PARTILHAR

O que acontece se lavar o cabelo com Coca-Cola

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 21 janeiro 2020
O que acontece se lavar o cabelo com Coca-Cola
Imagem: youtube.com

Quando o tema é a Coca-Cola, o refrigerante mais famoso do mundo, não faltam lendas urbanas quanto ao seu uso além do consumo como bebida. Receitas gastronômicas, experiências caseiras, truques de limpeza e segredos de beleza: a Coca-Cola como aliada pode aparecer nos mais diversos aspectos do cotidiano. Mas, será que funciona mesmo? O umCOMO buscou informações e te responde agora o que acontece se lavar o cabelo com Coca-Cola?

Também lhe pode interessar: Como lavar o cabelo

De onde surgiu essa história de lavar o cabelo com Coca-Cola?

Em 2015 quando a modelo e atriz inglesa Suki Waterhouse foi questionada em uma entrevista qual era o seu segredo de beleza para manter as madeixas tão belas, ela surpreendeu a todos com a sua resposta: Coca-Cola. "Eu não gosto do meu cabelo quando está lavado, fica fino e mole. Mas a Coca deixa ele com um efeito bagunçado que parece que eu passei pela Amazônia ou algo do tipo", foi o que ela declarou à revista americana Us Weekly Magazine.

A partir de então, uma enxurrada de vídeos no YouTube veio à tona com gente testando o refrigerante no cabelo. Acontece que apesar da atriz ter revelado o seu segredo, ela não disse exatamente como fazia. Isso incentivou a mente criativa dos youtubers e permitiu que eles testassem o refrigerantes das mais diversas maneiras no cabelo.

Quais são os efeitos de lavar o cabelo com Coca-Cola

Com tantos vídeos provando o refrigerante nos cabelos, um dos mais populares foi o da youtuber estadunidense Ellko. O seu método consistiu em encharcar os cabelos secos com duas garrafas de 600 ml de Coca, enxaguar com água corrente e secar com secador. O resultado foram cabelos mais texturizados, com os fios mais pesados e um aspecto mais bagunçado. De acordo com a youtuber, o efeito lembra o de um shampoo seco texturizador conhecido como "sea spray", um spray que deixa o cabelo com efeito de que acabou de sair do mar.

A maioria das experiências relata os fios texturizados, sempre com um efeito mais pesado e volumoso. Entretanto, cada tipo de cabelo tem variantes e as quantidades de Coca-Cola usadas foram diferentes nas tentativas publicadas.

O que acontece se lavar o cabelo com Coca-Cola - Quais são os efeitos de lavar o cabelo com Coca-Cola
Imagem: youtube.com

Faz mal lavar o cabelo com Coca-Cola?

Você provavelmente se lembra da experiência da Coca-Cola e Mentos ou, na escola, fez o experimento de deixar um osso de frango dentro do copo de Coca para ver como ela corrói os ossos e enfraquece-os, ou então ouviu que Coca-Cola desentope ralo.

Pois bem, sejam todos verdadeiros ou não, o fato é que a Coca-Cola é um refrigerante conhecido pelo seu alto teor de açúcar, acidez e substâncias que não são conhecidas como as mais saudáveis do mundo. Não há nenhum estudo científico que comprove os benefícios da Coca-Cola para o cabelo, tampouco uma pesquisa a fundo para investigar o quão arriscado pode ser expor os fios de cabelo à Coca-Cola.

O que dermatologistas afirmam categoricamente é que além do fato de ter muita química que não foi desenvolvida para os cabelos, a Coca-Cola tem um pH muito ácido que é preocupante para as estruturas capilares. Se a sua intenção é dar textura aos fios ou deixar o cabelo mais volumoso, não se arrisque, invista em técnicas e produtos que foram desenvolvidos justamente com esse objetivo.

Sugestão: Como visitar a fábrica da Coca-Cola

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se lavar o cabelo com Coca-Cola, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que acontece se lavar o cabelo com Coca-Cola
Imagem: youtube.com
Imagem: youtube.com
1 de 2
O que acontece se lavar o cabelo com Coca-Cola

Voltar ao topo da página ↑