Partilhar

Como usar enxofre em pó

Por Nathália Oliveira. Atualizado: 8 julho 2019
Como usar enxofre em pó

Toda mulher gosta de ter um cabelo bem cuidado, mas nem sempre sobra tempo ou dinheiro para ir ao salão de beleza. Nesse sentido, hidratações caseiras ajudam muito por serem baratas, rápidas e fáceis de fazer - muitas vezes com ingredientes que encontramos na despensa de casa ou por preços bem baixos no supermercado.

Se você está procurando uma forma fácil, barata e eficaz de ter os cabelos bonitos e hidratados, o enxofre orgânico é uma ótima pedida que vai bem para todos os tipos de cabelo, lisos ou cacheados. Continue lendo nosso artigo do umCOMO para saber mais sobre o como usar enxofre em pó no cabelo e de outras maneiras.

Também lhe pode interessar: Como fazer Ombré Hair em casa

Enxofre orgânico

Conhecido como "mineral da beleza", enxofre orgânico é como chamamos a substância methylsulfonylmethane, também abreviado para MSM. Atualmente, é usado como suplemento, sendo possível ingerir o enxofre orgânico em pó ou em cápsulas.

O enxofre orgânico possui muitas funções e benefícios:

  • Aumenta a formação de colágeno e queratina, daí ser chamado de "mineral da beleza".
  • Combate fungos e bactérias.
  • Ajuda o corpo a regular a produção de insulina.
  • Dificulta a formação de células cancerígenas, uma vez que facilita a oxigenação dos tecidos e das células.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Melhora a capacidade do sistema imunológico, prevenindo doenças.
  • Promove o crescimento das unhas.
  • Reduz as rugas, podendo ser encontrado em muitos produtos de beleza.
  • Combate a retenção de líquidos.
  • Regula a produção hormonal nas mulheres, aliviando sintomas de TPM.

Benefícios do enxofre orgânico para o cabelo

Os benefícios do enxofre orgânico para o cabelo incluem:

  • Deixá-los mais fortes e grossos - tratamento ideal para fios finos e enfraquecidos, condição que geralmente acomete quem faz uso de progressiva e demais tratamentos químicos.
  • O enxofre é o responsável pelas ligações entre as cadeias de polipeptídeos que dá resistência à queratina, o principal composto dos fios capilares. Ou seja, quando há deficiência de enxofre, o cabelo fica quebradiço e danificado.
  • Além disso, o enxofre também ajuda no brilho e por estimular seu crescimento e o aumento de sua espessura - ou seja, ajuda a engrossar os fios.

Como usar enxofre em pó

Você pode encontrar o enxofre orgânico de várias formas. Nos alimentos que comemos, em pílulas manipuladas e também em pó. Para os tratamentos deste artigo, será necessário o usar enxofre em pó. Veja como usar enxofre em pó no cabelo com essas receitinhas caseiras:

Hidratação com enxofre para cabelos com azeite

Para fazer essa máscara hidratante, você vai precisar de:

  • enxofre em pó
  • garrafinha de 230 ml (ou qualquer outro recipiente que tenha tampa de bico)
  • funil
  • colher de sopa
  • azeite de oliva ou algum óleo de sua preferência (óleo de coco, por exemplo)

Como usar enxofre em pó com azeite

  1. Coloque o enxofre em pó e o óleo no recipiente com a ajuda do funil e agite para misturar. Use a proporção de 1/3 de enxofre e 2/3 de óleo.
  2. Agite até o enxofre estar dissolvido e aplique por todo o cabelo, do couro cabeludo ao comprimento.
  3. Enrole o cabelo e cubra-o por 30 minutos.
  4. Depois é só enxaguá-lo normalmente, com cuidado para remover todo o óleo do cabelo.

Como usar enxofre em pó no condicionador

Você vai precisar de:

  • água destilada
  • enxofre em pó
  • condicionador à base de água

Como usar enxofre em pó - passo a passo

Confira o passo a passo para fazer condicionador de enxofre:

  1. Misture duas colheres de sopa de água destilada com uma colher de sopa de enxofre em pó e leve ao microondas durante 15 segundos.
  2. Retire e misture até o pó se dissolver completamente.
  3. Adicione a mistura a um condicionador à base de água.
  4. Use-o de duas a três vezes por semana, após a lavagem com shampoo.

Uma boa dica também é o shampoo com enxofre orgânico. Você pode usá-lo no cabelo para, além de todos os motivos citados acima, tratar a dermatite seborreica. O enxofre ajuda a controlar a oleosidade (por isso ele também é indicado para peles oleosas e/ou acneicas), podendo dar uma melhora na produção de caspa.

Existem diversos shampoos com enxofre prontos no mercado, mas você pode optar por passar um sabonete de enxofre no cabelo cuja eficácia é a mesma. Apenas tome cuidado com o cheiro que pode incomodar e com o excesso de ressecamento do cabelo, então reforce a hidratação com um condicionador e um óleo para nutrição (e, caso opte pelo tratamento com shampoo/sabonete, fique longe das misturas hidratantes com enxofre para não reforçar o ressecamento que o enxofre pode causar).

Dica: acesse esse artigo para saber como fazer sabonete de enxofre caseiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar enxofre em pó, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Você pode encontrar o enxofre orgânico em farmácias e pela internet, além de poder mandá-lo para farmácias de manipulação. Consulte um médico dermatologista antes de comprar ou manipular para receber uma boa orientação. Crianças abaixo de 12 anos, gestantes e lactantes sofrem restrição quanto ao uso de enxofre orgânico, por exemplo.
  • Invista no enxofre orgânico como base de seu tratamento capilar. Às vezes, a ausência de enxofre no organismo ajuda a explicar porquê algumas pessoas gastam fortunas com produtos reconstrutores caríssimos e não obtém resultado. Isso ocorre porque quem garante a resistência da queratina é a cistina (composta por enxofre). Ou seja, se não há enxofre, o tratamento não funciona.
  • Atente-se para o fato de que o excesso de enxofre no couro cabeludo pode causar ressecamento. Caso faça o tratamento, fique sempre de olho em como seus fios capilares estão reagindo ao enxofre e não deixe de combiná-lo com um óleo nutritivo, como o óleo de coco.

Escrever comentário sobre Como usar enxofre em pó

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ana maria oliveira felix
Enxofre faz mal pra pele ou seja couro cabeludo

Como usar enxofre em pó
Como usar enxofre em pó

Voltar ao topo da página