Outros Cuidados do cabelo

Como fazer cronograma capilar para crescimento

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 13 julho 2023
Como fazer cronograma capilar para crescimento

Ter os cabelos bonitos e bem cuidados é símbolo de estética e beleza, mas também de saúde. São vários os tipos e comprimentos de cabelos: lisos, ondulados, cacheados, crespos, curtos, médios ou longos.

Não há um tipo de cabelo melhor que o outro, há aquele que melhor se adequa ao seu rosto e ao seu estilo. O cabelo curto pode ser muito charmoso e fácil de cuidar, mas há quem goste de deixar as madeixas longas e sedosas.

No entanto, deixar o cabelo crescer nem sempre é tarefa fácil. O crescimento saudável do fio envolve diversos fatores e, para algumas pessoas, pode ser normal o cabelo demorar a crescer. Nesse sentido, existem várias formas de estimular o processo e neste artigo do umCOMO você aprenderá a como fazer cronograma capilar para crescimento.

Também lhe pode interessar: Como fazer inversão capilar passo a passo

Índice

  1. Cronograma capilar para crescimento
  2. Como fazer cronograma capilar para crescimento
  3. Produtos de apoio para cronograma capilar para crescimento
  4. Como acelerar o crescimento capilar

Cronograma capilar para crescimento

O cronograma capilar, seja ele apenas para recuperação dos fios, seja ele de crescimento, consiste em uma rotina de cuidados a serem tomados para manter as madeixas saudáveis e bonitas. Esse processo deve ser realizado tendo em vista o tipo do seu fio.

Já para o cronograma para crescimento capilar, também conhecido como Protocolo Rapunzel, ser saudável e efetivo, além de conhecer as necessidades do couro cabeludo e haste, você deve identificar qual destes processos o seu cabelo está mais precisando no momento: hidratação, nutrição ou reconstrução.

Conhecer o seu corpo também é relevante e influencia no crescimento. Muitas vezes, o desenvolvimento capilar pode ficar comprometido se falta algum nutriente ou vitamina no seu organismo. Essa deficiência orgânica pode causar, até mesmo, quedas severas[1].

A rotina do cronograma de crescimento capilar, combinando as etapas de nutrição, hidratação e reconstrução, varia para cada tipo de cabelo. Mas antes de revelarmos a você como fazer cronograma capilar passo a passo, você precisa entender o que consiste cada uma dessas etapas.

Para que serve cada etapa do crescimento capilar

A hidratação serve para recuperar a umidade natural que os seus fios vão perdendo ao passar dos dias e, às vezes, devido a exposição diária ao calor[2]. Desidratado, o seu cabelo vai ficando ressecado, desvitalizado e sem brilho. Por essa razão, geralmente se começa o cronograma capilar com esta etapa.

Neste processo você usará um creme mais leve e suave, a base de água, além de vitaminas e aminoácidos, como a Vitamina A e as ceramidas. Na hidratação também pode ser interessante adicionar café junto do creme, pois o ingrediente age como potencializador do crescimento.

Já a nutrição é o processo que visa repor as vitaminas, aminoácidos, colágenos e óleos que o seu fio de cabelo necessita para crescer e se manter saudável. Ela é especialmente indicada para aquelas pessoas que têm cabelos porosos, ásperos e sem balanço.

Diferente de uma mera umectação dos fios, procedimento que meramente unta os cabelos com óleos naturais, a nutrição faz uso também de um creme capilar mais encorpado a base de colágeno e aminoácidos.

Como o próprio nome sugere, a reconstrução envolve reparar, reconstruir cabelos que sofreram muitos procedimentos químicos e estão fragilizados. O objetivo deste processo é evitar a quebra do fio capilar. Dessa forma, é aconselhável que seja feita apenas uma vez durante o cronograma.

Para esta fase você deve buscar produtos que atuem na fibra capilar e que irão reparar o seu fio de dentro para fora. Como esses produtos, em geral, têm uma quantidade maior de queratina e colágeno, eles tornam esta etapa pouco efetiva para cabelos ressecados e sem brilho.

