Outros Os lábios

Como tratar lábio inchado

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 4 março 2021
Como tratar lábio inchado

Nos dias frios os lábios inchados podem indicar desidratação, o que é bem comum, mas existem muitos outros motivos para que eles fiquem diferentes do normal. Para saber como tratar lábio inchado, entretanto, é preciso primeiro saber qual a razão do inchaço e até mesmo buscar ajuda médica conforme a situação, inclusive, se o inchaço persistir por mais de três dias. Para obter mais informações a respeito do tema, veja o que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como ter lábios carnudos

Passos a seguir:

1

Para tratar lábio inchado o melhor é identificar qual a causa do sintoma. Nos dias frios, quando os lábios entram em contato com o vento e com o tempo seco, eles podem ficar inchados, rachados e queimados se não estiverem protegidos. Nesse caso, a forma mais adequada de resolver o problema é usando batom, inclusive, os protetores labiais, que podem ser encontrados em farmácias com ou sem cor, sendo que eles mantêm os lábios bem hidratados.

Como tratar lábio inchado - Passo 1
2

O sol e mesmo comidas podem queimar os lábios, deixando-os inchados, bastando fazer compressas geladas para agilizar a melhora. No entanto, há outra razão bastante comum para que os lábios fiquem inchados e se refere às alergias alimentares, sendo que nesse caso, além do inchaço outros sintomas comuns aparecem, entre eles, tosse, vermelhidão no rosto, dificuldade para respirar e até mesmo sensação de que existe algo na garganta. O mais frequente é que o sintoma surja em até duas horas após o consumo do alimento que provocou a alergia.

3

Amendoim, ovo, leite, soja e marisco são alguns dos alimentos que podem desencadear uma reação alérgica. Além da alergia a alimentos, outras alergias podem causar o inchaço do lábio, como o látex, o qual se pode ter contato ao encher balões ou colocar luvas e alguns brinquedos na boca. Da mesma forma, a alergia à penicilina, a cosméticos e mesmo à picada de mosquito podem deixar os lábios inchados. Nesse caso, o tratamento consiste em riscar o alimento da sua vida ou o produto/substância que causa o problema.

4

Mesmo assim, é importante ir ao médico para comprovar a alergia. Quando o inchaço é resultado de uma picada é possível passar no local uma pasta feita com bicarbonato de sódio. Para tanto, é preciso misturar três colheres de chá de bicarbonato de sódio com uma colher de chá de água. Existem ainda as infecções que podem deixar os lábios inchados, como é o caso da candidíase e da herpes, sendo que nesse caso eles ficam rachados também. Porém, quando é esse a razão do sintoma, existem outros sintomas, como dor, febre e vermelhidão em volta dos lábios.

Como tratar lábio inchado - Passo 4
5

Para tratar é preciso ir ao médico, pois conforme a causa do problema será receitado antifúngico ou antibiótico. Quando as pessoas se mordem na boca por acidente ou mesmo levam uma pancada nos lábios, como uma cotovelada, é possível que ele inche devido ao aparecimento de um mucocele, um tipo de bolha que se forma no local com saliva dentro. Ou seja, é uma glândula salivar inflamada e ela costuma desaparecer depois de alguns dias, sem que tenha que ser tratada.

6

Depilação feita próxima aos lábios e a colocação de piercing no local também podem deixar os lábios inchados, sendo que compressas com gelo podem reduzir o sintoma. Outra forma de tratar o problema quando o inchaço é resultado de um machucado é aplicando no local uma solução de água morna e sal com um algodão. Para fazer a receita é preciso uma colher de sopa de sal para um copo de água, sendo que essa solução ajuda a cicatrização.

Como tratar lábio inchado - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar lábio inchado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como tratar lábio inchado