Dar volume ao cabelo

O que fazer para engrossar o cabelo

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 28 setembro 2023
O que fazer para engrossar o cabelo

Um cabelo saudável, bonito e sedoso é símbolo de vaidade para muitas mulheres. Mantê-los assim requer cuidados especiais. Ter as madeixas expressas, volumosas e fartas geralmente dá um aspecto de maior saúde e beleza às mulheres.

Essa é uma das razões por trás do por quê tantas mulheres se preocupam quando os fios começam a afinar e a rarear. Inclusive, a falta de espessura e volume pode dar a impressão de que a pessoa tem pouco cabelo ou até que está ficando um pouco calva.

Para resolver este problema, muito se tem procurado por técnicas para aumentar a densidade capilar e melhorar a aparência dos fios. Se você é uma dessas pessoas, fique conosco, pois neste artigo de umCOMO te mostraremos o que fazer para engrossar o cabelo.

Também lhe pode interessar: Como engrossar cabelos muito finos

Índice

  1. O que causa o afinamento dos fios
  2. Como engrossar o cabelo rápido
  3. Como engrossar o cabelo em casa
  4. Vitamina para engrossar o cabelo

O que causa o afinamento dos fios

Tanto homens quanto mulheres apresentam queixas de afinamento capilar. Contudo, apesar de poder parecer algo natural e até vinculado ao envelhecimento, fato é que “não é normal ter cabelos ficando cada vez mais finos e ralos”[1]. Existem diversas causas para esse afinamento e que devem ser investigadas por um especialista.

Um dos primeiros sinais de que o cabelo está afinando é a alteração do formato do fio. Eles vão perdendo a forma — principalmente os ondulados e cacheados — e ficam mais propensos a embaraçar. O afinamento também influencia no processo de crescimento. Ainda, a diminuição do volume é comum em homens e mulheres e, assim, a visualização do couro cabeludo, mesmo que parcial, pode ser um indicativo de que o cabelo está afinando.

A alopecia androgenética, ou a popular calvície, é uma das principais causas do afinamento capilar. Essa é uma condição progressiva que, nas mulheres, acontece de maneira difusa e o afinamento acontece em todas as áreas do couro cabeludo. A alopecia, se não tratada, pode evoluir seja por fatores genéticos ou hormonais.

A hereditariedade também contribui para a pessoa ter ou não maior predisposição genética a ter cabelos mais finos ou espessos. Para quem tem fatores hereditários para contribuir para o afinamento capilar deve fazer um acompanhamento hormonal para controlar a progressão da condição genética, tendo em mente que o aumento da presença de hormônios masculinos no organismo é geralmente associada ao afinamento dos fios.

Além desses fatores, o estresse, a falta de vitaminas e minerais, principalmente ferro e proteínas, e o uso de alguns remédios, como os quimioterápicos, também podem contribuir para cabelos mais finos e ralos.

Os cabelos normalmente não voltam a engrossar de forma espontânea, sendo indicado procurar um médico especialista para identificar a origem do problema e traçar a melhor forma de tratamento. Contudo, há algumas maneiras caseiras e ou naturais de ajudar esse processo de engrossamento ou ao menos melhorar o aspecto dos fios.

Como engrossar o cabelo rápido

Os aminoácidos são fundamentais para a saúde dos cabelos, uma vez que 85% dos fios é compostos por queratina que, por sua vez, é a junção de 19 diferentes aminoácidos. Dessa forma, repor os aminoácidos dos fios contribui para o engrossar o cabelo[2].

A biotina é uma vitamina que contribui não só para a saúde do cabelo, mas também de unhas e da pele. A sua ausência no organismo ode gerar o enfraquecimento e o afinamento dos fios, bem como a queda, o que torna a sua reposição essencial no processo de engrossar o cabelo.

