Cuidados para o cabelo

Como usar feno-grego nos cabelos

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar feno-grego nos cabelos
Imagem: skibul.com

O feno-grego é uma planta muito popular entre as mulheres indianas para promover a saúde e ativar crescimento do cabelo. O feno-grego é considerado um dos segredos da comunidade indiana para cabelos lustrosos e saudáveis. As suas sementes apresentam muitas propriedades benéficas para tratar diversos problemas do corpo humano. Em contexto estético, o feno-grego serve para hidratar os cabelos, combater a caspa, prevenir a queda de cabelo e promover o crescimento. Este produto pode ser encontrado em casas de produtos naturais e é vendido em cápsulas (por quilo) ou em pó (a granel). Em média, um quilo de feno grego custa cerca de R$20,00. Para descobrir como usar feno-grego nos cabelos, continue lendo esse artigo do umComo e beneficie de cabelos longos e saudáveis.

Também lhe pode interessar: Como usar quiabo nos cabelos

Passos a seguir:

1

O feno-grego possui propriedades estimulantes, sendo usado até para induzir o parto. Por isso, ele contribui para o crescimento dos cabelos pois a circulação do couro cabeludo é ativada com a massagem. Ele também trata a caspa e combate a queda, mantendo o escalpe saudável.

Confira os passos seguintes para descobrir como usar feno-grego nos cabelos.

2

Para aplicar uma máscara de feno-grego nos fios, comece por misturar 100 ml de óleo de coco extra virgem, uma colher de óleo de Rícino ou óleo de Alecrim e duas colheres (de sopa) de feno-grego em pó. Também pode fazer extrair o óleo da substância em casa.

Os óleos de Rícino e Alecrim estimulam o crescimento dos fios, aumentando a eficácia do preparado.

Nota: Se o seu cabelo for muito longo ou espesso, aumente as quantidades dos ingredientes mantendo as proporções.

Como usar feno-grego nos cabelos - Passo 2
Imagem: i.ytimg.com
3

Escolha um local que possa limpar facilmente, pois o processo pode fazer uma sujeirinha. Aplique a mistura nos cabelos secos. Comece nas raízes, passe para o meio e termine nas pontas. Massageie bem a raiz com a ponta dos dedos. Deixe agir por um período de uma a duas horas.

Dica: Se necessário, acrescente mais óleo para que a mistura fique mais fácil de passar. Também pode aquecer os óleos em banho maria para o mesmo efeito.

Como usar feno-grego nos cabelos - Passo 3
Imagem: locary.jp
4

Quando terminar o período de repouso, lave com um shampoo que limpe bem. Finalize com um condicionador a aplique um leave-in ou um creme de pentear. Deixe secar ao natural e repita todo o processo uma vez por semana.

Nota: Além de estimular o crescimento dos fios, combater a queda e erradicar a caspa, a receita deixa o cabelo suave e com um brilho maravilhoso.

Como usar feno-grego nos cabelos - Passo 4
5

Agora que já sabe como usar feno-grego nos cabelos, dê uma olhada nesses produtos naturais que promovem a saúde dos fios:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar feno-grego nos cabelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos

  • As pessoas diabéticas (dependentes de insulina) não devem fazer essa máscara.
  • Esse tratamento não é recomendado para mulheres grávidas pois pode induzir o parto.
  • Se tem alergia a amendoim oi grão-de-bico, não faça esse tratamento pois as três plantas são da mesma família.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Thereza Martins
Oi interessante. Mas como extrair o óleo de feno grego artesanalmente. E tem o mesmo benefício que o pó?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Thereza!

A vantagem de fazer o óleo em casa é que ele contará também com os benefícios da babosa e da raiz de vetiver. Para saber como fazer, confira esse artigo: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-oleo-de-feno-grego-25076.html

Obrigada pelo seu comentário.
Imagem: skibul.com
Imagem: i.ytimg.com
Imagem: locary.jp
1 de 4
Como usar feno-grego nos cabelos