Partilhar

Qual é o meu tipo de corpo

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é o meu tipo de corpo
Imagem: betsfashionlady.com

Conhecer o nosso tipo de corpo é fundamental para determinar quais são as peças de roupa que mais favorecem as nossas formas, quais acessórios se tornam imprescindíveis para favorecer certas áreas e quais devemos deixar de lado quando a meta for esconder alguma zona problemática.

Quando tivermos claro a qual grupo pertence a nossa silhueta, será bem mais fácil escolher a roupa mais adequada para nós. No entanto, muitas mulheres não conhecem as classificações habituais nem sabem por onde começar; se este for o seu caso, este artigo de umComo.com.br resolverá as suas dúvidas. Descubra qual é o seu tipo de corpo e como deixá-lo ótimo.

Também lhe pode interessar: Como se vestir com corpo tipo pera

Corpo de triângulo ou pera

O corpo de triângulo, conhecido também como corpo de pera, apresenta as seguintes características:

  • Ombros mais estreitos do que os quadris.
  • Seios pequenos.
  • Cintura marcada.
  • Quadris largos e arredondados.

Neste tipo de corpo, a maior parte da gordura localiza-se na área dos quadris, glúteos e coxas, enquanto a parte superior é mais estreita e não conta com tanta gordura acumulada, por isso a similaridade que estas figuras têm com a de uma pera. Algumas celebridades com este tipo de corpo são Jennifer López ou Beyoncé.

Quanto à escolha da roupa recomenda-se usar cores que diminuam o tamanho e escondam as proporções na parte inferior, como o preto ou o azul marinho, e opte por tons que ampliem a parte superior, como o branco ou as cores brilhantes. As calças de corte reto são ideais para disfarçar os quadris; do mesmo modo é recomendável evitar as saias e vestidos com dobras e optar por modelos retos e marcados na cintura, que ajudem a focalizar a atenção em sua menor zona, ocultando a mais larga. Evite saias e calças com grandes estampas, especialmente com listras horizontais que alargam ainda mais a sua silhueta.

Qual é o meu tipo de corpo - Corpo de triângulo ou pera

Corpo de triângulo invertido

No corpo de triângulo invertido as proporções apresentam-se ao contrário da figura anterior, contando com as seguintes características:

  • Ombros e costas largas.
  • Busto também largo mas nem sempre abundante.
  • Cintura com pouca definição.
  • Quadris e glúteos estreitos.

É um corpo muito comum em nadadoras, ginastas e certas atletas; famosas como Sarah Jessica Parker ou a princesa de Mônaco Cherlène contam com este tipo de silhueta.

Na hora de escolher a roupa é importante não destacar os ombros e a parte mais larga do corpo, por isso devem ser evitadas as camisetas e blusas de suspensórios, os cortes retos sem mangas mais conhecidos como "tomara que caia", as ombreiras e qualquer detalhe nesta zona como laços, prendedores, etc. Do mesmo modo, as calças de corte na cintura não são recomendáveis pois acentuam a falta de glúteos. As saias e vestidos com dobras são ideais para este tipo de corpos, pois equilibram muito bem a silhueta; também são recomendáveis as calças com cortes no quadril e as camisas ou camisetas com decote V.

Evite na parte superior grandes estampas e listras horizontais, pois aumentarão o tamanho das suas costas. Prefira calças com um corte um pouco largo nos quadris, que podem dar mais equilíbrio à sua silhueta.

Qual é o meu tipo de corpo - Corpo de triângulo invertido

Corpo de relógio de areia

Trata-se de uma das silhuetas mais curvilíneas que podemos encontrar; o corpo de relógio de areia conta com as seguintes características:

  • Quadris e ombros com uma largura similar e proporcional.
  • Cintura definida.
  • Corpo curvilíneo.

Neste tipo de silhueta destaca-se a proporção e as curvas, que estão presentes independentemente do peso. Algumas famosas com esta silhueta são Sofia Vergara, Kim Kardashian ou Eva Longoria.

Se você tiver corpo de relógio de areia é recomendável que evite as calças e as saias de corte no quadril, que tornam esta zona mais proeminente, perdendo a sua proporção. As saias e vestidos rodados ou de pregas e roupas oversize também não são adequadas para a sua silhueta, pois deixarão você bem mais volumosa do que na realidade é. Favorecem a você as calças até à cintura, as saias do tipo lápis e os vestidos ajustados na cintura e com corte em A.

Qual é o meu tipo de corpo - Corpo de relógio de areia

Corpo oval ou de maçã

Trata-se de uma das silhuetas mais fáceis de distinguir; o corpo da maçã ou oval caracteriza-se por ter:

  • Ombros arrendondados.
  • Seios grandes.
  • Cintura larga e não definida.
  • Quadris largos.

Neste tipo de silhuetas as pernas podem ser ou não finas, mas a gordura concentra-se maioritariamente na zona do abdômen, formando barriga. Se conta com este tipo de corpo deve se manter em seu peso ideal, pois a acumulação de gordura na zona abdominal aumenta o risco de sofrer problemas cardíacos e doenças como a diabetes. Algumas das famosas com este corpo são Queen Latifah ou Adele.

O segredo na hora de escolher a roupa para este tipo de corpo é optar por peças que escondam a barriga; por isso é recomendável evitar a roupa apertada e os cintos ou peças que marquem a cintura, optando por peças do seu tamanho e que sejam um pouco folgadas na zona abdominal. As grandes estampas devem sair do seu armário pois aumentam o volume; ao invés disso prefira tons monocromáticos ou pequenas estampas, além de camisas, blusas e vestidos com corte em V que sejam soltos na zona abdominal.

As saias e calças retas favorecem este tipo de corpos ajudando a equilibrá-los, assim como os colares também podem focar os olhares na zona superior do corpo ao invés de na barriga.

Qual é o meu tipo de corpo - Corpo oval ou de maçã

Corpo retangular

Os corpos retangulares são o oposto ao relógio de areia, caracterizando-se por sua falta de curvas. Estas silhuetas destacam-se por ter:

  • Ombros e quadris de largura similar.
  • Cintura reta ou muito pouco definida.

Algumas famosas com este corpo são Jennifer Aniston, Cameron Diaz ou Nicole Kidman. Estas silhuetas devem evitar peças de corte reto que acentuam a falta de cintura; ao invés disso, devem usar cintos grossos nesta área para pronunciá-la um pouco mais, assim como estampas bem usadas podem criar curvas que naturalmente não se têm. Por isso, são recomendáveis as listras horizontais, na diagonal e as estampas de tamanho médio.

Por sua vez, os vestidos com a cintura marcada ficam bem nestas silhuetas; além disso, é um corpo que fica bem com babados e capas na zona superior, ajudando a criar uma sensação de curvas que fica muito bem. Os decotes em V também são recomendáveis, enquanto as calças skinny com corte no quadril ajudam a favorecer estas silhuetas.

Qual é o meu tipo de corpo - Corpo retangular

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o meu tipo de corpo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Qual é o meu tipo de corpo

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ana cristina
tenho as costas largas barriga e pernas nem grossas nem finas o que devo usar

Qual é o meu tipo de corpo
Imagem: betsfashionlady.com
1 de 6
Qual é o meu tipo de corpo

Voltar ao topo da página