Partilhar
Partilhar em:

Como saber o que o cabelo precisa

1 vez partilhado
 
Como saber o que o cabelo precisa

Quer você esteja tendo problemas com o seu cabelo ou apenas tenha vontade de manter a sua saúde e beleza regular, identificar as necessidades dos fios é essencial. Com o passar do tempo e com alguns fatores como as químicas e o uso de ferramentas de calor como a chapinha, o secador e o babyliss, o cabelo vai perdendo massa, nutrientes e água. Isso vai se refletir na saúde e no aspeto das mechas, que podem apresentar diversos "sintomas" diferentes. Para ter um cabelo bonito e saudável, os cuidados constantes são essenciais. Contudo, você pode estar apostando em tratamentos que não correspondem às necessidades dos fios, o que acaba por se revelar ineficaz. Para economizar a grana gasta no diagnóstico capilar do cabeleireiro, você pode fazer alguns testes caseiros que revelam o que você deve fazer para recuperar a saúde e beleza dos seus fios. Continue lendo essa matéria do umCOMO e responda à pergunta "Como saber o que o cabelo precisa", que nem uma profissional!

Também lhe pode interessar: Como saber se o cabelo está hidratado

Hidratação

Para saber o que o cabelo precisa, o primeiro passo é identificar o problema. Desse jeito, é essencial conferir o estado do seu cabelo para determinar qual o tratamento adequado para as suas necessidades. Caso o seu cabelo esteja necessitando de uma hidratação, processo que repõe a água e dá brilho e maciez ao cabelo, ele deve apresentar uma ou mais das seguintes características:

  • Falta de brilho
  • Fios ásperos
  • Mechas ressecadas
  • Cabelo armado
  • Fios que embaraçam enquanto molham

Se esse é o caso das suas mechas, você deve fazer uma hidratação. Este tratamento não danifica os fios, por isso nunca pode ser feito em excesso (necessitando apenas de 48 horas de descanso entre cada hidratação). Tenha em conta que esse é um processo adequado mesmo para cabelos oleosos.

Confira alguns tipos de hidratação caseira perfeitos para este caso:

Nutrição

A nutrição, também chamada de umectação, é um processo que repõe a oleosidade e os lípidos do cabelo (elementos que mantêm os fios alinhados e saudáveis). Quem tem cabelo oleoso pensa que esse não é um tratamento adequado para o seu tipo de cabelo. Contudo, a oleosidade produzida no couro cabeludo pode não estar chegando às pontas dos fios, resultando em mechas com muito frizz e porosidade. Mesmo que a sua raiz seja oleosa, a nutrição ou umectação é o tratamento indicado. O seu cabelo necessita de umectação quando está:

  • Poroso
  • Desalinhado
  • Com muito frizz
  • Cachos sem definição

Se tem dúvidas em relação ao procedimento, dê uma olhada nesse artigo e confira como fazer umectação nos cabelos.

Reconstrução

A reconstrução capilar é o processo indicado para repôr as proteínas, a massa, os aminoácidos e a queratina dos fios. A perda desses nutrientes acontece, geralmente, com as químicas e agressões de ferramentas de calor como a chapinha e o secador. Ao contrário da hidratação, o tratamento não deixa as mechas macias e brilhantes, podendo até deixá-los rígidos. isso acontece porque é um procedimento que altera a estrutura do cabelo. O cabelo precisa de reconstrução caso esteja:

  • Frágil e quebradiço
  • Caindo
  • Elástico
  • Ralo
  • Com pontas duplas
  • Fino

A reconstrução pode ser feita em cabelos danificados ou com química a cada 15 dias, mas você deve ter sempre cuidado com o excesso de queratina. Confira como fazer reconstrução capilar em casa com essas dicas do umCOMO.

Testes

Para saber o que o cabelo precisa na prática, você pode apostar em alguns testes que determinam o estado da saúde do seu cabelo. Confira alguns deles:

Teste do copo de água

Para fazer esse teste, arranque um fio de cabelo e coloque-o dentro de um copo com água. Se o fio afundar, você precisa de reconstrução. Caso ele fique no centro do copo, você deve apostar na nutrição. Se o fio boiar, seu cabelo está saudável mas pode ser mantido com hidratação.

Teste de força e elasticidade

Para testar a força e elasticidade dos seus cabelos, arranque um fio do topo da cabeça e segure-o nos dedos como es estivesse usando fio dental. Puxe levemente para as laterais. Caso você tenha puxado o fio e ele estique sem voltar ao normal, o seu cabelo necessita de uma reconstrução pois tem falta de proteínas. Caso, ao puxar, o fio não quebre mas não tenha qualquer elasticidade, ele necessita de nutrição e hidratação. Se o fio não quebrar e voltar à forma inicial, só quebrando depois de forçar muito, seu cabelo está saudável e você pode manter a sua saúde com uma hidratação mensal.

Teste de cutículas

Para conferir o estado das cutículas (ou escamas) dos seus fios, volte a arrancar um cabelo. Coloque-o em um prato com farinha, passando-o bem no ingrediente. Caso o fio tenha retido muito pó e ficado esbranquiçado, esse é indício de que as escamas estão abertas e irregulares. Nesse caso, você pode precisar de fazer uma selagem de cutículas. Acesse esse artigo e descubra como usar o vinagre de maçã no cabelo, um ingrediente adequado para esse selar as escamas abertas do cabelo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber o que o cabelo precisa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como saber o que o cabelo precisa

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber o que o cabelo precisa
1 de 3
Como saber o que o cabelo precisa