Partilhar

Como tratar o eritema solar

Por Sara Viega. Atualizado: 6 fevereiro 2020
Como tratar o eritema solar
Imagem: locaporun5.com

O eritema solar é chamado normalmente de queimadura solar. Quando nos expomos muito tempo ao sol ou durante as horas de maior calor, nossa pele sofre o que se conhece como queimadura térmica, que se caracteriza pela vermelhidão e dor da área afetada, além de não deixar cicatrizes. Neste artigo de umComo veremos como tratar o eritema solar.

Também lhe pode interessar: Como tratar as queimaduras do sol na pele

Tratamento do eritema solar

O eritema solar afeta apenas a camada mais superficial da pele, a epiderme; se afeta outras camadas como a derme já não é eritema, e sim queimadura de segundo grau.

O tratamento do eritema solar baseia-se na aplicação de substâncias hidratantes que devem ser deixadas em contato com o ar, sem necessidade de tapar. Mas lembre-se: deve se manter fora do alcance do sol, tampando bem a área quando for sair na rua. Se for no rosto, deverá aplicar uma camada generosa de protetor solar, com fator sempre superior a 30 e dentro do prazo de validade.

É importante manter a área do eritema solar o mais limpa e asséptica possível, evitando todo o tipo de remédios caseiros do tipo pasta de dentes, frutas, plantas curativas ou qualquer outra substância que não seja um creme hidratante ou antibiótico, tipo Furacin ou Silvederma. Todos estes unguentos não têm uma eficácia demonstrada e podem produzir um aumento das possibilidades de infecção do eritema.

O eritema solar cura sozinho em um período de 4 a 10 dias. Consulte o artigo Como tomar sol de forma segura para prevenir o eritema solar e cuidar da sua pele.

Tratamento das queimaduras solares de segundo grau

As queimaduras solares superficiais de segundo grau caracterizam-se por apresentar bolhas e vesículas.

Neste caso, toda a espessura da epiderme é afetada, chegando à derme. Também são muito dolorosas.

O tratamento para estas queimaduras é manter as bolhas o tempo que for possível, sem furar nem tentar abri-las, já que aumenta o risco de infecção. É necessário mantê-las limpas, lavando a área pelo menos uma vez por dia com água e sabão e aplicando algum antisséptico depois. Este tipo de queimaduras devem ser tapadas com um curativo estéril.

Curam de forma espontânea após 7 ou 14 dias e podem deixar cicatriz em forma de hipopigmentação da área.

Como tratar o eritema solar - Tratamento das queimaduras solares de segundo grau
Imagem: dermatologodf.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o eritema solar, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como tratar o eritema solar

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
A. Uy
Ótimo conteúdo sobre o tratamento dessa condição!

Como tratar o eritema solar
Imagem: locaporun5.com
Imagem: dermatologodf.com
1 de 2
Como tratar o eritema solar

Voltar ao topo da página