Partilhar

Como tratar a foliculite

Por Sara Viega. Atualizado: 14 agosto 2017
Como tratar a foliculite
Imagem: cronicadelquindio.com

A foliculite é uma condição comum da pele, em especial em determinadas partes do corpo como as axilas, a barba, o monte de vénus ou as pernas por causas como a depilação ou se barbear. Esta condição ocorre quando os folículos pilosos se infetam e, dependendo da gravidade, pode se tratar de foliculite (superficial) ou furunculose (profunda). Embora o tratamento dependa de cada caso e deve ser supervisionado por um médico, neste artigo de umComo explicamos-lhe algumas soluções sobre como tratar a foliculite.

Passos a seguir:
1

Os folículos pilosos são cavidades da pele que dão lugar ao crescimento do pelo e cabelo, dentro dos quais também se encontram as glândulas sebáceas que se encarregam de secretar o sebo ou gordura que lubrifica a superfície do cabelo.

Assim, a foliculite ocorre quando os folículos se inflamam, especialmente, por causa de uma infeção da bactéria Staphylococcus aureus. Entre os sintomas mais comuns da foliculite, destacam-se na zona afetada: vermelhidão, erupções, aparecimento de espinhas, coceira, etc. Refere-se ao que conhecemos como pelos encravados.

Como tratar a foliculite - Passo 1
2

Deste modo, perante o aparecimento destes sinais, será necessário visitar o médico para que determine se se trata de foliculite ou de alguma outra condição da pele. Por sua vez, o especialista deverá avaliar a gravidade da questão e determinar se se trata de uma infeção superficial ou mais profunda, quando passa a ser furunculose, para poder assim determinar o tratamento mais indicado.

3

Assim, será imprescindível manter a área limpa e desinfetada, de modo que devemos lavar bem com água e sabão neutro. Do mesmo modo, o mais usual que nos receitará o médico para tratar a foliculite será alguma pomada antibiótica que deveremos aplicar diretamente sobre a zona afetada. Deste modo, conseguiremos combater a infeção e, por sua vez, amenizar os sintomas como a inflamação ou a coceira. Será fundamental seguir as recomendações do médico sobre a aplicação da mesma.

Como tratar a foliculite - Passo 3
4

No caso de se tratar de foliculite profunda ou a infeção piore, é possível que não sejam receitados antibióticos orais para combater de forma mais direta as bactérias. Além disso, a alguns pacientes são receitados antimicóticos quando os fungos são a causa da foliculite.

5

É importante referir que, seguindo um tratamento adequado, a foliculite costuma desaparecer ao fim de alguns dias. No entanto, é bastante comum que a infeção reapareça e voltem a ocorrer os mesmos sintomas. Por isso, também será apropriado evitar algumas das causas mais comuns que a provocam como certos métodos de depilação ou o fato de vestir roupa excessivamente justa ao corpo.

Veja também: Como tirar pelo encravado da axila - Truques para diminuir a dor

Como tratar a foliculite - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a foliculite, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como tratar a foliculite

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar a foliculite
Imagem: cronicadelquindio.com
1 de 4
Como tratar a foliculite

Voltar ao topo da página