Alisar o cabelo em casa

Como fazer relaxamento capilar em casa

Como fazer relaxamento capilar em casa
Imagem: studioglee.blogspot.pt

O relaxamento capilar é uma das muitas técnicas de alisamento existentes. Este método deixa o seu cabelo liso e macio, mas com algum movimento, uma vez que não desfaz completamente as ondas ou os caracóis. A diferença entre o alisamento e o relaxamento capilar é mesmo essa, já que o cabelo relaxado não fica completamente escorrido como acontece no alisamento. O relaxamento capilar é ideal para pessoas com o cabelo crespo, ondulado ou encaracolado, que pretendam diminuir o volume e obter uma aparência mais lisa e suave. Este método pode ser feito em salões de estética, mas com alguns cuidados também o poderá fazer em casa. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como fazer relaxamento capilar em casa.

Vai precisar de:
  • Óleo de cabelo ou vaselina
  • Relaxante
  • Luvas
  • Roupas velhas
Também lhe pode interessar: Como fazer escova progressiva em casa
Passos a seguir:
1

É recomendável que antes de fazer o relaxamento capilar, tenha o cabelo nutrido e hidratado. Os produtos mais utilizados para este método são a guanidina, os hidróxidos e o tioglicolato de amônio. A escolha do produto dependerá das condições do seu cabelo, dos hábitos diários, se costuma utilizar prancha, se usa diariamente secador, se tem madeixas ou se tem alguma reação a produtos químicos. Por isso, quando for comprar o produto informe-se com o especialista de qual é o produto mais indicado para o seu tipo de cabelo. Tente evitar ao máximo produtos que tenham uma componente química muito forte, para não danificar os seus fios.

2

Antes de aplicar o relaxante, verifique se não tem arranhões ou cortes no seu couro cabeludo. Pois se este produto entrar em contato com arranhões ou cortes, pode originar uma queimadura. Por isso, se tiver alguma ferida no couro cabeludo aguarde até cicatrizar. Durante a aplicação do relaxante utilize roupas velhas, uma vez que este produto pode manchar as suas roupas.

3

Passe qualquer óleo de cabelo ou vaselina no couro cabeludo, para proteger o fio e a pele e evitar assim queimaduras. Deve insistir nas zonas mais sensíveis e vulneráveis do couro cabeludo, na parte de cima, atrás e de dos lados.

4

Deverá aplicar o produto, seguindo as instruções do fabricante, no que diz respeito ao tempo de atuação do produto no cabelo e ao modo de misturar o relaxante.

Divida o cabelo em 4 partes iguais, como se fosse fazer uma trancinha mas com 4 mechas de cabelo. Comece a aplicar o relaxante na parte da nuca, aplicando sempre a uma distância de aproximadamente 1 cm da raiz. Vá aplicando o produto nas mechas seguintes, insistindo sempre nas pontas para que fiquem bem esticadas. Utilize a ferramenta de aplicação que vem com o relaxante, para ajudar na aplicação deste.

Como fazer relaxamento capilar em casa - Passo 4
Imagem: modaeluxo.com
5

Coloque umas luvas e alise todo o seu cabelo com as mãos, insista até ficar com o cabelo completamente liso. De seguida, deixe atuar o produto consoante o tempo indicado pelo fabricante (normalmente a duração é de cerca de 30 minutos).

6

Em seguida, enxague todo o cabelo com água morna ou quente e retire muito bem todo o produto. Lave com o shampoo e o condicionador que vêm com o relaxante, uma vez que estes produtos irão hidratar o seu cabelo, reestruturar a fibra do cabelo e repará-lo da agressão. Seque o seu cabelo normalmente e verá como o seu cabelo ficará liso e suave.

7

A duração do relaxamento capilar é algo que vai depender de pessoa para pessoa, mas por norma já se poderão observar resultados na primeira sessão de relaxamento. Este procedimento pode ser feito em casa com alguns cuidados, no entanto uma vez que é um procedimento complexo e que utiliza produtos químicos, o melhor é ir a um cabeleireiro de confiança.

Após uma sessão de relaxamento capilar é recomendável hidratar bem os seus fios, seja em casa ou no salão, para garantir um cabelo mais bonito e saudável. Se desejar hidratar os seus fios em casa com produtos naturais confira as dicas que temos para si nestes artigos:

8

Também existe uma opção natural para fazer relaxamento capilar em casa, assim não corre o risco da química danificar os seus fios. É claro que este relaxamento natural não tem os mesmos resultados que um relaxamento químico, mas acredite que tem bons resultados e ajuda a controlar o volume. Se optar por este relaxamento capilar natural, vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 15 ml de óleo de amêndoa;
  • 15 ml de óleo de abacate;
  • 10 ml de óleo de coco;
  • 10 ml de óleo de argan.

Misture todos os ingredientes e passe no cabelo seco em todo o comprimento dos fios. Deixe atuar esta mistura de óleos durante cerca de 30 minutos e depois lave o cabelo como normalmente, com xampu e condicionador.

Como fazer relaxamento capilar em casa - Passo 8
Imagem: pinterest.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer relaxamento capilar em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Antes de aplicar o relaxante no cabelo todo, faça um teste aplicando o produto apenas numa mecha de cabelo e observe a reação do cabelo.
  • O intervalo entre reaplicações pode variar entre 3 a 6 meses.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
fatima
qual produto devo usar
Kelly
Coml assim deixar 1 cm da raiz nao da tenho cabelo muito crespo e se eu deixar um cm da raiz nao vai parecer que relaxei
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Kelly! Você deverá aplicar o produto dessa forma para não prejudicar a raiz do cabelo.
lua
Pois e,eu faço desde a raiz,1 cm e como a parte crescida...sem cabimento deixar esse 1 cm sem relaxar aff
Bruna
Como faço relaxamento em casa sem danificar o cabelo
MARIA A PARECIDA REGIO SIUCH
QUERO SABER O NOME DO PRODUTOS PARA FASER RELAXAMENTO NOS CABELOS MAS O MEU MUITO O BRIGADO
paola
como fasso um telaxamendo sem ter perio de ficar careca
Vanessa Lopes
Olá! Se você fizer este relaxamento capilar, já vai conseguir diminuir o volume do seu cabelo.
Usuário anônimo
Gostaria de saber como fazer um relaxamento só pra diminuir o volume.
Imagem: studioglee.blogspot.pt
Imagem: modaeluxo.com
Imagem: pinterest.com
1 de 3
Como fazer relaxamento capilar em casa