PARTILHAR

Lavar o cabelo com sabonete faz mal?

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 14 março 2017
Lavar o cabelo com sabonete faz mal?

Lavar os cabelos é um ritual que apesar de ter passos básicos pode mudar muito e funcionar de maneira diferente para cada pessoa de acordo com o seu tipo de cabelo. A indústria cosmética hoje já oferece produtos para todos os tipos de cabelo, de forma que cada pessoa deve encontrar o seu produto ideal. Ainda assim, algumas pessoas pensam em usar o sabonete como alternativa ao xampu. O uso de um produto desenvolvido para o corpo sendo usado no couro cabeludo gera dúvidas. Para esclarecer algumas questões, o umCOMO responde se lavar o cabelo com sabonete faz mal?

Também lhe pode interessar: Lavar o cabelo todo dia faz mal?

Como o sabonete reage no cabelo

O sabonete pode parecer uma boa ideia pelo fato de ser um produto que está relacionado à limpeza do corpo e, consequentemente, os pelos. Inclusive, muitos homens dispensam xampu e condicionador e usam o sabonete como alternativa mais prática e econômica para cuidar dos cabelos curtos.

A questão é que por mais que os sabonetes não tenham elementos nocivos para os cabelos, eles são produtos desenvolvidos para limpar a pele do corpo. A pele da cabeça é mais sensível do que o resto do corpo, assim, o sabonete na cabeça acaba com toda a oleosidade dessa região.

A princípio, acabar com a oleosidade da cabeça soa como algo bom, já que ninguém quer sair por aí com a juba oleosa. Mas, lavar o cabelo com sabonete reduz a oleosidade do couro cabeludo mais do que o recomendado, deixando essa pele muito seca e suscetível a rachaduras. Esse ressecamento intenso à longo prazo pode deixar os fios quebradiços, com aspecto sem brilho e até ser um fator agravante para queda de cabelo precoce.

Os xampus são elaborados com a intenção de tratar o couro cabeludo para cada tipo de cabelo. Eles também diminuem a oleosidade mas na intensidade recomendando para a cabeça de uma maneira que previne caspa, fungos, calvície antes da hora e outros problemas capilares.

Portanto, lavar o cabelo com sabonete uma vez ou outra não faz tão mal assim (se for fazer, tente optar pelos produtos mais naturais possíveis). Mas, é importante que isso não se torne um hábito. Caso contrário, suas madeixas tendem a perder o brilho e podem ficar mais fracas. Se você não está curtindo o resultado do seu cabelo com o seu atual xampu, é preciso saber o que o cabelo precisa e então escolher o xampu ideal.

Lavar o cabelo com sabonete faz mal? - Como o sabonete reage no cabelo

Alternativas para lavar o cabelo sem xampu

Se você resolveu lavar o cabelo com sabonete porque quer se livrar dos xampus, saiba que existem outras maneiras de lavar o cabelo sem xampu e sem sabonete. Produtos como bicarbonato de sódio e vinagre de maçã podem te ajudar nessa missão. Outras alternativas naturais ao xampu são a gema de ovo ou usar condicionares específicos.

Pode ser que você tenha resolvido lavar o cabelo com sabonete porque já ouviu falar sobre os benefícios da glicerina. Sim, é verdade, a glicerina é uma aliada no tratamento dos fios. Entretanto, o sabonete de glicerina não é uma solução. Para usar a glicerina no cabelo você pode preparar máscaras capilares específicas para isso.

Lavar o cabelo com sabonete faz mal? - Alternativas para lavar o cabelo sem xampu

Se pretende ler mais artigos parecidos a Lavar o cabelo com sabonete faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Lavar o cabelo com sabonete faz mal?
1 de 3
Lavar o cabelo com sabonete faz mal?

Voltar ao topo da página ↑