Partilhar

Por que minha sobrancelha não cresce mais

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que minha sobrancelha não cresce mais

Notou que o pelo de suas sobrancelhas já não cresce? As sobrancelhas com falhas e com falta de pelo é um problema que afeta muitas pessoas, tanto mulheres quanto homens, e uma das preocupações estéticas mais frequentes. O certo é que pode ocorrer por muitas causas, desde o envelhecimento ou as depilações excessivas até sofrer de várias condições ou patologias, por isso a primeira coisa a fazer é identificar o fator originário para, assim, poder iniciar o tratamento indicado. Se este é um assunto que preocupa você e está procurando a forma de melhorar a aparência do seu rosto, preste atenção neste artigo de umComo no qual lhe respondemos à questão por que minha sobrancelha não cresce mais e explicamos as possíveis formas de tratamento que existem para resolver este problema.

Também lhe pode interessar: Como deixar as sobrancelhas mais grossas

Causas da perda de pelo nas sobrancelhas

Em comparação com o pelo de outras zonas do corpo, o pelo das sobrancelhas apresenta umas características específicas diferentes e entre elas, o ritmo de crescimento é uma das mais significativas. O pelo das sobrancelhas cresce a um terço da velocidade que o cabelo normal, por isso precisa de um período de tempo mais longo para se desenvolver. Além disso, devemos acrescentar que ao se tratar de um tipo de pelo tão curto e fino que costuma se perder pela raiz, deve-se esperar que ocorra uma regeneração completa do mesmo.

Perder pelo nas sobrancelhas e ter espaços vazios ou com falhas é um problema que afeta muitas pessoas, já que sua origem pode ser encontrada em causas muito diferentes, por isso é necessário conhecê-las e identificá-las para poder iniciar o tratamento adequado em cada caso. De seguida, explicamos para você quais são as causas comuns que podem responder à questão de por que minha sobrancelha não cresce mais:

  • Depilações excessivas: se a depilação das sobrancelhas é excessiva ou agressiva, é muito provável que no futuro sejam menos densas e pouco preenchidas. É importante ter em conta que quando o pelo se arranca pela raiz, demora mais a crescer e que cresce um número finito de vezes, ficando depois inativo.
  • Envelhecimento: à medida que se avança em idade, o metabolismo do corpo funciona mais lentamente e isto também se reflete no crescimento do pelo, incluindo o de zonas como as sobrancelhas. Diminui notavelmente o número de folículos e o pelo cresce de uma forma mais lenta.
  • Alopecia areata: doença autoimune na qual o sistema imunitário ataca por erro aos folículos pilosos e, em consequência, origina a perda de pelo. Isto pode se refletir em qualquer zona onde cresça pelo, incluindo as sobrancelhas. Outra doença autoimune como o lúpus também pode causar a perda de pelo nas sobrancelhas.
  • Dermatite atópica ou seborreica: condições cutâneas que causam erupções descamativas na pele e que podem afetar a zona das pálpebras, dando lugar também a uma possível perda de sobrancelhas e cílios.
  • Traumatismos: como pode ser o caso de pancadas ou queimaduras na zona das sobrancelhas.
  • Consumo de certos medicamentos, como os que se prescrevem para a artrite, anticoagulantes, anticonceptivos, os que se administram durante a quimioterapia, etc.
  • O estresse e a ansiedade.
  • Outras doenças como o hipotireoidismo.
Por que minha sobrancelha não cresce mais - Causas da perda de pelo nas sobrancelhas

Tratamentos para a perda de pelo nas sobrancelhas

O tratamento para a perda de pelo nas sobrancelhas variará em função do fator causador, por isso, caso se suspeite de que possa ser consequência de algum tipo de afecção ou patologia, é conveniente visitar um médico especialista. Esta será a única maneira de estabelecer um diagnóstico adequado e seguro e saber qual é a forma de tratamento mais apropriada.

De seguida, mostramos para você os tratamentos ou métodos mais comuns que podem ser recomendados para combater a excessiva perda de pelo nas sobrancelhas:

  • Infiltrações com corticoides podem ser úteis no caso de sofrer de alopecia areata nas sobrancelhas.
  • A aplicação de corticoides tópicos é uma boa opção quando a causa é a dermatite atópica ou a dermatite seborreica.
  • Tratamento à base de latanoprosta, que é um gel recomendado para o tratamento do glaucoma e que se observou que funciona bem para favorecer o crescimento das sobrancelhas no caso de alopecia.
  • Transplante de pelo nas sobrancelhas através do qual se consegue preencher as sobrancelhas utilizando pelo de outras zonas do corpo, como por exemplo, o que cresce na nuca ou por trás das orelhas.
  • Micropigmentação de sobrancelhas: ainda que não se trate de um método que permita recuperar o pelo perdido, serve para camuflar aqueles espaços que ficaram vazios e com falhas através da aplicação de uma maquiagem permanente. Costuma ter uma duração entre 2 e 4 anos em função do tipo de pele e dos produtos que se usem.
Por que minha sobrancelha não cresce mais - Tratamentos para a perda de pelo nas sobrancelhas

Remédios naturais para fazer crescer as sobrancelhas

Se o seu estado de saúde é ótimo e deseja aumentar a espessura das suas sobrancelhas ou favorecer o crescimento do pelo nesta zona, também pode recorrer a alguns dos remédios naturais que revelamos a você nas seguintes linhas:

  • Óleo de rícino: aplique umas gotas de óleo de rícino sobre as sobrancelhas à noite antes de ir dormir e deixe atuar até à manhã seguinte. Também funciona bem para o crescimento dos cílios.
  • Vaselina: pegue num pouco de vaselina com um cotonete de algodão e passe por cima das sobrancelhas antes de se deitar. É ideal para manter o pelo hidratado e condicionado. Descubra mais detalhes no artigo Como fazer crescer as sobrancelhas com vaselina.
  • Óleo essencial de alecrim: dilua umas gotas de óleo essencial de alecrim em um pouco de azeite de oliva e aplique a mistura sobre as sobrancelhas limpas. Este óleo é excelente para fazer com que o pelo cresça bem mais rápido.
  • Aloe vera: massageie a zona das sobrancelhas com um pouco de gel de aloe vera e deixe atuar durante toda a noite. A aloe vera acelera o crescimento do pelo e ajuda a regenerá-lo.

Além dos remédios anteriores, é importante prestar atenção na sua dieta diária e incluir nela aqueles nutrientes que sejam favoráveis para a regeneração do pelo, e entre os mais importantes se encontram as vitaminas A, B3 e E, o zinco, a biotina e os antioxidantes.

E, por último, lembre-se que as depilações excessivas podem fazer com que a longo prazo suas sobrancelhas percam densidade e espessura. É essencial depilá-las bem e com os métodos adequados, e para facilitar a tarefa, em umComo preparamos um artigo que explica Como depilar as sobrancelhas segundo o rosto.

Por que minha sobrancelha não cresce mais - Remédios naturais para fazer crescer as sobrancelhas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minha sobrancelha não cresce mais, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Por que minha sobrancelha não cresce mais

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Vanessa
olá a muitos anos tirei minha sobraceilhas com a pinça. e faz 3 anos que não crece nada. o espaço do qual EU tirava. o que devo fazer. será. que. ainda posso ter os pelos naturais de volta onque que devo usar. desde ja fico agradecida a quem puder me ajudar.

Por que minha sobrancelha não cresce mais
1 de 4
Por que minha sobrancelha não cresce mais

Voltar ao topo da página