Dar volume ao cabelo

Como engrossar cabelos muito finos

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 28 junho 2023
Como engrossar cabelos muito finos

Os cabelos sempre estiveram associados à autoestima, ao bem-estar. Seja no corte, cor e tipo de fios, o cabelo interfere na fisionomia da pessoa, moldando o seu rosto. Ainda, o cabelo representa beleza e feminilidade em mulheres e virilidade e juventude nos homens. As longas tranças da Rapunzel e a cabeleira forte de Sansão são meros exemplos.

A importância histórica dos cabelos é expressada ao longo dos anos inclusive como símbolo de status e as representações dos cabelos mudam inclusive culturalmente. O que não se altera, entretanto, é a dificuldade de superar o fato de se ter poucos ou ralos cabelos. A perda de vitalidade dos fios e a calvície quase sempre são constrangedoras.

Mas como tratar os cabelos de maneira a revitalizá-los e dar-lhes mais força? Como melhorar a aparência das madeixas? Neste artigo do umCOMO te mostraremos como cuidar dos fios e daremos dicas de como engrossar cabelos muito finos.

Também lhe pode interessar: O que fazer para engrossar o cabelo

Índice

  1. Faça reposição de ferro
  2. Consuma mais proteína
  3. Procure alimentos que contenham biotina
  4. Lave os fios regularmente
  5. Use produtos leves
  6. Faça reconstrução capilar
  7. Aposte na umectação noturna
  8. Pare de usar aparelhos de calor nos cabelos
  9. Engrossar cabelo: tratamento caseiro
  10. Causas do afinamento dos cabelos
  11. Como engrossar os fios do cabelo
Ver mais >>

1. Faça reposição de ferro

Dentre as diversas vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa, o ferro é uma das substâncias que mais interfere na saúde capilar. A baixa ingestão ou absorção deste mineral pode causar fragilidade, queda e o afinamento dos fios.

Sob orientação médica, verifique as dosagem do ferro no seu organismo e faça a reposição deste mineral para retomar a vitalidade dos seus fios. Lembramos que a deficiência em ferro também pode causar outros sintomas como cansaço, fraqueza e palidez.

2. Consuma mais proteína

Dietas pobres na ingestão de proteínas podem comprometer a manutenção de cabelos fortes e saudáveis. Apesar de não tão frequente, a desnutrição proteica pode interferir no crescimento e no afinamento dos fios.

Dessa forma, incluir alimentos como carnes, ovos, peixes, leite, sementes e soja na sua dieta pode contribuir direta ou indiretamente na sua saúde capilar e para que você consiga engrossar os seus fios.

3. Procure alimentos que contenham biotina

A biotina, também conhecida como vitamina B7, pode contribuir bastante na sua saúde capilar. O consumo de gemas de ovo, peixes, batatas, brócolis, espinafre e leite, fontes de biotina, auxilia você a engrossar e a fortalecer o seu cabelo[2].

4. Lave os fios regularmente

A lavagem frequente dos fios ajuda a reduzir o acúmulo de produtos e óleos no couro cabeludo que deixam os cabelos com aparência mais pesada e lisa[3], contribuindo para a sensação de ter fios mais finos. Aposte em produtos que hidratem os fios, pois a hidratação repõe a água de dentro dos fios, tornando-os encorpados.

5. Use produtos leves

Para encorpar os seus fios de cabelo, procure lavá-los com produtos mais leves e com menos componentes químicos que possam comprometer a sua vitalidade, tornando-os mais frágeis e finos.

6. Faça reconstrução capilar

Periodicamente é interessante fazer a reconstrução capilar, principalmente após ter realizado procedimentos químicos. Este processo visa repor a sua massa capilar perdida dos fios danificados.

Procure por produtos que contenham proteínas e aminoácidos em suas fórmulas para garantir cabelos mais fortes e grossos.

7. Aposte na umectação noturna

Vai dormir e quer acordar com cabelos volumosos no dia seguinte? Faça a umectação noturna, aplicando óleo no comprimento dos fios e deixe o produto agir enquanto dorme. Pela manhã, lave bem os cabelos com shampoo e condicionador, massageando o couro cabeludo, sem deixar resíduo de nenhum dos produtos.

Os óleos minerais de argan, coco, macadâmia, amêndoas e de rícino são excelentes fortalecedores capilares.

8. Pare de usar aparelhos de calor nos cabelos

O uso excessivo de procedimentos estéticos capilares a base de calor, como secadores, chapinhas, modeladores e progressivas pode afetar a saúde dos seus fios. As altas temperaturas causam o ressecamento, a quebra e o enfraquecimento. Dessa forma, evite realizá-los ou, sempre que for utilizar algum desses aparelhos, aplique um protetor térmico nos seus fios.

Engrossar cabelo: tratamento caseiro

Abaixo você encontra 4 receitas caseiras para engrossar cabelo.

