Personalizar Roupa

Como fazer uma saia de renda

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 6 fevereiro 2017
Como fazer uma saia de renda
Imagem: descomplicando.com

As saias de renda, tal como os vestidos de renda, são aquelas peças super femininas que toda a mulher vaidosa deve ter em seu roupeiro. Estas saias são muito fáceis de encontrar nas lojas, em diferentes cores e modelos, e ficam muito bem na maioria dos looks, tornando-os mais charmosos e elegantes. Talvez você não saiba, mas é muito fácil fazer a sua própria saia de renda, assim como shorts de renda, totalmente ao seu gosto e sem muito trabalho. Apenas precisará de alguns materiais básicos e uma máquina de costura. Se você pretende se aventurar nesta customização, continue lendo este artigo umComo.com.br no qual lhe ensinamos como fazer uma saia de renda, e arrase com sua nova peça!

Vai precisar de:
  • Tecido para forro da saia (opcional)
  • Fita métrica de costura
  • Elástico de costura (opcional)
  • Tesoura
  • Máquina de costura
  • Tecido ou fita de renda
Também lhe pode interessar: Como fazer uma saia de tule
Passos a seguir:
1

Antes de mais saiba que há duas formas de fazer sua saia de renda: 1) usando uma saia básica que você tenha; 2) fazendo a saia e aplicando renda nela. A primeira forma é melhor, pois assim você poderá dar uma nova vida a uma peça que já não usa ou de que já não gosta. A segunda opção também é válida, mas requer alguma experiência.

Como fazer uma saia de renda - Passo 1
Imagem: apairandasparediy.com
2

Se você optou pela segunda forma, adquira um tecido (cetim, helanca, failete, etc) que será o forro da saia. Meça suas medidas de quadril, cintura, defina o comprimento que quer para a saia e recorte o tecido em função dessas medidas, acrescentando mais 10 cm ao quadril, para que a saia fique ligeiramente rodada, e mais 5 ao comprimento.

Como fazer uma saia de renda - Passo 2
Imagem: sinimbu.com.br
3

Agora é a parte em que você irá costurar a saia, apenas válida caso você tenha optado por fazer a saia em vez de usar uma já existente. Una ambas as alterais do tecido para fechar a saia e costure essa união, usando a máquina de costura. Neste momento a saia ainda não está terminada, mas você pode passar à fase seguinte.

Como fazer uma saia de renda - Passo 3
Imagem: armarinhosweb.com.br
4

Esta instrução serve agora para a sua saia recém costurada ou para uma antiga que você tenha. Pegue em um tecido de renda com as mesmas medidas da saia e costure-o junto à abertura da cintura (ou no cós, se estiver usando uma saia sua). Também pode usar uma fita de renda com cerca de 2 metros e costurar várias camadas em volta da saia, processo semelhante ao usado nos shorts de renda.

Como fazer uma saia de renda - Passo 4
Imagem: fabrictextilewarehouse.co.za
5

Se você aplicou a renda em uma saia sua já existente, resta-lhe apenas que costure as laterais da renda, para fechar esse tecido. Certifique-se de que colocou a renda de forma a fechar essas laterais na parte traseira da saia. Em seguida, corte o tecido excedente.

Como fazer uma saia de renda - Passo 5
Imagem: bywilma.com
6

Para a saia que você costurou, falta apenas um último passo. Nesta fase você deverá ter consigo um elástico de costura com 2,5 cm ou menos de largura e menor em cerca de 5 cm em relação à medida da sua cintura. Coloque-o sobre uma das margens abertas da saia, faça uma dobra com o tecido de forma a manter o elástico no interior dessa dobra e costure para fazer o cós elástico da saia.

Como fazer uma saia de renda - Passo 6
Imagem: soueuquefaco.blogs.sapo.pt
7

A saia de renda feita por si está acabada! Se não ficou satisfeita com o resultado tente novamente com outra saia, pois agora você sabe o que falhou e conseguirá fazer a saia perfeita, tal como idealizou em primeiro lugar!

Como fazer uma saia de renda - Passo 7
Imagem: prettyquirkypants.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma saia de renda, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: descomplicando.com
Imagem: apairandasparediy.com
Imagem: sinimbu.com.br
Imagem: armarinhosweb.com.br
Imagem: fabrictextilewarehouse.co.za
Imagem: bywilma.com
Imagem: soueuquefaco.blogs.sapo.pt
Imagem: prettyquirkypants.com
1 de 8
Como fazer uma saia de renda