Ama o teu corpo

Qual é o meu tipo de corpo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é o meu tipo de corpo
Imagem: betsfashionlady.com

Conhecer o nosso tipo de corpo é fundamental para determinar quais são as peças de roupa que mais favorecem as nossas formas, quais acessórios se tornam imprescindíveis para favorecer certas áreas e quais devemos deixar de lado quando a meta for esconder alguma zona problemática.

Quando tivermos claro a qual grupo pertence a nossa silhueta, será bem mais fácil escolher a roupa mais adequada para nós. No entanto, muitas mulheres não conhecem as classificações habituais nem sabem por onde começar; se este for o seu caso, este artigo de umComo.com.br resolverá as suas dúvidas. Descubra qual é o seu tipo de corpo e como deixá-lo ótimo.

Também lhe pode interessar: Como se vestir com corpo tipo pera

Índice

  1. Corpo de triângulo ou pera
  2. Corpo de triângulo invertido
  3. Corpo de relógio de areia
  4. Corpo oval ou de maçã
  5. Corpo retangular

Corpo de triângulo ou pera

O corpo de triângulo, conhecido também como corpo de pera, apresenta as seguintes características:

  • Ombros mais estreitos do que os quadris.
  • Seios pequenos.
  • Cintura marcada.
  • Quadris largos e arredondados.

Neste tipo de corpo, a maior parte da gordura localiza-se na área dos quadris, glúteos e coxas, enquanto a parte superior é mais estreita e não conta com tanta gordura acumulada, por isso a similaridade que estas figuras têm com a de uma pera. Algumas celebridades com este tipo de corpo são Jennifer López ou Beyoncé.

Quanto à escolha da roupa recomenda-se usar cores que diminuam o tamanho e escondam as proporções na parte inferior, como o preto ou o azul marinho, e opte por tons que ampliem a parte superior, como o branco ou as cores brilhantes. As calças de corte reto são ideais para disfarçar os quadris; do mesmo modo é recomendável evitar as saias e vestidos com dobras e optar por modelos retos e marcados na cintura, que ajudem a focalizar a atenção em sua menor zona, ocultando a mais larga. Evite saias e calças com grandes estampas, especialmente com listras horizontais que alargam ainda mais a sua silhueta.

Qual é o meu tipo de corpo - Corpo de triângulo ou pera

Corpo de triângulo invertido

No corpo de triângulo invertido as proporções apresentam-se ao contrário da figura anterior, contando com as seguintes características:

  • Ombros e costas largas.
  • Busto também largo mas nem sempre abundante.
  • Cintura com pouca definição.
  • Quadris e glúteos estreitos.

É um corpo muito comum em nadadoras, ginastas e certas atletas; famosas como Sarah Jessica Parker ou a princesa de Mônaco Cherlène contam com este tipo de silhueta.

Na hora de escolher a roupa é importante não destacar os ombros e a parte mais larga do corpo, por isso devem ser evitadas as camisetas e blusas de suspensórios, os cortes retos sem mangas mais conhecidos como "tomara que caia", as ombreiras e qualquer detalhe nesta zona como laços, prendedores, etc. Do mesmo modo, as calças de corte na cintura não são recomendáveis pois acentuam a falta de glúteos. As saias e vestidos com dobras são ideais para este tipo de corpos, pois equilibram muito bem a silhueta; também são recomendáveis as calças com cortes no quadril e as camisas ou camisetas com decote V.

Evite na parte superior grandes estampas e listras horizontais, pois aumentarão o tamanho das suas costas. Prefira calças com um corte um pouco largo nos quadris, que podem dar mais equilíbrio à sua silhueta.

Qual é o meu tipo de corpo - Corpo de triângulo invertido

Corpo de relógio de areia

Trata-se de uma das silhuetas mais curvilíneas que podemos encontrar; o corpo de relógio de areia conta com as seguintes características:

  • Quadris e ombros com uma largura similar e proporcional.
  • Cintura definida.
  • Corpo curvilíneo.

Neste tipo de silhueta destaca-se a proporção e as curvas, que estão presentes independentemente do peso. Algumas famosas com esta silhueta são Sofia Vergara, Kim Kardashian ou Eva Longoria.

Se você tiver corpo de relógio de areia é recomendável que evite as calças e as saias de corte no quadril, que tornam esta zona mais proeminente, perdendo a sua proporção. As saias e vestidos rodados ou de pregas e roupas oversize também não são adequadas para a sua silhueta, pois deixarão você bem mais volumosa do que na realidade é. Favorecem a você as calças até à cintura, as saias do tipo lápis e os vestidos ajustados na cintura e com corte em A.

Qual é o meu tipo de corpo - Corpo de relógio de areia

Corpo oval ou de maçã

Trata-se de uma das silhuetas mais fáceis de distinguir; o corpo da maçã ou oval caracteriza-se por ter:

  • Ombros arrendondados.
  • Seios grandes.
  • Cintura larga e não definida.
  • Quadris largos.

Neste tipo de silhuetas as pernas podem ser ou não finas, mas a gordura concentra-se maioritariamente na zona do abdômen, formando barriga. Se conta com este tipo de corpo deve se manter em seu peso ideal, pois a acumulação de gordura na zona abdominal aumenta o risco de sofrer problemas cardíacos e doenças como a diabetes. Algumas das famosas com este corpo são Queen Latifah ou Adele.

O segredo na hora de escolher a roupa para este tipo de corpo é optar por peças que escondam a barriga; por isso é recomendável evitar a roupa apertada e os cintos ou peças que marquem a cintura, optando por peças do seu tamanho e que sejam um pouco folgadas na zona abdominal. As grandes estampas devem sair do seu armário pois aumentam o volume; ao invés disso prefira tons monocromáticos ou pequenas estampas, além de camisas, blusas e vestidos com corte em V que sejam soltos na zona abdominal.

As saias e calças retas favorecem este tipo de corpos ajudando a equilibrá-los, assim como os colares também podem focar os olhares na zona superior do corpo ao invés de na barriga.

Qual é o meu tipo de corpo - Corpo oval ou de maçã

Corpo retangular

Os corpos retangulares são o oposto ao relógio de areia, caracterizando-se por sua falta de curvas. Estas silhuetas destacam-se por ter:

  • Ombros e quadris de largura similar.
  • Cintura reta ou muito pouco definida.

Algumas famosas com este corpo são Jennifer Aniston, Cameron Diaz ou Nicole Kidman. Estas silhuetas devem evitar peças de corte reto que acentuam a falta de cintura; ao invés disso, devem usar cintos grossos nesta área para pronunciá-la um pouco mais, assim como estampas bem usadas podem criar curvas que naturalmente não se têm. Por isso, são recomendáveis as listras horizontais, na diagonal e as estampas de tamanho médio.

Por sua vez, os vestidos com a cintura marcada ficam bem nestas silhuetas; além disso, é um corpo que fica bem com babados e capas na zona superior, ajudando a criar uma sensação de curvas que fica muito bem. Os decotes em V também são recomendáveis, enquanto as calças skinny com corte no quadril ajudam a favorecer estas silhuetas.

Qual é o meu tipo de corpo - Corpo retangular

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o meu tipo de corpo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ana cristina
tenho as costas largas barriga e pernas nem grossas nem finas o que devo usar
Imagem: betsfashionlady.com
1 de 6
Qual é o meu tipo de corpo