Partilhar

Como tirar pelo encravado na axila - Truques para diminuir a dor

 
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 23 maio 2018
Como tirar pelo encravado na axila - Truques para diminuir a dor

O pelo encravado, ou foliculite, pode se manifestar em diferentes partes do corpo. Uma das zonas mais comuns é nas axilas, onde geralmente essa inflamação é causada no crescimento dos pelos após a depilação e o método elegido pode estar diretamente relacionado ao problema. Se você também passa por esse incômodo o umCOMO reuniu informações que ensinam como tirar pelo encravado na axila.

Também lhe pode interessar: Como tirar pelo encravado na virilha

Pelo encravado na axila dói? - Sintomas e causas

Se você sente um desconforto embaixo do braço ou vê alguma inflamação mas não tem certeza de que é um pelo encravado, saiba que o pelo encravado pode doer ou não. Mais do que isso, você precisa prestar atenção aos seguintes sintomas:

  • Um pontinho inchado, podendo ter ou não a ponta do pelo;
  • Possível sensibilidade e dor na região;
  • Coceira na área do pelo
  • Aparência de 'espinha';
  • Possível presença de pus;
  • Escurecimento da pele ao redor;
  • Dor aguda ou quando o local é tocado;

A incidência de pelos encravados na axila é mais comum em quem costumar raspar com lâmina, ainda assim é possível ter foliculite mesmo usando outros métodos de depilação. Outros fatores que podem agravar são o tipo de lâmina usada (quando é de dois gumes), quando a raspagem é feita a seco e o uso de roupas apertadas.

Quando o nosso organismo percebe esse pelo encravado ele entende que se trata de um corpo estranho e causa a inflamação como um mecanismo de proteção ou aviso.

Pelo encravado na axila - Como tratar

O pelo encravado na axila pode ter diferentes causas, como já comentado anteriormente, que nem sempre precisam ser identificadas. Mesmo assim, é essencial reconhecer o grau da infecção para o tratamento adequado.

A avaliação de um dermatologista é sempre a mais indicada já que casos mais graves podem precisar de uma intervenção cirúrgica. O tratamento pala pelo encravado na axila pode ser realizado de diferentes maneiras. As mais conhecidas são:

Esfoliação

A esfoliação pode ser indicada tanto como precaução, tanto como solução para casos em que a inflamação não é grave. Ela pode ser realizada de diferentes maneiras, mas para a zona das axilas o ideal é utilizar uma bucha vegetal na hora do banho e lavar normalmente com água e sabão. Esse tratamento não é imediato, a intenção é ir removendo as células mortas da pele e consequentemente isso facilita a saída do pelo encravado.

No entanto, não é indicado fazer a esfoliação logo após se depilar já que a região ainda está muito sensível e a esfoliação pode causar uma irritação.

Cabelo inflamado nas axilas, o que fazer? Tirar com pinça

A pinça pode funcionar para quem já tem prática com o instrumento, é preciso tomar alguns cuidados básicos, entretanto. Você pode seguir estas instruções:

  1. Antes de manipular a área inflamada, é importante esterilizar a pinça que será usada. Para fazer isso em casa, deixe o material fervendo por 50 minutos e quando já estiver seco e frio, finaliza com álcool 70;
  2. Opcional: faça uma compressa com uma toalha morna para abrir os poros. Basta molhar uma toalha limpa com água quente e deixá-la sobre a parte do pelo encravado até que esfrie;
  3. Então, esteja com a axila limpa e sem desodorante. Utilize uma gaze ou algodão com antisséptico ou água oxigenada e passe sobre a área afetada;
  4. Localize o pelo e acomode a pinça sobre ele;
  5. Na hora de puxar, é você que vai sentir a intensidade com que isso deve ser feito. Se o pelo estiver comprido dentro da pele, é muito provável que um puxão rápido, não funcione tão bem como seria se fosse para um pelo curto. Em alguns casos é preciso ir fazendo pouco a pouco, enquanto em outros é preciso fazer uma leve pressão sobre a pele para que o pelo saia. De qualquer forma, todas as situações requerem delicadeza;
  6. Assim que tiver removido o pelo, lave a região com água e sabonete neutro. Se ficou algum machucadinho, passe o antisséptico novamente.

Esfoliação com aspirina ou paracetamol antes da pinça

Um método conhecido para situações em que a inflamação não é tão grave mas em que a região está muito sensível ou dolorida é aplicar a 'pastinha' de aspirina ou paracetamol. Apesar de não haver nenhum estudo científico que garanta os efeitos, a intenção com este método é aproveitar as propriedades anti-inflamatórias e analgésicas para aliviar a dor:

  1. A técnica consiste em amassar 2 comprimidos de Aspirina ou paracetamol com um pouco de água até que se forme uma espécie de 'pasta';
  2. Então, basta aplicar a mistura sobre a região e deixar secar naturalmente;
  3. Quando estiver seco, remova o pelo com a pinça limpa;
  4. Lave a região, enxague e seque.

Veja também: 8 formas de remover pelo encravado

Como tirar pelo encravado na axila - Truques para diminuir a dor - Cabelo inflamado nas axilas, o que fazer? Tirar com pinça

Pomada para pelo encravado na axila

As pomadas indicadas para pelo encravado geralmente não são específicas para isso, mas algumas são conhecidas pela sua ação anti-inflamatória que alivia o incômodo do pelo encravado e pode até acabar com a inflamação.

Pomadas hidratantes e antibacterianas

  • Bepantol: a hidrocortisona presente na fórmula diminui a irritação e a inflamação, facilitando a retirada do pelo;
  • Nebacetin: tem ação antibiótica que diminui a inflamação na pele. Deve ser aplicada uma vez por dia sobre a pele limpa;
  • Hipoglós: os sintomas do pelo encravada também podem ser amenizados com uma fina camada de Hipoglós devido à sua ação anti-inflamatória;

Pomadas para acne

As pomadas para acne à base de peróxido de benzoíla ou ácido salicílico são indicadas para, principalmente, casos em que a inflamação contém pus. O tratamento consiste em aplicar o creme uma vez por dia sobre a inflamação até que o inchaço diminua.

Como cuidar de pelo encravado na axila

Se você já está realizando o tratamento para pelo encravado na axila, a principal dica é evitar mexer nele para não piorar a inflamação. No caso das pomadas, aplique-as sempre uma vez por dia sobre a pele limpa.

Tanto para cuidar, quanto para prevenir, também recomenda-se evitar usar roupas apertadas constantemente, assim como roupas molhadas ou suadas. Cremes oleosos devem ser evitados, mas vale lembrar que um creme oleoso é diferente de um creme hidratante, que até é recomendado para manter a saúde da pele no local.

Sugestão: Como ter axilas perfeitas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar pelo encravado na axila - Truques para diminuir a dor, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Antes de aplicar qualquer produto sobre a sua pele, faça um teste em uma pequena região para saber se você não é alérgico.

Escrever comentário sobre Como tirar pelo encravado na axila - Truques para diminuir a dor

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar pelo encravado na axila - Truques para diminuir a dor
1 de 2
Como tirar pelo encravado na axila - Truques para diminuir a dor

Voltar ao topo da página