Os desenhos de tatuagens

Qual é o significado das tatuagens de borboletas

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é o significado das tatuagens de borboletas

Quer fazer uma tatuagem de borboleta em alguma parte do seu corpo? Deve saber que é um dos desenhos favoritos de muitas mulheres, já que se trata de um desenho esteticamente bonito, além de ter formas perfeitas para adaptar às curvas do corpo da mulher. O simbolismo desta tatuagem pode ter muitos significados e, por isso, quando uma pessoa a tatua, pode querer simbolizar a beleza, a liberdade ou a mudança. Neste artigo de umComo vamos explicar para você qual é o significado das tatuagens de borboletas indicando a você tudo o que pode chegar a significar este lindo animal.

Também lhe pode interessar: Qual o significado das tatuagens de fadas

Índice

  1. O significado das borboletas em diferentes culturas
  2. A borboleta como símbolo da mudança
  3. Símbolo de beleza
  4. Borboleta como sinal de liberdade

O significado das borboletas em diferentes culturas

Dentro dos diferentes significados das tatuagens de borboletas, há um que é o mais antigo e é o simbolismo espiritual que este desenho pode ter. A borboleta é um elemento que tem diferentes conotações em diferentes culturas e, por isso, de seguida vamos falar das três que mais a usaram por motivos sobrenaturais.

A borboleta no Japão

Na cultura japonesa, as borboletas simbolizam a feminilidade e a juventude de uma pessoa, por este motivo, muitas pessoas podem tatuar este animal na pele com este sentido. Mas se desenharmos duas borboletas, então referimo-nos à felicidade que vivemos com nosso parceiro/a, sendo estes dois animais o signo da relação que tem na atualidade ou os representantes do amor puro.

O símbolo asteca

Para esta cultura indígena, as borboletas eram consideradas parte da alma das pessoas falecidas, por isso, quando se via voar uma borboleta ao redor de alguém, se achava que um antepassado morto estava protegendo-o de maus espíritos e levando-o pelo bom caminho. De fato, quando uma pessoa morria no antigo império asteca, sobre seu corpo se colocavam borboletas como representantes da sua alma.

O símbolo da borboleta no cristianismo

Nesta religião, as borboletas também são as representantes da alma que, assim que o corpo morre, é libertada e voa em liberdade para o céu, seu novo lar. Uma das crenças mais estendidas é que estes animais se encarregam de transportar o espírito do falecido desde o reino da terra até ao dos céus.

Qual é o significado das tatuagens de borboletas - O significado das borboletas em diferentes culturas

A borboleta como símbolo da mudança

Um dos significados das tatuagens de borboletas mais recorrentes é o que se refere ao processo de mudança que vive este animal ao longo da sua vida, ou seja, a borboleta começa sendo um pequeno verme para, depois, acabar por se transformar em um bonito animal com a possibilidade de voar e ascender aos céus.

Neste sentido, este tipo de tatuagem refere-se ao processo de mudança ou crescimento que uma pessoa pode viver em sua vida. Pessoas que superaram um baque, que estão em constante aprendizagem e crescimento pessoal ou que acham que a vida consiste em uma evolução e ascensão constante, podem encontrar neste desenho o significado que estão procurando.

A borboleta, neste caso, simbolizaria a mudança e a metamorfose que podemos ir experimentando durante nossa vida.

Qual é o significado das tatuagens de borboletas - A borboleta como símbolo da mudança

Símbolo de beleza

Mas as borboletas também podem simbolizar a beleza, a natureza e a parte mais feminina de uma mesma. Como já referimos, este animal passa de ser uma lagarta a um bonito inseto com asas e cores preciosas, portanto, consegue atingir a beleza (que tanto pode ter conotações internas como externas, ou seja, chegar a desenvolver a nossa beleza interior ao máximo).

Devido às suas cores e sua forma arredondada, esta tatuagem costuma ser muito procurada por mulheres, já que se adequa perfeitamente às formas do corpo feminino. Este tipo de desenho destaca a beleza e o colorido das borboletas.

Qual é o significado das tatuagens de borboletas - Símbolo de beleza

Borboleta como sinal de liberdade

Mas, assim como as tatuagens de aves, no caso das borboletas também podem ter uma conotação de liberdade, já que são animais com asas que podem empreender o "voo" quando quiserem. Neste caso, estas tatuagens querem indicar que uma pessoa é livre e que tem as asas completamente abertas para viver sua vida como tiver vontade.

As asas das borboletas podem ser as "asas" que todos temos metaforicamente e que depende de nós abri-las e "empreender o voo" (no sentido de viver como nós realmente quisermos) ou deixá-las fechadas e nos deixar arrastar pela corrente. Se optar por esta tatuagem é porque anseia a liberdade e sente-se identificada, ainda que seja metaforicamente, com a natureza das borboletas.

Qual é o significado das tatuagens de borboletas - Borboleta como sinal de liberdade

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o significado das tatuagens de borboletas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Qual é o significado das tatuagens de borboletas