Sapatos de couro

Como limpar sapato de verniz

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 17 dezembro 2020
Como limpar sapato de verniz

Botas, sandálias, sapato boneca, sapato social... O verniz está presente em uma grande variedade de sapatos, por ser um material responsável por dar brilho e elegância aos calçados. Você gosta de sapatos envernizados? Pois se você tem alguns pares em casa e adora usá-los, deve saber quais são os melhores truques para que eles se mantenham em perfeito estado e fiquem brilhantes, com a mesma qualidade de quando você os comprou.

O verniz sempre esteve presente na moda, mas é um material delicado que deve ser tratado com bastante cuidado. Por isso, no umCOMO, queremos que você aprenda como limpar sapato de verniz de maneira simples, rápida e, sobretudo, eficaz, para que você possa conservá-los.

Também lhe pode interessar: Como cuidar dos sapatos de verniz

Índice

  1. Passo a passo para limpar sapato de verniz
  2. Como polir sapato de verniz
  3. Outras dicas para cuidar dos seus sapatos de verniz

Passo a passo para limpar sapato de verniz

Mesmo que levar os sapatos a um profissional para limpá-los seja sempre uma boa opção, sobretudo se são sapatos envernizados, economizar tempo e dinheiro fazendo isso em casa pode ser uma boa alternativa. Não é um processo complicado, mas você vai precisar fazer isso com atenção e usando os produtos adequados para não danificá-los. Estes são os materiais que você vai precisar usar:

  • Escova suave: se você não tem uma escova especial para sapatos, pode optar por uma escova de dentes usada, de dureza média ou suave. A escova vai permitir que você tire o pó e a sujeira mais superficial.
  • Pedaço de camurça ou pano de algodão suave: vai te ajudar a eliminar as manchas do sapato. Além disso, a camurça vai te ajudar e evitar riscar seus sapatos.
  • Sabão neutro: use para uma limpeza profunda. Evite o uso dos perfumados, já que a gordura e óleos presentes em suas fórmulas podem estragar e afetar o verniz, que é um material bem delicado.

Para saber como limpar sapato de verniz em casa, siga os passos nesta página. Eles vão ficar limpos e brilhantes!

  1. Em primeiro lugar, você deve remover a sujeira superficial do sapato. Para isso, use a escova de cerdas suaves e tire todo o pó que ficou acumulado no material ao longo do dia ou após certo tempo com os calçados guardados.
  2. Depois, com auxílio de um pano úmido, esfregue suavemente o sapato para eliminar lama ou outras manchas que possam ter grudado no verniz. Faça isso com delicadeza, atento/a para não riscar o material.
  3. Lave os sapatos com sabão neutro. Molhe um pano de algodão com sabão e água, e esfregue cuidadosamente o calçado com movimentos circulares, sem exercer muita pressão. Para eliminar os restos de sabão, você vai precisar um outro pano igualmente suave, previamente umedecido com água.
  4. Depois de lavar os sapatos, é hora de secá-los. Com auxílio de um pano de algodão seco, esfregue a superfície cuidadosamente para evitar qualquer marca de água. Para impedir que novas manchas apareçam durante esse processo, recomendamos que você não coloque-os para secar ao ar livre e nem esfregue em excesso. O truque é sempre esfregar com delicadeza para realçar o brilho do verniz e obter um bom resultado após a limpeza.

No nosso artigo sobre como limpar sapatos brancos de verniz te damos as melhores dicas para deixá-los impecáveis.

Por fim e, de forma opcional, vale também dar brilho aos sapatos de verniz com um toque final: o polimento. Em supermercados e sapatarias você encontra produtos específicos que vão te ajudar a recuperar o brilho natural do verniz, deixando-o mais intenso e fazendo seu calçado se destacar. Porém, aqui no umCOMO, também queremos te dar as melhores opções caseiras e naturais para que você saiba como limpar sapato de verniz e deixá-los sempre brilhantes.

Como limpar sapato de verniz - Passo a passo para limpar sapato de verniz

Como polir sapato de verniz

Polir os sapatos de verniz é um dos passos mais importantes no processo de limpeza, visto que se trata de um material que se destaca pelo brilho. Anote as seguintes dicas para que você consiga ótimos resultados e possa potencializar o brilho natural dos sapatos de verniz.

