menu
Partilhar

Tatuagem de lágrima: significado

 
Por Maria Antônia Rocha. 13 junho 2022
Tatuagem de lágrima: significado

Poucas tatuagens carregam tantos estereótipos quanto o desenho de lágrima no rosto. Há muitos anos, corre pelo senso comum o boato de que esse símbolo está relacionado a pessoas que cometeram crimes e/ou que já foram presas em algum momento da vida. Mas será que essa história realmente é verdadeira? Qual é o real significado da tatuagem de lágrima no rosto?

É isso que você vai descobrir neste texto que nós do umCOMO preparamos para você. Vamos te contar tudo sobre tatuagem de lágrima: significado, origens, tipos e muito mais. Você vai entender também um pouco mais sobre a história das tatuagens, que por muito tempo foram marginalizadas e tratadas como uma prática estigmatizada e criminalizada. Vem com a gente sanar a sua curiosidade sobre esse assunto!

Também lhe pode interessar: Tatuagem de Buda: significado

Tatuagem de lágrima: significado

Afinal, o que significa uma lágrima tatuada no rosto? A ideia de que esse desenho de tatuagem está relacionado à criminalidade e as prisões está parcialmente correta. Na verdade, existem muitos significados diferentes que uma tatuagem de lágrima no rosto pode assumir, dependendo da pessoa que decidiu tatuar esse desenho.

Em geral, é uma tattoo que está associada sim à noção de representar que alguém passou algum tempo na prisão ou que vivenciou alguns eventos negativos e/ou traumáticos durante a vida, que podem ou não estar associados a crimes.

O significado original da tatuagem de lágrima se perdeu na história. Isso porque, desde a primeira aparição midiática de alguém com esse tipo de desenho tatuado no rosto, a tattoo ganhou a fama de estar associada ao crime. Em 1970, a revista New Yorker publicou um artigo sobre um membro de uma gangue criminosa mexicana que tinha a tatuagem de lágrima no rosto. Desde então, criou-se essa ideia no imaginário popular de que apenas criminosos fazem esse desenho permanentemente.

Também existem rumores de que as tatuagens de lágrima no rosto, logo abaixo do olho, seriam feitas para representar que a pessoa já cometeu um crime. Outros possíveis significados que estão relacionados a crimes incluem dia a dia na prisão, assassinatos, estupros e participação em gangues. Há boatos que dizem inclusive que os presos mais dominantes obrigam seus subordinados a fazerem a tattoo como forma de obediência à "autoridade" do dominador.

Mas a verdade é que, como já mencionamos, é impossível dizer qual é o significado exato dessa tattoo. É uma tatuagem que vem se tornando cada vez mais famosa. A cantora britânica Amy Winehouse, por exemplo, tinha uma tattoo como essa, cujo significado não estava relacionado a uma vida de crimes.

Outros possíveis significados da tatuagem de lágrima no rosto

Vale lembrar que muito do que se sabe sobre o significado de tatuagem de lágrima no rosto é baseado em boatos e história oral, passada de boca a boca pelas pessoas. Além disso, também é importante ressaltar que assim como qualquer outra tatuagem, o significado do desenho de lágrima no rosto varia bastante de pessoa para pessoa. Sendo assim, se vir alguém com essa tatuagem, não presuma de cara que se trata de um criminoso ou de alguém que já cumpriu pena na prisão.

Atualmente, esse é um desenho que vem ganhado cada vez mais popularidade, podendo assumir outros significados, então não é possível dizer que todos que têm essa tattoo são criminosos ou ex-presidiários.

Outros significados associados à tatuagem de lágrima no rosto são os seguintes:

  • Luto: muitas pessoas que tatuam a lágrima no rosto, embaixo de um ou dos dois olhos, o faz com o objetivo de sinalizar o luto por algum ente querido que faleceu. Alguns famosos já se pronunciaram publicamente sobre esse significado da tattoo, como é o caso do rapper americano Lil Wayne.
  • Dificuldades: essencialmente, a lágrima representa o resultado do choro. Por isso, é comum que as tatuagens de lágrima no rosto representem as dificuldades que a pessoa tatuada passou durante a vida.
  • Perseverança: nesse caso, a tatuagem de lágrima no rosto estaria associada a um significado positivo. Para as pessoas que fazem a tattoo com esse objetivo, o desenho representaria a capacidade de superar obstáculos e desafios. Este significado está associado também a pessoas que passaram por situações difíceis e conseguiram contorná-las, se tornando mais fortes após o processo.

Você também pode se interessar por: Significado de tatuagem de linha

Criminalização das tatuagens

Agora você já entendeu que, apesar de estar relacionada a várias conotações negativas, a tatuagem de lágrima nem sempre significa que a pessoa tatuada cometeu algum crime. No entanto, essa relação entre tatuagem e criminalidade é muito antiga e marca a história social de vários países. No Japão, por exemplo, as tatuagens eram inicialmente utilizadas por membros da máfia e do crime organizado japonês. Por isso, mesmo nos dias atuais, ter tattoos no país é considerado tabu.

Aqui no Brasil, a história da tatuagem não é assim tão distante da japonesa. Isso porque, segundo a doutora em História Social pela PUC-Rio Silvana Jeha, em entrevista à BBC: "A tatuagem se desenvolvia em lugares de confinamento, como navios, quartéis e prisões". Por esse motivo, as tattoos foram por muito tempo associadas à criminalidade. Ainda hoje, pessoas mais velhas ainda fazem essa relação entre tatuagens e crimes. É uma noção que marcou o imaginário social de um determinado período histórico.

Mas, como sabemos, as tatuagens hoje não tem mais nenhuma relação direta com crimes. É claro que existem, sim, pessoas que fazem tatuagem de lágrima no rosto para representar já ter passado um tempo na prisão, mas não é possível julgar à primeira vista sem entender o que a tattoo significa para cada um.

Se gostou do nosso artigo sobre o significado de lágrima tatuada no rosto, pode se interessar também pela resposta à pergunta: Pode passar hidratante na tatuagem recém-feita?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tatuagem de lágrima: significado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Bibliografia
  • MoMA. Teardrop tattoo (Various designers). Disponível em: <https://www.moma.org/interactives/exhibitions/2013/designandviolence/teardrop-tattoo-various-designers/> Acesso em: 12 de maio de 2022
  • TATTOO SEO. What does teardrop tattoo mean? Disponível em: <https://www.tattooseo.com/teardrop-tattoo-meaning/> Acesso em: 12 de maio de 2022.
  • SAVED TATTOO. What does the teardrop tattoo mean? Disponível em: <https://www.savedtattoo.com/what-does-the-teardrop-tattoo-mean/> Acesso em: 12 de maio de 2022.
  • BBC. Os grupos marginalizados que difundiram a tatuagem no Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51198299> Acesso em: 18 de maio de 2022.
  • BBC. Tatuagens no Japão: por que elas são tão ligadas a Yakuza? Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49784140> Acesso em: 18 de maio de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Tatuagem de lágrima: significado
Tatuagem de lágrima: significado

Voltar ao topo da página