Partilhar

Como fazer sabonete para acne

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer sabonete para acne

Muitas pessoas sofrem de acne na pele, uma condição cutânea que pode ser leve ou severa, mas que se caracteriza por provocar o aparecimento de grandes impurezas na pele como resultado de uma presença excessiva de sebo na derme. Para evitar que as lesões piorem e conseguir que a pele se regenere e cure, é fundamental dar a ela os devidos cuidados de que precisa a todo o momento e, entre estes, está uma adequada rotina de limpeza e higiene que inclua os produtos apropriados. Neste artigo do umComo.com.br mostramos-lhe a eficácia que também podem ter os produtos naturais para melhorar esta afecção e convidamos você a limpar a sua pele com alguns sabonetes completamente caseiros. Descubra em seguida como fazer sabonete para acne.

Também lhe pode interessar: Como usar o limão para a acne

Importância da limpeza em peles com acne

A limpeza diária da pele é algo básico para todos os tipos de peles, mas muito mais para aquelas que sofrem de acne ou têm tendência a desenvolver esta afecção cutânea. Muitas vezes, fazendo uma boa rotina de higiene é possível reduzir os cravos, as espinhas, etc, de forma considerável, além de prevenir o aparecimento de novas ou de graves infecções na pele.

A limpeza é particularmente fundamental para desbloquear os poros e deixá-los livres da sujeira e dos resíduos que se acumulam, acelerar o desprendimento de todas as células cutâneas e diminuir a quantidade excessiva de gordura que há na pele. Assim sendo, será imprescindível dedicar alguns minutos, tanto pela manhã como à noite, a limpar sua pele se você sofre de acne e retirar toda a maquiagem do seu rosto assim que chegar em casa.

Caso apresente uma acne muito pronunciada, será necessário procurar um dermatologista e seguir suas indicações quanto ao cuidado de sua pele.

Como fazer sabonete para acne - Importância da limpeza em peles com acne

Sabonete de aloe vera e limão para a acne

O aloe vera é um dos melhores produtos naturais que existem para tratar a acne da pele, pois permite limpar os poros profundamente, é adstringente, reduz a inflamação que esta afecção cutânea possa provocar e ajuda a derme a se regenerar completamente. Além disso, o limão é uma fruta que por conter ácido L-ascórbico ajuda os cravos a secarem com maior rapidez. Anote a receita de sabonete caseiro para a acne que lhe mostramos em seguida e beneficie de uma limpeza profunda à base destes dois ingredientes.

Ingredientes:

  • 2 barras de sabão de glicerina
  • 1 folha de babosa ou aloe vera
  • suco de 1 limão
  • 120 ml de azeite de oliva extra virgem
  • 4 colheres de sopa de mel

Preparação:

  1. Coloque as duas barras de sabão de glicerina em um recipiente apto para microondas e aqueça-as durante três minutos até derreterem completamente.
  2. Corte a folha de aloe vera e com a ajuda de uma faca e uma colher extraia toda sua polpa.
  3. Adicione a polpa de aloe vera ao recipiente junto à glicerina, o mel, o suco do limão recém exprimido no copo do liquidificador.
  4. Bata todos os ingredientes e acrescente, aos poucos, o azeite de oliva (melhor se estiver um pouco morno). Continue batendo até que tudo esteja bem integrado e obtenha uma mistura homogênea.
  5. Despeje a mistura em diferentes moldes de silicone para sabonetes ou, se preferir, em um só molde de tamanho maior.
  6. Coloque os moldes na geladeira e deixe descansar durante, pelo menos, 24 horas para que solidifiquem e tenham a consistência adequada. Depois, você poderá cortá-los e usá-los para limpar sua pele.
Como fazer sabonete para acne - Sabonete de aloe vera e limão para a acne

Sabonete anti-acne de óleo de árvore de chá e enxofre

Outro excelente sabonete caseiro para acne é o feito com produtos como o óleo de árvore de chá e o enxofre. O primeiro é antimicrobiano, cicatrizante e reduz a excessiva produção de sebo na pele. O segundo, por sua vez, diminui também a gordura, evita o aparecimento de novas impurezas e elimina todos os resíduos e toxinas acumulados. Por tudo isso, é uma excelente opção usar este sabonete como loção de limpeza.

Ingredientes:

  • 1 barra de sabonete de glicerina
  • 20 gotas de óleo de árvore de chá
  • 1 colher de sopa de enxofre em pó
  • 1 punhado de flores secas de lavanda, que proporcionará um aroma muito agradável ao sabonete.
  • 1 pouco de vaselina

Preparo:

  1. Derreta a barra de sabão de glicerina usando a técnica do banho-maria ou simplesmente insira-a no microondas até se tornar líquida.
  2. Em uma vasilha grande despeje a glicerina derretida, acrescente a colher de enxofre, as flores secas de lavanda e o óleo de árvore de chá.
  3. Misture bem todos os ingredientes com a ajuda de uma espátula ou bata-os no liquidificador para que misturem e se unam bem.
  4. Unte os moldes de sabonete que for utilizar com um pouco de vaselina e despeje a mistura preparada neles.
  5. Coloque os moldes na geladeira e deixe repousar durante umas horas para que se solidifiquem. Após um ou dois dias você já poderá utilizar os sabonetes.
Como fazer sabonete para acne - Sabonete anti-acne de óleo de árvore de chá e enxofre

Como usar os sabonetes anti-acne

Quando tiver seu sabonete anti-acne preparado, é importante usá-lo corretamente para limpar sua pele e conseguir melhorar a acne. Por ser em barra, o primeiro que você terá de fazer é umedecer suas mãos com um pouco de água morna e, depois, pegar o sabão e esfregar entre as mãos para criar espuma. Aplique-a sobre a pele com acne levemente umedecida e massageie a região com movimentos circulares para que os componentes do sabonete penetrem bem e façam efeito. Continue as massagens durante, pelo menos, três a cinco minutos. Finalmente, enxague com bastante água morna ou fria e pronto!

Caso vá usar sobre a pele do rosto, evite aplicar sobre a área do contorno dos olhos. Também não é aconselhável usar esponjas ou outros utensílios para passar o sabonete, pois estes podem não estar totalmente limpos e provocar infecções na pele. O melhor é fazer com suas mãos limpas e desinfetadas.

Em seguida, você pode aplicar sobre as impurezas um creme ou gel específico para tratar a acne da pele daqueles que vendem na farmácia e contam em sua fórmula com ingredientes como o peróxido de benzoíla, o ácido salicílico ou o ácido retinoico.

Como fazer sabonete para acne - Como usar os sabonetes anti-acne

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete para acne, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer sabonete para acne

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer sabonete para acne
1 de 5
Como fazer sabonete para acne

Voltar ao topo da página