Partilhar
Partilhar em:

Benefícios do louro para o cabelo - resultados surpreendentes!

Benefícios do louro para o cabelo - resultados surpreendentes!

Quantas vezes você já usou louro nas suas receitas de cozinha? Além de ser perfeito para dar sabor aos seus preparados, o louro também oferece muitas propriedades benéficas para o cabelo. O ingrediente é especialmente útil para pessoas com queda de cabelo, com raízes oleosas ou para quem sofre de caspa. O umCOMO reuniu todos os benefícios do louro para o cabelo para que você descubra como pode beneficiar de todas essas propriedades, por isso fique ligado e continue lendo!

Também lhe pode interessar: Benefícios do colágeno para o cabelo

Benefícios do louro para o cabelo

O louro é um arbusto que, quando se deixa crescer, pode chegar a ser uma árvore com até 15 metros de altura. Pelas suas folhas serem muito aromáticas, são usadas há muitos anos como condimento para a comida. Contudo, o que nos interessa nesta ocasião é descobrir quais são os seus benefícios para o cabelo.

  • Combate a caspa: A folha de louro atua como um tônico para o cabelo e ajuda a tratar a caspa.
  • Controla o sebo: o louro possui benefícios adstringentes, sendo um bom aliado para controlar a oleosidade quando é usado no cabelo.
  • Antibacteriano: o ácido acético das folhas de louro tem propriedades antifúngicas e antibacterianas, ajudando a eliminá-los do couro cabeludo.
  • Contra os piolhos: o óleo essencial de folhas e cortiça elimina os piolhos. Devido ao seu gosto amargo e forte, cria um ambiente sufocante para os piolhos que permanecem no couro cabeludo.

O louro para a queda de cabelo

Muitos dos componentes do louro ajudam na queda de cabelo. A vitamina B12 é essencial para ter um cabelo forte e, por isso, um défice desta vitamina pode provocar queda de cabelo e aparecimento de cabelos brancos prematuros. O louro contém vitamina C e ferro que ajudam o organismo a absorver melhor a vitamina B12 e, desse jeito, prevenir a queda e mantê-lo forte.

Além disso, o ferro também é extremamente benéfico para fortalecer o cabelo. O ácido pantotênico, combinado com o cálcio que contém, faz com que o cabelo não fique quebradiço e a niacina acelera a circulação do sangue, promovendo o crescimento do cabelo.

Nesse outro artigo do umCOMO você pode conferir como fazer uma máscara natural para evitar a queda de cabelo.

Como usar louro no cabelo

Para que todas os benefícios do louro para o cabelo tenham efeito, é necessário ferver um litro de água e adicionar um bom punhado de folhas de louro. A cocção deixa um líquido que, ao ser conservado, pode ser usado em diferentes ocasiões.

Se você aplicar este líquido antes de lavar o cabelo e deixá-lo repousar uns minutos, irá notar o seu efeito com o passar do tempo. Também pode aplicar a mistura todos os dias mesmo que não lave o cabelo diariamente, apenas aplicando sobre o cabelo, deixando repousar e enxaguando.

Louro com azeite de oliva

Como vimos, o preparado de água fervente e louro pode ser usado diariamente, massageando o couro cabeludo. Contudo, esta não é a única maneira de aproveitar este ingrediente. Ao invés de ferver o louro em água, você pode deixar umas folhas de louro em azeite por alguns dias e usar esse azeite, ou mesmo as folhas, no seu champô (umas gotas são suficientes). Também pode usar o azeite de louro na máscara.

Louro em pó

Também pode encontrar louro em pó que pode ser usado no champô ou máscara ou bem dissolvido em um pouco de azeite. Se vai aplicar azeite no cabelo, recomendo que deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar com água morna abundante ou lavar o cabelo com o seu champô habitual.

Existem champôs de louro que podem ser encontrados em ervanárias ou lojas de produtos naturais e usados como um champô comum para aproveitar os seus benefícios para o cabelo.

É essencial ter cuidado para não confundir o louro como planta medicinal ou condimento com o louro cerejo, a variedade que tem pequenas bagas vermelhas. A forma dos dois é parecida, mas este último é tóxico.

Receitas de champô de louro

Agora que conhece as propriedades do louro para o cabelo, confira essas receitas diferentes para preparar o sue próprio champô.

Receita de champô seco de louro

Como funciona o champô seco? Ele é diferente do champô normal pois não necessita de molhar o cabelo para lavá-lo, sendo usado com o cabelo seco. Pode ser muito útil para os dias em que você não tem tempo para lavar o cabelo ou mesmo para levar na carteira. O champô sexo não só dá brilho e volume aos fios como, também, oferece todos os benefícios do louro para o cabelo.

Para o champô seco, você vai necessitar de:

  • Duas colheres de sopa de farinha de arroz (40 gramas).
  • Duas colheres de sopa de amido de milho ou maisena (40 gramas)
  • Uma colher de sipa de bicarbonato de sódio (20 gramas).
  • 5 gotas de azeite de louro (pode fazê-lo em casa, marinando o louro no azeite)
  • Um recipiente para guardá-lo.

Prepará-lo é muito simples. Basta colocar todos os ingredientes e misturá-los até obter uma mistura homogênea. O resultado será um pó que você deve verter no recipiente. Antes de usar, agite um pouco o recipiente.

Pode aplicar o champô com um pincel ou diretamente com as mãos. Aplique o champô sobre as raízes e sobre as pontas e massageie com as pontas dos dedos, como se estivesse lavando o cabelo. Deixe atuar por 5 minutos, penteie o cabelo como habitualmente e está pronto! Pode ser muito útil se você vai de viagem ou para o ginásio, por exemplo.

Receita de champô com louro

Se você não gosta da ideia de limpar os fios com champô seco, não se preocupe pois temos outra receita de champô comum que é usado do jeito normal. Para fazê-lo, você vai necessitar de:

  • 1 copo de água
  • Um punhado de folhas de louro fresco
  • 8 colheres de sopa de raladura de sabão neutro
  • Óleo essencial de louro (ou outro, caso você prefira outro cheiro)

Para prepará-lo, comece por ferver a água em uma panela. Se tem folhas de louro inteiras, retire a zona central (o talo) e esmague as folhas com um pilão. Quando a água estiver fervendo, retire do fogo e adicione as folhas de louro. Deixe repousar por, no mínimo, 230 minutos.

Coe a água e aqueça a mistura uma vez que deve ter esfriado. Para que fique bem quente mas sem ferver, aqueça no microondas. Adicione o sabão ralado e o óleo essencial, bastam 5 gotas.

Misture tudo muito bem até que o sabão se tenha dissolvido e tenha formado uma mistura homogênea. Deixe esfriar para engrossar e despeje no recipiente que vai usar. Pode reciclar uma embalagem antiga de champô desde que a tenha lavado previamente. O champô de louro está pronto a usar!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios do louro para o cabelo - resultados surpreendentes!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Benefícios do louro para o cabelo - resultados surpreendentes!

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maura Joaquim
Eu gostaria de saber como cuidar de cabelos crespos e curtos.

Benefícios do louro para o cabelo - resultados surpreendentes!
1 de 2
Benefícios do louro para o cabelo - resultados surpreendentes!