Partilhar

Como saber se o cabelo está hidratado

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se o cabelo está hidratado

O cabelo, assim como o nosso corpo, precisa de hidratação. Se a pele precisa de 10% de água para estar hidratada, o nosso cabelo precisa de 15% a 17%, por isso a água é essencial para que o nosso cabelo fique saudável e hidratado, tenha brilho e seu tato seja mais sedoso e solto. Um cabelo mal hidratado parecerá apagado na nossa cabeça, sem brilho e com nós que só farão com que o cabelo se quebre quando tentamos penteá-lo. Um cabelo hidratado é mais saudável e favorecedor do que aqueles que parece que falta luz. Para saber se cumprimos com os requisitos de um cabelo saudável, em umComo vamos dar dicas neste artigo sobre como saber se o seu cabelo está hidratado.

Também lhe pode interessar: Como manter o cabelo hidratado
Passos a seguir:
1

Um primeiro sintoma de que o nosso cabelo está hidratado é quando brilha. O brilho do nosso cabelo natural contribui com luminosidade ao rosto e saúde ao cabelo. Por outro lado, um cabelo apagado, sobretudo depois das tinturas ou das fontes de calor aplicadas depois das lavagens (chapinhas, secadores ou babyliss), é um cabelo seco e castigado que não tem força.

2

Verá que seu cabelo está hidratado quando tem movimento. Ao usar o cabelo solto, poderemos comprovar que se move de forma suave e natural, sem ficar muito duro. Quando notar que os seus movimentos são acompanhados pelo cabelo, pode estar seguras de que está suficientemente hidratado.

Como saber se o cabelo está hidratado - Passo 2
3

Outra forma de saber se o cabelo está hidratado é quando não se quebra ao penteá-lo. Um cabelo seco emaranha o cabelo, ficando cheio de nós que, para os pentear, teremos que exercer muita pressão e o cabelo se quebrará. Isto é porque está muito seco e se torna muito frágil, se vir que deixa a escova cheia de tufos quebrados com nós, é porque devia hidratar o seu cabelo urgentemente. Neste artigo de umComo propomos a você algumas máscaras para hidratar o cabelo que ajudarão a mantê-lo em ótimas condições.

4

Basicamente, o seu cabelo está hidratado quando segue as regras de hidratação específicas na sua vida diária. Para isso, é muito importante ingerir bastante água durante o dia, pelo menos dois litros, já que trará benefícios hidratantes para todo o nosso organismo, repercutindo no nosso cabelo e no nosso couro cabeludo. Uma boa hidratação começa por dentro.

A partir daqui, existem outros fatores que podem fazer com que não seja suficiente ingerir água, sendo necessário aplicar uma hidratação extra que poderá adquirir em lojas especializadas, como os xampus, condicionadores e máscaras.

Como saber se o cabelo está hidratado - Passo 4
5

Para conservar a hidratação do seu cabelo pode seguir os seguintes conselhos:

  • Lave com xampu e um condicionador específicos para cabelos secos.
  • Não abuse do secador, da chapinha e nem do babyliss. No caso de utilizar estas fontes de calor, reduza a temperatura delas e aplique antes um spray protetor de calor.
  • Se vai viajar de avião, lembre-se que o ar da climatização é especialmente seco, por isso pode aplicar um sérum a cada hora no cabelo.
  • Pode aplicar uma máscara pela noite e dormir com ela, desta forma pela manhã terá o cabelo bem mais hidratado.
  • No verão, o sol e a praia ressecam muito o seu cabelo, por isso é melhor aplicar uma máscara no cabelo e um chapéu para evitar os raios de sol diretos sobre o seu cabelo.

Neste artigo de umComo damos-lhe mais alguns truques de hidratação para cabelos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o cabelo está hidratado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como saber se o cabelo está hidratado

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se o cabelo está hidratado
1 de 3
Como saber se o cabelo está hidratado

Voltar ao topo da página