Partilhar

Como lavar o cabelo com dread

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lavar o cabelo com dread
Imagem: wdicas.com

O dread ou dreadlock é um tipo de penteado relacionado com a cultura reggae que pode ser muito favorecedor, mas a verdade é que para o manter em bom estado requer certos cuidados especiais. Principalmente para conseguir uns dreads bonitos e que cheirem bem são necessárias uma boa higiene e limpeza, mas que devem ser realizadas com muito cuidado para evitar perder a forma ou acabar desarmando o dread antes do tempo. Preste atenção aos conselhos deste artigo de umComo sobre como lavar o cabelo com dread e seu cabelo peculiar ficará sempre impecável e com um aspecto espetacular.

Também lhe pode interessar: Como cuidar dos dreads
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, lembre-se que se os dreads estiverem recém feitos, o melhor é esperar um tempo razoável antes de lavar pela primeira vez. Desta forma evitará que se desfaçam e, por outro lado, conseguirá que o couro cabeludo vá se acostumando e o cabelo de cada um dos dreads grude bem. O recomendável é não lavar o cabelo durante pelo menos os primeiros 15 ou 18 dias, depois já poderá higienizar o seu cabelo.

2

Após esse tempo, também é importante reparar na frequência de lavagem. Se quiser manter os seus dreads em perfeito estado não é aconselhável lavar muito seguido no começo, basta fazer isso uma vez a cada 4 ou 5 dias. Algumas pessoas inclusive lavam só uma vez por semana, tudo depende do seu tipo de cabelo e da época do ano em que esteja, já que por exemplo no verão existe uma transpiração maior. Também verá que com o tempo já não sairão tantos cabelinhos dos dreads, e poderá lavar com mais regularidade, por exemplo a cada 2 ou 3 dias (não é aconselhável fazer isso todos os dias).

3

Se for lavar o seu cabelo com dreads pela primeira vez, existem alguns truques muito úteis que serão de grande ajuda para evitar que se desfaçam e fiquem muitos cabelinhos soltos. Um dos mais eficientes é colocar elásticos nas raízes e nas pontas dos dreads mesmo antes de começar a lavar, impedindo que se alarguem ou deformem. Isto pode ser limitado, como dissemos antes, somente às primeiras lavagens.

4

Depois que tiver colocado todos os elásticos, recomendamos usar uma redinha para o cabelo. Primeiro, molhe os dreads com água morna, aplique o xampu nas raízes e, antes de começar a esfregar, coloque a redinha. Quando estiver bem colocada, massageie suavemente todo o couro cabeludo com os dedos e enxágue com água morna abundante. Não é necessário aplicar o xampu pelo corpo de cada um dos dreads, com o sabão que cai enquanto enxagua é suficiente para que fiquem limpas e não se desfiem em excesso. Repita este procedimento uma segunda vez se deseja uma limpeza mais profunda, mas principalmente certifique-se de não deixar restos de sabão entre os dreads.

5

Algumas recomendações que deve considerar ao lavar o cabelo com dreads tem a ver com a temperatura da água, o tipo de xampu usado e a aplicação de outros produtos:

  • É fundamental enxaguar os dreads sempre com água morna e evitar a água quente, já que poderia derreter a cera usada para armar os dreads, além de danificar e ressecar muito mais o couro cabeludo.
  • Quanto à escolha do xampu apropriado, aconselham-se loções que não contenham substâncias condicionadoras, espumosas, fragrâncias, e que não deixem resíduos acumulados no cabelo. Você pode adquirir xampus feitos especificamente para lavar dreads e que, além disso, protegem contra a caspa e a desidratação, ou escolher um sabão de pH neutro.
  • Não aplique condicionador em seus dreadlocks, pois este produto pode chegar a afrouxá-los e a suavizá-los.
6

A secagem dos dreads também é o segredo para os manter em boas condições e evitar que adquiram um desagradável cheiro a umidade. O melhor é deixar que caiam para a frente para soltar o excesso de água e, com a ajuda de uma toalha, escorrer de forma suave ou envolver por uns 15 minutos aproximadamente. Depois, pode usar o secador de cabelo, mas sem aplicar o ar quente na área do couro cabeludo até ver que já não estão úmidos.

7

Por último, só terá que endurecer os dreads e tentar prender todos os fios que ficaram soltos, moldando com um pouco de cera ou gel vendido para combater o frizz e manter os dreads perfeitos e impecáveis. Descubra muitos mais conselhos consultando o artigo Como cuidar dos dreads. Aproveite e veja também como pode usar um lenço para cobrir os seus dreads.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar o cabelo com dread, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como lavar o cabelo com dread

O que lhe pareceu o artigo?

Como lavar o cabelo com dread
Imagem: wdicas.com
Como lavar o cabelo com dread

Voltar ao topo da página