Vaselina

A vaselina pode ser uma grande aliada na limpeza dos sapatos de verniz, pois vai te ajudar a dar ainda mais brilho a eles. O truque para limpar sapato de verniz com vaselina é simples: aplique uma pequena quantidade de vaselina sobre o sapato e espalhe com movimentos circulares com auxílio de um pano seco e macio. É importante que nenhum resto de produto se acumule nos sapatos, mas que o verniz absorva completamente o material. Com essas dicas simples você vai conseguir recuperar o brilho dos sapatos.

Dica: caso você não tenha vaselina em casa, pode usar também cera lustra-móveis ou um produto que limpe cristais. Funciona!

Vinagre

O vinagre vai te ajudar a manter os sapatos de verniz limpos, desinfetados e brilhantes, sobretudo se eles estão muito sujos. Misture água com um pouquinho de vinagre e umedeça o pano de camurça na solução. Depois, esfregue os sapatos para eliminar as manchas que sobraram. Por último, limpe o sapato com um pano seco de camurça para dar mais polimento.

Dica: tenha cuidado porque, ainda que o vinagre te ajuda a limpar o sapato e a devolver o brilho dos calçados, não é recomendável aplicá-lo em excesso, já que o ácido pode danificá-lo. Esfregue com cuidado e não molhe demais o pano.

Azeite de oliva

Não podemos nos esquecer de um produto como o azeite de oliva, ideal para devolver o brilho aos sapatos de verniz, graças às suas propriedades naturais que permitem que lubrificar e hidratar o sapato. Aplique apenas algumas gotas de azeite sobre o sapato e esfregue-o com um pano de camurça seco, fazendo movimentos circulares com cuidado.

Dica: não aplique o azeite de oliva em excesso, já que neste caso em vez de dar brilho ao calçado você pode deixá-lo com aspecto engordurado e desagradável.

Suco de laranja

Parece estranho, mas o suco de laranja pode ser um bom aliado para polir o verniz. Com auxílio de uma escova suave, esfregue o suco de laranja por todo o sapato, de maneira que suas propriedades naturais penetrem no tecido para que possam extrair todo o brilho do calçado.

Dica: não deixe de passar um pano limpo para retirar o excesso do produto e evitar o aparecimento de novas manchas.

Como limpar sapato de verniz - Como polir sapato de verniz

Outras dicas para cuidar dos seus sapatos de verniz

Além da limpeza frequente para conservar seus sapatos de verniz de modo que eles sempre fiquem bonitos e elegantes, é bom que você também tenha em mente algumas dicas para que saiba como cuidar dos sapatos de verniz corretamente. A limpeza é simples, mas você não deve se esquecer de que o verniz é um material delicado que deve ser cuidado com carinho para que os calçados durem muitos e muitos anos nas melhores condições possíveis. Anote!

Evite a umidade

O verniz não é um bom amigo da umidade, e por isso você deve evitá-la a qualquer custo. Para começar, não recomendamos que você use sapatos de verniz em dias chuvosos, e se não existir outra alternativa procure secá-los rapidamente para evitar que a umidade penetre neles e dê lugar ao mofo.

Dica: carregue sempre um paninho de camurça ou de algodão para que possa secar os sapatos onde estiver.

Reduza as rachaduras

Com o passar do tempo e uso frequente dos sapatos, o verniz pode acabar ficando com algumas rachaduras, principalmente nas áreas onde os pés se dobram para caminhar, como a do peito do pé. Se você quer saber como consertar sapatos de verniz descascados, pode arrumá-los usando óleo vegetal.

Aplique algumas gotas de óleo vegetal sobre um pano limpo, e esfregue o produto sobre o verniz danificado. Realize esse processo com os sapatos totalmente limpos e secos, para que o óleo vegetal possa reparar as marcas profundamente.

Evite o atrito

É muito comum que os sapatos de verniz fiquem riscados, e por isso é fundamental evitar o atrito na medida do possível. Para começar, guarde os sapatos dentro de uma sacola para que fiquem sempre protegidos. Caso contrário, podem acabar ficando danificados pelo contato com outros calçados.

Anote, também, este truque: para consertar sapatos de verniz que ficaram riscados por conta de atrito ao caminhar, use uma borracha escolar. Esfregando a borracha suavemente sobre os riscos você vai conseguir fazer com que ela desapareça.

Se a marca não for tão sutil assim, porém, pode ser que esse truque não funcione muito bem. Nesse caso, você pode usar base transparente para unhas. Usando a base com bastante cuidado, você vai conseguir esconder os arranhões e marcas no verniz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar sapato de verniz, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar sapato de verniz