Outros Comprar e desenhar roupa

Como saber se o couro é falso

Como saber se o couro é falso
Imagem: garotacomportada.wordpress.com

O courino ou couro sintético, cada vez mais, substitui o couro tradicional em peças de roupa e acessórios. Mais barato, é uma alternativa para quem gosta do visual que se assemelha ao couro. No entanto, quem busca o material de origem animal deve estar atento a como saber se o couro é falso. Por isso, o umComo.com.br vai dar algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Como saber se Lacoste é original

Como identificar couro animal

Diferente de alguns anos, quando o couro sintético, como é chamado popularmente, entrou no mercado, hoje em dia, pode ser mais difícil identificar uma peça de couro legítimo apenas com o olhar. Assim, quem deseja certificar-se que não está comprando “gato por lebre” deve saber se o couro é falso.

Uma dica é pegar o tecido e esfregar com a mão. Se ao toque a mão deslizar é porque o couro provavelmente é falso. Ou seja, se o material for verdadeiro a mão não vai conseguir deslizar, pois o couro é áspero. O melhor é fazer isso na parte interna da roupa, seja uma calça, jaqueta ou bolsa. É desse lado que a peça costuma receber o forro, podendo ser necessário separá-lo para fazer o teste. Além de serem menos resistentes, os produtos feitos de couro sintético, como ficaram conhecidos os tecidos que imitam o couro, costumam ser mais baratos. Por isso, é importante saber se o couro é falso ou não.

Além disso, diferente do couro que é a pele tratada do animal, o sintético é um laminado com substrato que tem origem do petróleo, como o poliuretano. Nesse sentido, outra dica para verificar a legitimidade do couro é cheirando o material, já que o couro de verdade possui um cheiro bem característico.

Como saber se o couro é falso - Como identificar couro animal
Imagem: psirieiro.blogspot.com

Dicas de como saber se o couro é falso

Para saber se o couro é falso existe ainda a técnica do fósforo ou isqueiro. No entanto, é preciso ter bastante cuidado para não se queimar e nem provocar danos no produto. Consiste em aproximar a chama da peça, sendo que se for de couro de animal, nada vai acontecer. No entanto, se for uma imitação, o produto vai derreter, mesmo que apenas um pouco.

Quem fizer esse teste deve ter o cuidado para que o mesmo seja feito em apenas um cantinho da peça. Mesmo que a peça não derreta, se for de couro legítimo é normal que fique marcado, uma vez que vai perder a sua viscosidade. Outra forma, porém, menos confiável, é conferindo a etiqueta do produto, que se for de couro mesmo pode receber essa informação.

Embora nem sempre seja o jeito mais eficiente, existem algumas características que podem ajudar a distinguir com o olhar o couro verdadeiro do falso. Em geral, as peças de couro de animal são consistentes e encorpadas.

Já o couro sintético pode ser cintilante ou vernizado e, por isso, o seu acabamento é brilhoso. Esse tecido também é mais macio e leve. Outro tecido que imita o couro é a napa, porém, não possui caimento, uma vez que é muito duro. Se for uma bolsa, é mais fácil de identificar porque o seu formato não fica perfeito.

Como saber se o couro é falso - Dicas de como saber se o couro é falso
Imagem: produto.mercadolivre.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o couro é falso, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
marcia cristina
comprei uma bota como couro legitimo , mas usei a primeira vez e na ponta saiu a cor ficou fosco,


Imagem: garotacomportada.wordpress.com
Imagem: psirieiro.blogspot.com
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
1 de 3
Como saber se o couro é falso