Partilhar

Como usar um terno

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar um terno
Imagem: pr.quebarato.com.br

O terno é o tipo de peça de vestuário padrão quando se trata de elegância, transmite seriedade e não se trata de uma roupa qualquer. É provável que ao menos em um momento da sua vida você tenha que usar um terno, e como este tipo de roupa está relacionada a ocasiões importantes ou mais sérias do que o cotidiano, existem diversas regrinhas que devem ser seguidas para manter a boa aparência.

Por conta disso, neste artigo umComo te explica como usar um terno em alguns passos.

Também lhe pode interessar: Como combinar um terno cinza de homem
Passos a seguir:
1

O paletó tradicional geralmente apresenta cortes retos, você deve adequá-lo ao seu tipo físico, procurando um meio entre o conforto e a elegância.

Já o modelo slim define mais a silhueta e seu corte é mais rente ao corpo, mas sem ser apertado, favorece aqueles que possuem o biotipo de magro.

Como usar um terno - Passo 1
Imagem: canalmasculino.com.br
2

As meias devem ser, de preferência, da cor do seu terno e finas. Existem pessoas que preferem modelos mais chamativos mas se o seu intuito não é fazer com que as pessoas fiquem olhando pro seu pé eu não recomendo meias que se destacam.

Escolha uma que seja longa o suficiente para continuar cobrindo a sua perna mesmo quando você estiver sentado.

3

Escolha o seu tecido e tipo de terno. Existe o terno comum e o costume, a diferença é que ao dizer terno você inclui o colete, ou seja, 3 peças de roupa enquanto o costume serve para definir apenas o paletó e a calça.

Agora é hora de definir o tipo de tecido, lembrando que as peças devem ser sempre limpas a seco.

Como usar um terno - Passo 3
Imagem: dudesmodernos.com
4

O terno de linho é bom para o verão e ótimo para ser usado no dia a dia do trabalho, por possuir uma aparência um tanto quanto "não-tão-formal-assim".

5

Os ternos de algodão são geralmente mais leves que os outros e possuem uma aparência mais moderna. Pode ser encontrado em cores neutras ou estampas mais coloridas.

6

Mais a frente falaremos sobre o nó na gravata, mas por hora o que você deve saber é: a largura da gravata deve ser a mesma da lapela por questões de equilíbrio.

7

Entre lapelas finas ou lapelas grossas você deve escolher a que melhor combina com você, as mais finas transmitem um ar mais jovem e moderno enquanto as lapelas grossas, se destinam aos mais Old-School, para pessoas que gostam do estilo clássico.

8

Imagine o seu termo como um bolo de glacê onde você é o glacê, a cereja do bolo seria o lenço.

Assim como tudo no terno e na sua aparência, ela também deve estar de acordo ou, por ser a cereja do bolo ela tem a capacidade especial de ser onde o homem pode dar o seu toque mais pessoal, escolhendo o lenço que for para transmitir um que a mais de personalidade.

Como usar um terno - Passo 8
Imagem: barmetrosexual.com
9

Voltando a falar sobre medidas, o terno de preferência deve ser sob medida, se não for o caso você deve saber quando ele não está de acordo com o seu tipo físico. As ombreiras devem ter o seu fim coincidido com a altura dos ombros. Na parte do ajuste os ombros são sempre os mais difíceis de se acertar, certifique-se de que eles não ficaram avantajados ou meio pra fora.

10

Considere optar por um terno cinza escuro, é o mais versátil para combinar com qualquer ambiente.

11

Os sapatos devem combinar com o resto da roupa, e o cinto, deve ser da mesma cor do sapato.

Como usar um terno - Passo 11
Imagem: stargist.com
12

Para um ambiente mais moderno você pode optar por paletós de só um botão e para um mais formal, você pode usar um de dois botões.

Lembre sempre de desabotoar o paletó antes de sentar, caso contrário você pode se sentir desconfortável e corre o risco de estragá-lo.

13

Em umComo temos um artigo que pode te ensinar a dar nó numa gravata, pois sabemos que não é assim tão simples no começo.

14

Sobre o colete sabemos que ele não tem uso prático, apenas visual e dá um toque mais formal na sua aparência, a não ser que seja um dia frio onde ele pode te proporcionar mais calor.

15

Em último lugar, tente igualar a quantidade de manga visível com a parte de trás do seu colarinho. Os punhos dessa manga devem estar expostos cerca de 3cm.

Como usar um terno - Passo 15
Imagem: modamasculina.ig.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um terno, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário sobre Como usar um terno

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar um terno
Imagem: pr.quebarato.com.br
Imagem: canalmasculino.com.br
Imagem: dudesmodernos.com
Imagem: barmetrosexual.com
Imagem: stargist.com
Imagem: modamasculina.ig.com.br
1 de 6
Como usar um terno

Voltar ao topo da página