Partilhar

Como tratar a caspa em cabelos tingidos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a caspa em cabelos tingidos

Tingiu o cabelo e, com isso, notou a presença de caspa nele? Apesar de existirem muitas causas para a caspa, tingir o cabelo de forma frequente ou usar tinturas agressivas pode ser um dos fatores desencadeantes, pois caso estes produtos não se adaptem à sua pele ou contenham componentes químicos, podem acabar provocando irritação, inflamação, vermelhidão e descamação no couro cabeludo. Se isto acontecer, poderá notar a pele da zona bem mais ressecada, assim como o aparecimento de umas partículas pequenas, esbranquiçadas ou amareladas e muito antiestéticas. Preste atenção neste artigo de umComo se quiser saber como tratar a caspa em cabelos tingidos sem danificar nem estragar a cor.

Também lhe pode interessar: Como tratar a caspa
Passos a seguir:
1

Há vários fatores que podem afetar a saúde do couro cabeludo e provocar o aparecimento de caspa, como por exemplo o problema de dermatite seborreica, a presença de fungos, o estresse, determinadas patologias, etc. No entanto, às vezes a produção dessas partículas brancas ou amareladas tem muito a ver com os hábitos de higiene e de cuidado capilar, pois podem ser consequência direta do uso contínuo de produtos químicos irritantes para o couro cabeludo, como os corantes e outras técnicas de coloração.

Na realidade, se utilizar um tipo de tinta não adequada para o seu tipo de pele ou agressivo, é muito provável que provoque coceira, irritação, vermelhidão e caspa no couro cabeludo. Por este motivo, é muito importante que escolha tinturas o mais naturais possíveis e que não contenham em sua fórmula componentes químicos como amônia ou parabenos. Além disso, recomendamos que antes de aplicar no cabelo realize um pequeno teste para evitar reações alérgicas: você só tem que colocar uma pequena quantidade do produto na pele atrás das orelhas e esperar umas 48 horas para ver como atua. No caso de provocar vermelhidão ou irritação, retire de forma imediata e não use para tingir seu cabelo.

Como tratar a caspa em cabelos tingidos - Passo 1
2

Se as incômodas e antiestéticas partículas brancas ou amareladas já são uma realidade no seu cabelo, então para combater a caspa deverá realizar algumas mudanças na sua rotina de cuidado capilar. O primeiro e mais importante é mudar o xampu que está usando e adquirir, em seu lugar, um que esteja especialmente indicado para tratar este problema, pois neste caso possui uma fórmula capaz de regenerar a pele do couro cabeludo e aliviar os sintomas como a coceira e inflamação. Aplique o xampu anticaspa massageando com suavidade a zona do couro cabeludo, enxágue com água morna e repita uma segunda aplicação para obter melhores resultados.

Não se preocupe pela cor do seu cabelo, pois este tipo de xampu não costuma apagar nem modificar a cor, pois são perfeitamente feitos para limpar também os cabelos tingidos ou com mechas, de forma profunda.

3

Existem tratamentos naturais que, muitas vezes, superam a eficácia dos tratamentos comerciais para acabar com a caspa, devido às grandes propriedades antibacterianas e purificantes que oferecem. De seguida, mostramos a você uma receita de xampu anticaspa caseiro que pode fazer com algumas plantas naturais excelentes para tratar este problema. Em primeiro lugar, precisará de juntar ingredientes como 1 xícara de xampu neutro, 2 colheres de sopa de sálvia, 1 colher de sopa de alecrim 1 colher de sopa de tomilho, 1 colher de sopa de menta e 1 litro de água.

Para prepará-lo, comece colocando uma panela no fogo com a água e todas as ervas naturais e espere ferver durante uns 15 minutos. Depois, deixe repousar uns 5 minutos e coe o líquido obtido. Misture o líquido com o xampu neutro e mexa até que tenha ficado perfeitamente integrado e o xampu esteja espumoso. Depois, só tem que esperar esfriar e já poderá usar para lavar seu cabelo.

Como tratar a caspa em cabelos tingidos - Passo 3
4

Quando acabar de lavar o cabelo, recomendamos que retire o excesso de água com uma toalha e penteie com suavidade, com um pente de cerdas largas, para facilitar a eliminação da caspa. O melhor é deixar secar o cabelo ao ar livre e evitar o uso de secadores e outros aparelhos de calor, como chapinhas ou escovas, já que podem piorar o estado do couro cabeludo e tornar bem mais visível a descamação.

Se por qualquer motivo precisar arrumar seu cabelo com algum destes aparelhos, não se esqueça de aplicar primeiro um protetor térmico e secar o cabelo com a cabeça para baixo, assim o calor não impactará tão diretamente no couro cabeludo e ele não ressecará tanto.

Como tratar a caspa em cabelos tingidos - Passo 4
5

O óleo de árvore de chá é um produto natural com excelentes propriedades antibacterianas, antifúngicas e de limpeza, além de ser adequado para cabelos tingidos. Portanto, um tratamento anticaspa com ele como ingrediente principal pode ser a sua melhor solução. Em seguida, explicamos os passos que deve considerar para o fazer:

  1. Umedeça o cabelo com água morna para que os poros do couro cabeludo se abram e o óleo possa penetrar melhor.
  2. Aplique umas gotas de óleo de árvore de chá sobre o couro cabeludo e realize massagens suaves e circulares até que todas as zonas fiquem impregnadas e o óleo tenha sido distribuído de forma uniforme.
  3. Espere uns 15 minutos para que o tratamento atue e, por último, enxágue com água morna em abundância.
  4. Agora já poderá lavar o seu cabelo com o xampu anticaspa e pronto!
Como tratar a caspa em cabelos tingidos - Passo 5
6

Além do tratamento anterior caseiro com óleo de árvore de chá, pode experimentar outras máscaras ou tônicos naturais para libertar seu cabelo da caspa e conseguir que pareça bem mais saudável e bonito. Descubra quais são os mais eficazes no artigo Como eliminar a caspa com remédios caseiros.

Lembre-se que a alimentação influencia e muito na forma como a caspa se manifesta e em sua duração, por isso aconselhamos que siga uma dieta equilibrada, rica em verduras, frutas e alimentos com vitamina B e que, por outro lado, modere nos açúcares ou carboidratos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a caspa em cabelos tingidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como tratar a caspa em cabelos tingidos

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar a caspa em cabelos tingidos
1 de 5
Como tratar a caspa em cabelos tingidos

Voltar ao topo da página