtas, o chapéu de feltro tem sido um dos favoritos da moda casual elegante. Popularizado na década de 1960, sua versatilidade o torna adequado para diversas ocasiões. A sua presença na moda contemporânea é um claro testemunho da sua adaptabilidade e da sua capacidade de complementar uma vasta gama de estilos.

Tipos de chapéu - Chapéu de feltro: elegância casual

Boina: elegância parisiense e tradição militar

A boina, originária da cultura basca, mas imortalizada na moda parisiense, é um símbolo de elegância e rebeldia. Com a sua forma plana e ajustada, tem sido associada tanto ao estilo artístico como à tradição militar. A sua capacidade de transformar um look simples em uma declaração de estilo perdurou ao longo dos anos, tornando-o um acessório atemporal.

Tipos de chapéu - Boina: elegância parisiense e tradição militar

Chapéu de pescador: moda funcional em ambientes urbanos

O chapéu de pescador, originalmente projetado para proteger os pescadores, encontrou seu caminho na moda urbana contemporânea. Com aba larga e estilo casual, é uma escolha popular para quem procura uma mistura de funcionalidade e moda. A sua versatilidade e adaptabilidade elevaram-no das suas origens utilitárias a uma declaração de estilo em ambientes urbanos modernos.

Agora que você já sabe quais são os tipos de chapéu, também pode se interessar em conhecer os Tipos de piercing no umbigo e Tipos de lapidação de diamantes.

Tipos de chapéu - Chapéu de pescador: moda funcional em ambientes urbanos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de chapéu, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Tipos de chapéu