Além da reposição das vitaminas e proteínas que mencionamos, seguem alguns passos para você conseguir engrossar o cabelo rápido[3]:

  • Use produtos leves e com menos componentes químicos;
  • Penteie com cuidado, principalmente ao desembaraçar o cabelo. Fios mais finos tendem a ser mais quebradiços;
  • Faça a reconstrução capilar para repor a massa dos fios. Para isso, busque por produtos com aminoácidos;
  • Hidrate seus cabelos regularmente, pois esse processo repõe a água presente nos fios e que vamos perdendo ao longo dos dias;
  • Cuide da alimentação e inclua alimentos ricos em biotina, como gemas de ovo, peixes, batatas, brócolis, espinafre e leite;
  • Faça a umectação dos fios com óleos naturais que, além de hidratarem, fornecem nutrientes que encorpam as fibras capilares, tornando os fios mais cheios;
  • Evite usar aparelhos que induzem o calor para modelar os cabelos.

Como engrossar o cabelo em casa

Você ainda pode recorrer a algumas receitas naturais simples para tentar engrossar o cabelo em casa ou, ao menos, gerar a sensação de maior volume[4].

  • Babosa: você irá unir a sua máscara de hidratação com os benefícios da polpa de algumas folhas de babosa. Lave os cabelos como de costume e seque para retirar o excesso de água. Penteie os fios, separando mechas. Aplique a babosa e deixe agir por 20 minutos e, em seguida, passe a máscara e deixe agir por mais alguns minutos antes de enxaguar;
  • Hibisco: faça o chá com uma colher de sopa de hibisco e duas xícaras de água fervente, deixe em infusão por alguns minutos e reserve para usar no dia seguinte. Aplique o líquido coado no couro cabeludo massageando suavemente, com os cabelos ainda secos e deixe agir por 30 minutos antes de lavar. Não realize esse processo com muita frequência para não ressecar o couro cabeludo;
  • Gelatina: adicione duas colheres de gelatina incolor e sem sabor ao seu shampoo de costume. Aplique nos cabelos, massageando o couro cabeludo. Enxágue bem antes de finalizar com condicionador;
  • Maisena: faça uma pasta com duas colheres de sopa de amido de milho e 200 ml de água, levando a mistura dos ingredientes ao fogo. Após esfriar, adicione esta pasta à sua máscara de hidratação. Passe nos cabelos já lavados e deixe agir por 30 minutos e enxágue apenas com água corrente.

Vitamina para engrossar o cabelo

Como já comentamos, a biotina, ou vitamina B7, é o principal insumo natural para quem quer engrossar o cabelo. Ela é uma vitamina hidrossolúvel considerada essencial para o organismo uma vez que, dentre outras coisas, ela atua na formação da pele, das unhas e dos cabelos.

Dessa forma, elevar os níveis dessa vitamina no nosso organismo, por meio da alimentação, é a forma mais fácil de usá-la a favor do engrossamento dos fios. Você também pode suplementá-la por meio de cápsulas encontradas facilmente em farmácias, basta verificar com seu médico a dosagem indicada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer para engrossar o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. AFINAMENTO CAPILAR: CAUSAS E TRATAMENTO. Disponível em: <https://clinicadoppio.com.br/afinamento-capilar-causas-e-tratamento/>. Acesso em 27/09/2023.
  2. COMO ENGROSSAR O CABELO COM DICAS QUE FUNCIONAM. Disponível em: <https://www.justfor.com.br/blogs/cabelo/como-engrossar-o-cabelo-com-dicas-que-funcionam/>. Acesso em 27/09/2023.
  3. COMO ENGROSSAR O CABELO. Disponível em: <https://www.allthingshair.com/pt-br/penteados-cortes/cabelos-finos/como-engrossar-o-cabelo/>. Acesso em 27/09/2023.
  4. COMO ENGROSSAR O CABELO. Disponível em: <https://universo.salonline.com.br/como-engrossar-o-cabelo/>. Acesso em 27/09/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que fazer para engrossar o cabelo