Partilhar

As melhores frutas para a acne

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
As melhores frutas para a acne

Você tem tendência a ter acne? Esta condição cutânea pode ocorrer por diferentes causas, mas uma delas provém da alimentação. Alimentos com muita gordura, açúcares ou que estão refinados podem causar o aparecimento de espinhas no rosto, assim como a ingestão de algum alimento ao qual seja intolerante, que possa provocar o surgimento destas marcas no rosto. Há alguns ingredientes que são bons para tratar a acne e, entre eles, há algumas frutas. Neste artigo de umComo, informaremos a respeito das melhores frutas para a acne que ajudarão a cuidar da pele desde dentro para que a saúde transborde para fora.

Também lhe pode interessar: Como fazer sabonete para acne
Passos a seguir:
1

Para poder eliminar a acne com a alimentação, devemos saber que a fibra é um dos nutrientes ideais para conseguir este objetivo, já que ajuda a depurar o organismo desde dentro e a limpar as toxinas que ficam armazenadas em nosso corpo. Para obter uma pele brilhante e sem impurezas, seria interessante ingerir frutas com alto teor de fibras que poderão limpar o seu organismo.

Aqui fornecemos uma lista das frutas com mais fibras:

  • Banana: a ingestão desta fruta fornece entre 12 a 20% da fibra recomendada diariamente, pelo que é uma das melhores opções para tratar a acne.
  • Framboesas: a ingestão de uma xícara desta fruta fornece um terço da quantidade de fibras necessárias para o corpo diariamente.
  • Pera: as peras também são frutas repletas de fibra, sobretudo, na parte da casca. Por ser comestível, a pele da pera proporciona ao seu corpo uma proporção elevada deste nutriente excelente para eliminar as espinhas.
  • Abacate: é uma das melhores frutas para a acne, já que apenas uma colher de sopa deste produto contém 2 gramas de fibra (todo o abacate contém cerca de 10 gramas de fibra); além disso, é uma fruta rica também em vitamina E, atuando na melhoria da aparência de sua pele, bem como de vitamina C, que ajuda a desinflamar a pele e a hidratar.
As melhores frutas para a acne - Passo 1
2

Outros alimentos indicados para combater a acne são os ricos em antioxidantes, já que combatem os radicais livres do ambiente e, além disso, contêm licopeno, uma propriedade que exerce um efeito protetor para evitar o aparecimento das espinhas no rosto. Entre os alimentos ricos em antioxidantes e, portanto, perfeitos para melhorar a nossa pele destacam-se os seguintes:

  • Frutos vermelhos:como os morangos, as framboesas e os mirtilos, que além de nos proteger contra os radicais livres, aliviam as inflamações de nossa pele.
  • Kiwi: também é uma fruta rica em antioxidantes e que fornece outros nutrientes excelentes para o organismo, como a vitamina C.
  • Frutas cítricas: a laranja, o limão, a toranja ou as tangerinas são os aliados perfeitos para tratar a pele, uma vez que conseguem eliminar as toxinas do organismo naturalmente, além de combater os radicais livres.

Como podemos ver, muitos destes alimentos têm grandes doses de vitamina C e este nutriente é totalmente recomendado para reparar os tecidos, limpar os poros e manter a pele fresca e brilhante; portanto, se deseja eliminar a acne, recomendamos a ingestão de frutas e de alimentos ricos em vitamina C.

As melhores frutas para a acne - Passo 2
3

As frutas com vitamina E também são aconselhadas para o tratamento da acne de forma natural, já que este nutriente trabalha, também, como um antioxidantes natural que protege as gorduras do corpo e ajuda na hidratação da pele. Em geral, as frutas não são ingredientes com grandes quantidades desta vitamina, entretanto, as que oferecem doses elevadas deste nutriente são as seguintes:

  • Manga: na polpa desta fruta encontramos uma rica fonte de vitamina E.
  • Uvas: também são excelentes para a acne porque contêm vitamina E.
  • Ameixas: são ideais para melhorar a saúde de sua pele por seu teor de vitamina E.
  • Coco: tanto no suco como na carne, o coco é muito recomendado para tratar a acne.
As melhores frutas para a acne - Passo 3
4

Agora você já conhece as melhores frutas para a acne mas, como dissemos, a alimentação é importantíssima para a saúde da sua pele, sendo fundamental ter uma dieta equilibrada que consiga reduzir as gorduras e os açúcares, dois produtores de gordura que podem produzir espinhas e cravos na pele.

É importante que conheça os alimentos proibidos em caso de acne por isso, em umComo, revelamos para você quais são:

  • Laticínios: queijos, iogurte, leite, etc. Estes ingredientes são precursores de testosterona, uma substância que equilibra a produção de sebo e que se altera quando ingerimos estes ingredientes.
  • Doces e confeitaria: os alimentos processados ou cheios de açúcar e gorduras saturadas são inimigos da acne.
  • Os alimentos fritos, à milanesa, os molhos, etc.: em geral, os alimentos cozidos com muito óleo ou com ingredientes ricos em gorduras causam o aparecimento de acne na pele.
  • Cafeína: este estimulante libera adrenalina e nossa pele acaba por ficar estressada; isto se traduz no aparecimento de imperfeições no rosto que podem ser convertidas em espinhas e cravos.
  • Álcool: também deve ser evitado, já que as toxinas do corpo são eliminadas de forma mais lenta quando ingerimos álcool.

Em umComo, contamos de forma detalhada que são os alimentos que causam espinhas.

As melhores frutas para a acne - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores frutas para a acne, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre As melhores frutas para a acne

O que lhe pareceu o artigo?

As melhores frutas para a acne
1 de 5
As melhores frutas para a acne

Voltar ao topo da página