  1. Gelatina: misture um sachê de gelatina incolor ao seu shampoo, agite bem o frasco para misturar os dois ingredientes. Lave o cabelo com o produto, massageando bem o couro cabeludo. Esta mistura não deve ser usada todos os dias. Use-a no máximo três vezes por semana intercalando com outro shampoo;
  2. Babosa: Além de ser um ótimo produto natural para hidratação dos cabelos, a babosa (ou aloe vera) também funciona como engrossador de fios. Misture o gel de uma folha de babosa, duas colheres de sopa de azeite, uma colher de sopa de mel e duas colheres de sopa de água filtrada. Aplique nas mechas do cabelo e deixe agir por 30 minutos. Depois é só lavar normalmente;
  3. Amido de milho: Adicione duas colheres de sopa de amido a 200 ml de água, leve ao fogo até obter uma pasta. Misture este preparo com a sua máscara de hidratação, juntamente com uma colher de chá de óleo de rícino. Aplique nos cabelos já lavados e levemente úmidos. Deixe agir por 30 minutos e enxague o cabelo, removendo o produto;
  4. Queratina líquida: A queratina é uma proteína essencial para a constituição de hastes capilares saudáveis. Ela já está presente nos nossos cabelos, mas, para quem tem fios finos, é interessante fazer um reforço. Com os cabelos já lavados e levemente úmidos, aplique a queratina líquida nas mechas, evitando a raiz. Massageie o cabelo e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, aplique a máscara de hidratação da sua preferencia de forma a cobrir a queratina. Envolva o cabelo em uma touca de plástico e deixe agir por mais 20 minutos. Lave bem o cabelo, retirando todos os resíduos dos dois produtos.

Causas do afinamento dos cabelos

Muitas podem ser as causas da queda, da quebra e do afinamento dos fios de cabelo. Este problema pode acometer homens e mulheres e varia dependendo do tipo de cabelo[1]. O primeiro sinal do afinamento capilar é a mudança do formato dos fios. Por exemplo, cabelos cacheados ou ondulados vão perdendo a forma e tornam-se difíceis de domar.

A pessoa geralmente nota o afinamento de cabelo a partir da diminuição do volume capilar ou quando o couro cabeludo começa a aparecer ou a apresentar falhas. As mulheres tendem a perceber o problema na hora de pentear o cabelo ou quando prendem os fios em um rabo de cavalo. Já os homens começam a notar a rarefação quando molham o cabelo ou se deparam com “entradas” ou “coroas” no couro cabeludo.

O afinamento capilar pode ser um problema temporário ou permanente, geralmente causados por: estresse; envelhecimento; dietas inadequadas e falta de vitaminas; mudanças hormonais, e condições genéticas. Ainda, no caso das mulheres, a gravidez e a menopausa também podem ser fatores que contribuem para o afinamento.

Como exemplo de causas genéticas e hereditárias temos a alopecia androgenética. Essa condição, popularmente conhecida como calvície, atinge homens e mulheres e ocorre de maneira progressiva. Não há cura, mas seu efeito pode ser suavizado e diminuído com tratamentos específicos orientados por dermatologistas especializados.

Como engrossar os fios do cabelo

Como o afinamento dos fios de cabelo pode ser multifatorial, é importante que você procure um médico especialista que faça o diagnóstico para identificar a real causa do problema para tratar a falta de volume de maneira sistêmica e mais assertiva.

Contudo, normalmente os cabelos não voltam a engrossar de maneira espontânea. Dessa forma, não há muitas maneiras definitivas de como engrossar o cabelo rápido. Por outro lado, com as dicas que listamos é possível evitar a evolução do afinamento e para que você consiga engrossar ou ao menos dar mais volume aos seus cabelos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como engrossar cabelos muito finos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. AFINAMENTO CAPILAR. CAUSAS E TRATAMENTO. Disponível em: <https://clinicadoppio.com.br/afinamento-capilar-causas-e-tratamento/>. Acesso em 27/06/2023.
  2. CABELOS FINOS. COMO ENGROSSAR O CABELO. Disponível em: <https://www.allthingshair.com/pt-br/penteados-cortes/cabelos-finos/como-engrossar-o-cabelo/>. Acesso em 27/06/2023.
  3. BABELOS FINOS E RALOS. COMO TRATAR. Disponível em: <https://www.nioxin.com/pt-BR/caring-for-your-hair/hair-styling-tips/tips-for-thicker-hair?cid=br_search_google_cabelos_finos_e_ralos_como_tratar_exact_nioxin_br_google_generic_extend_hair_styling_exact&gclid=Cj0KCQjwy9-kBhCHARIsAHpBjHjNLypz4RyUV94trX7EnMd2nFcD5JM6XQ5tl7yO__UllNaK2_z4iPwaAhoOEALw_wcB/>. Acesso em 27/06/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como engrossar cabelos muito finos