Partilhar

Como limpar a pele com acne

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar a pele com acne

A acne é uma das condições mais comuns da pele, apresentando-se habitualmente durante a adolescência, ainda que também possa se manifestar na idade adulta. O fator genético é um dos seus maiores detonantes, no entanto, outras condições como as mudanças hormonais, o estresse emocional, uma má higiene, o uso excessivo de produtos ricos em gordura e a ingestão de determinados medicamentos, também podem dar lugar à sua presença.

Independente da causa, manter uma adequada higiene facial é fundamental para que as lesões se agravem e garantir uma pele mais saudável. Por isso, em umComo.com.br explicamos para você com detalhes como limpar a pele com acne e as máscaras caseiras que ajudarão você a potencializar o bem-estar da sua derme.

Também lhe pode interessar: Como maquiar pele com acne
Passos a seguir:
1

Limpar o rosto com acne de forma adequada é fundamental para evitar que se acumule mais gordura que a necessária na zona, mas também é importante para impedir que as lesões aumentem ou piorem, afetando por completo o bem-estar da pele.

A primeira coisa que deve saber é que é imprescindível lavar o rosto duas vezes ao dia: quando acordar e à noite, quando tem tempo para relaxar em casa ou antes de ir dormir. Por que é importante fazê-lo? Pela simples razão de que sua pele acumula gordura e sujeira enquanto dorme ou ao longo do dia, inclusive a própria maquiagem, ao não ser retirada, fica nos poros da pele podendo se converter em um problema.

Esta sujeira e produtos cosméticos acumulam-se nos poros da nossa pele e se não se retirarem com uma limpeza acabarão tampando-os, dando origem a uma maior quantidade de espinhas e aumentando a presença de sebo.

Como limpar a pele com acne - Passo 1
2

Já sabe que tem que limpar seu rosto duas vezes ao dia, mas pode usar qualquer produto? A resposta é não, deve utilizar produtos adequados para a higiene facial de peles delicadas como a sua, por isso em umComo recomendamos a você usar:

  • Um sabão ou loção médica indicada pelo seu dermatologista caso conte com uma acne muito pronunciada. Este tipo de produtos conta com ingredientes de limpeza e calmantes que respeitando a sua pele e favorecem a cura das espinhas.
  • Caso conte com uma acne mais simples, pode utilizar uma loção de limpeza adequada para peles oleosas que não contenha óleos de nenhum tipo. Este tipo de produtos devem ser sempre à base de água.
  • O sabão natural de aveia é também uma excelente alternativa. Este cereal ajuda a hidratar a pele, a reduzir o desconforto e a favorecer a cicatrização.
  • O sabão de argila verde é especialmente indicado para peles oleosas e com acne. Ajuda a controlar a produção de sebo, a fechar os poros e a melhorar a aparência da derme.
  • Outra opção natural igualmente eficiente é o sabão de chá verde, que ajuda a controlar a gordura na pele garantindo uma limpeza eficiente.
Como limpar a pele com acne - Passo 2
3

Uma vez que tenha à mão o produto da sua preferência, então deve seguir passo a passo as recomendações para limpar o rosto com acne:

  • Utilize água morna, nunca limpe seu rosto com água quente. Comece enxaguando sua pele e depois aplique o sabão ou a loção.
  • Deve aplicar o produto usando movimentos circulares suaves que permitam eliminar a sujeira sem causar danos em sua pele. Nunca esfregue sua pele, também não use as unhas nem aplique muita força.
  • Retire o produto de limpeza com água.
  • Seque o rosto com uma toalha de algodão dando suaves toques. Nunca esfregue a toalha contra sua pele, pois isto aumenta a sensibilidade da mesma, lembre-se que tem uma pele delicada, por isso trate-a como tal.
Como limpar a pele com acne - Passo 3
4

Na hora de limpar o rosto com acne é importante ter em conta algumas recomendações básicas:

  • Evite os produtos com álcool, a não ser que sejam indicados pelo seu dermatologista, este tipo de cosméticos seca a pele e pode causar irritações.
  • Nunca utilize produtos em creme nem óleo para limpar sua pele com acne; eles aumentarão a presença de gordura no rosto, podendo piorar o problema.
  • Tente usar sempre uma toalha limpa e suave para secar sua pele.
  • É importante que evite tocar seu rosto com frequência e que mantenha o cabelo afastado do seu rosto. Estes hábitos aumentarão a presença de sebo, aumentando o problema de acne.
  • Utilize maquiagem e cosméticos adequados para pele oleosa, nunca utilize produtos à base de óleo ou o seu problema de acne pode aumentar.
Como limpar a pele com acne - Passo 4
5

A limpeza diária é fundamental para cuidar da pele com acne, mas não é a única coisa que pode fazer. Algumas máscaras naturais podem ajudar você a controlar os problemas de gordura em sua pele, a fechar os poros e a melhorar sua aparência, por isso recomendamos que você consulte estes artigos que certamente encantarão você, descubra como:

Como limpar a pele com acne - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a pele com acne, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como limpar a pele com acne

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar a pele com acne
1 de 6
Como limpar a pele com acne

Voltar ao topo da página