Como fazer cronograma capilar para crescimento

Visto que o cronograma capilar é diretamente relacionado e influenciado pelo seu tipo de cabelo, a ordem das etapas a serem implementadas varia um pouco. Para fazer a rotina de forma caseira é importante que você utilize shampoos com ativos fortalecedores, óleo de rícino para umectação, máscaras de tratamento para cada etapa do cronograma e shampoo antirresíduos.

Você deve definir três dias da semana para implementar o seu cronograma. Ainda, recomenda-se que você mantenha um intervalo de 48 horas entre uma etapa e outra.

Para cabelos extremamente danificados e sem brilho, comece a primeira semana com a hidratação nos dois primeiros dias, seguido da nutrição. Na segunda semana, intercale a nutrição entre as duas hidratações. Na terceira semana, repita a ordem de processos da primeira. Por último, faça a hidratação no primeiro dia, a nutrição no segundo e finalize o mês com a reconstrução.

Se seus cabelos são apenas levemente danificados, a primeira e na terceira semana você intercalará duas hidratações com uma nutrição, começando pela hidratação. Na segunda semana, você fará dois dias de hidratação, seguido por uma nutrição. E na última semana seguirá a ordem: hidratação; nutrição; reconstrução.

Como fazer cronograma capilar para crescimento - Como fazer cronograma capilar para crescimento

Produtos de apoio para cronograma capilar para crescimento

Veja alguns produtos e tratamentos que você pode fazer em casa para contribuir no seu processo de cronograma capilar para crescimento:

  • Óleo de rícino: antibactericida e hidratante. Massageie o couro cabeludo e espalhe pelo comprimento dos fios. Deixe agir por 15 minutos e enxágue;
  • Máscara de babosa e bepantol: misture a babosa, uma tampinha do bepantol e uma colher de óleo de argan. Aplique no cabelo, deixe agir por uma hora e enxágue;
  • Esfoliante de café: melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. Misture 2 colheres de chá de café em pó, 4 colheres da sua máscara capilar de costume e 2 colheres de óleo de rícino ou coco. Dar uma primeira lavagem com shampoo. Aplicar o esfoliante e massagear o couro cabeludo com movimentos circulares. Deixe agir por 15 minutos. Dê mais uma lavagem com shampoo e condicionador. O uso deste esfoliante é recomendado apenas uma a duas vezes por mês para evitar agredir o couro cabeludo.

Como acelerar o crescimento capilar

Além do cronograma de crescimento capilar, elencamos estas dez dicas extras para você acelerar o seu Protocolo Rapunzel:

  • Evite deixar fios muito oleosos, seja com excesso de produtos ou excesso de lavagem;
  • Use o shampoo adequado ao seu tipo de cabelo;
  • Opte por lavar o cabelo apenas com água morna ou fria;
  • Massageie o couro cabeludo;
  • Corte sempre as pontas duplas;
  • Evite prender os cabelos;
  • Não utilize ferramentas de calor com muita frequência;
  • Evite usar secador na raiz;
  • Beba bastante água;
  • Tenha uma dieta rica alimentos ricos em proteínas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cronograma capilar para crescimento, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. CRONOGRAMA CAPILAR PARA CRESCIMENTO. Disponível em: <https://www.dicasdemulher.com.br/cronograma-capilar-para-crescimento/>. Acesso em 10/07/2023.
  2. CRONOGRAMA CAPILAR PARA CRESCIMENTO. Disponível em: <https://cabelosderainha.com.br/cronograma-capilar-para-crescimento/>. Acesso em 10/07/2023.
  3. CRONOGRAMA CAPILAR PARA CRESCIMENTO. Disponível em: <https://www.allthingshair.com/pt-br/como-cuidar-dos-cabelos/todos-os-tratamentos-de-cabelo/cronograma-capilar-para-crescimento/>. Acesso em 10/07/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como fazer cronograma capilar para crescimento