Partilhar

Qual o significado da tatuagem de mandala

 
Por Sara Viega. Atualizado: 2 maio 2019
Qual o significado da tatuagem de mandala

Gostaria de fazer uma tatuagem de mandala? Nesse caso, deve saber que se trata de um símbolo muito antigo que é associado a algumas religiões como a hindu ou a budista. Contudo, o seu significado vai muito mais além disso, uma vez que a mandala tem um significado espiritual que simboliza a procura pelo equilíbrio e paz interior. As tatuagens de mandala são uma das favoritas entre as pessoas interessadas no crescimento pessoal e, o melhor de tudo é que são símbolos que incluem uma grande variedade de formatos, cores e desenhos, podendo perfeitamente ser adaptadas ao gosto ou preferência de qualquer pessoa.

No entanto, o desenho deve sempre ser geométrico, uma vez que essa é a essência básica deste símbolo. Neste artigo do umCOMO, revelamos qual é o significado da tatuagem de mandala para que você saiba o que pode querer dizer um desenho assim na sua pele.

Também lhe pode interessar: Qual o significado da tatuagem de tigre

A mandala como símbolo de espiritualidade

Um dos significados da tatuagem de mandala (e o mais conhecido de todos) é aquele que se refere ao despertar espiritual de uma pessoa. Estes objetos simbolizam o equilíbrio, a paz interior e o culto à estabilidade espiritual. Logo, tatuar uma mandala pode refletir o seu próprio centro, a sua busca pela espiritualidade e os seus desejos de alcançar paz.

As mandalas são, também, usadas como uma terapia saudável que pode mesmo ajudar-nos a desligar do dia-a-dia, relaxando a mente e cativando as pessoas com o poder das cores. Pintar mandalas é um exercício de meditação em movimento, como o yoga, permitindo que você pare de pensar e se rodeie de cores e da energia que o desenho libera. Nesse outro artigo, você pode conferir como beneficiar sua saúde desenhando mandalas.

Em conclusão, uma tatuagem de mandala pode significar tudo isso: a sua paz interior (ou o desejo de obtê-la), o seu interesse em cultivar a sua própria espiritualidade e o caminho para o crescimento pessoal.

Qual o significado da tatuagem de mandala - A mandala como símbolo de espiritualidade
Imagem: Pinterest y KickassThings

Um símbolo de budismo o hinduísmo

Outro significado da tatuagem de mandala tem uma conotação puramente religiosa vinculada ao budismo ou ao hinduísmo. Devemos ter em conta que o desenho da mandala foi criado como uma representação do universo e de tudo o que ocorre no seu interior. Por esse motivo, existe a tal expressão de cor e de conexões entre todos os elementos, um universo que também pode ser interpretado como o universo interior que há dentro de todos nós.

O universo e a perfeição são dos dois motivos que se representam com mandalas e que as religiões budistas e hinduístas defendem na sua teoria ideológica. Encontrar paz espiritual e equilíbrio pessoal é a base dos dois pensamentos que consideram que, para poder viver em um ambiente estável e com paz, é importante começar por ser um indivíduo estável e com paz interior.

É por esse motivo que, em ambas as religiões, é praticada a meditação, quer seja através da prática puramente meditativa como em movimento, como no yoga, por exemplo. O objetivo é encontrar o seu centro, controlar os seus impulsos e fazer com que você se encontre a você mesmo.

Nesse outro artigo do umCOMO, explicamos como meditar para iniciantes para que você inicie o seu caminho para encontrar essa paz interior.

A tatuagem de mandala como símbolo do nosso inconsciente coletivo

Se nos focarmos nos aspetos puramente psicológicos, encontramos uma interpretação feita pelo psiquiatra Carl Jung ao indicar que as mandalas estão relacionadas com o inconsciente coletivo, ou seja, uma base de pensamento que todos os humanos possuem e que se movimenta sobre a razão e a mentalidade controlada.

Portanto, em termos psicológicos, uma tatuagem de mandala significa também o conhecimento pessoal, tentando entrar no nosso inconsciente mais profundo para averiguar o que nos une com a restante humanidade.

Assim, se você decidir fazer uma tatuagem com este tipo de desenho, pode estar fazendo referência à união que todos temos no nosso interior, algo que pode ser difícil de ver e encontrar. É necessário fazer uma viagem interna para conseguir superar a barreira da consciência e da razão e, assim, poder encontrar essa matéria mais irracional e inconsciente que vive no interior de todos nós.

Imagen: Cuded y Piercing Ideas

Qual o significado da tatuagem de mandala - A tatuagem de mandala como símbolo do nosso inconsciente coletivo

Significado da tatuagem de mandala de acordo com a cor

Agora que sabe qual é o significado da tatuagem de mandala, é importante que tenha em conta que, dependendo da cor com que você fez a tatuagem, ela pode implicar conotações diferentes. Assim sendo, antes de decidir qual o desenho que vai fazer, recomendo que preste atenção ao significado das cores de mandalas:

  • Mandala branca: associada ao alcance da luz e da pureza.
  • Mandala preta: faz referência ao mistério da vida.
  • Mandala cinza: é um tipo de tatuagem de reflete a sabedoria interior e a capacidade de renovação e reinvenção.
  • Mandala verde: representa a natureza, ou seja, a parte mais natural que habita em todos nós e que também é associada à esperança.
  • Mandala azul: é a mandala da tranquilidade, da paz e da satisfação.
  • Azul: es el mandala de la tranquilidad, la paz y la satisfacción
  • Mandala vermelha: é a cor da luz e da alegria.
  • Mandala laranja: o laranja é uma cor que representa alegria, força e valor.

Leia também: Pode passar hidratante na tatuagem recém feita?

Qual o significado da tatuagem de mandala - Significado da tatuagem de mandala de acordo com a cor

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado da tatuagem de mandala, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Qual o significado da tatuagem de mandala

O que lhe pareceu o artigo?

Qual o significado da tatuagem de mandala
Imagem: Pinterest y KickassThings
1 de 4
Qual o significado da tatuagem de mandala

Voltar ao topo da página