Partilhar

Como tratar pele com acne

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar pele com acne

A acne é uma doença inflamatória da pele, cujas principais causas são fenômenos hormonais, distúrbios de queratinização, distúrbios nas glândulas sebáceas ou infeções bacterianas. Os principais sintomas e lesões desta condição cutânea são as pápulas e as pústulas, assim como manchas na pele e posteriores cicatrizes. Quem mais costuma sofrer com acne são os adolescentes e jovens, embora também ocorram casos de acne na idade adulta. Para saber de que forma atuar perante a acne, neste artigo do umCOMO explicamos-lhe como tratar pele com acne.

Também lhe pode interessar: Como tratar a acne com remédios caseiros
Passos a seguir:
1

Para poder tratar a acne é importante que siga uma rotina de limpeza diária muito cuidada e específica para o seu tipo de pele, pois aparecerem espinhas no rosto porque os poros se obstruem com sujidade e impurezas, produzindo assim a infecção, pus e a inflamação que vemos com as espinhas. Em determinadas épocas é possível notar que aparece mais acne na pele e, isto pode dever-se a uma alteração da glândula sebácea que é a que controla a produção de sebo no nosso corpo.

Por isso, para conseguir ter uma pele limpa e sem espinhas, deverá lavar o rosto 2 vezes por dia, mesmo ao acordar e antes de se deitar, assim conseguirá eliminar a sujidade que se acumulou durante essas horas. Mas não deve usar qualquer produto, deve usar cosméticos especialmente pensados para as peles com tendência a sofrer acne.

Neste sentido, pode optar por um sabão sem óleo (oil free) que o seu dermatologista lhe indicar ou, se preferir, também pode optar por uma loção de limpeza para peles oleosas. Deverá limpar a sua pele com água morna e depois secá-la bem para eliminar qualquer umidade. Em umCOMO explicamos-lhe como limpar a pele com acne.

Como tratar pele com acne - Passo 1
2

Além da limpeza diária, também é recomendável que 1 vez por semana realize um tratamento de higiene mais profundo para cuidar da pele nas camadas mais profundas. Para isso, terá que realizar uma esfoliação com um produto que pode comprar em farmácias ou lojas especializadas e que deverá aplicar sobre a pele realizando círculos suaves. Com este tratamento consegue eliminar a sujeira que estiver nos poros, além de reduzir a presença de células mortas na pele.

Depois da esfoliação, recomenda-se aplicar uma máscara facial para peles com acne que também pode adquirir já preparadas ou, se preferir pode elaborar você mesma com produtos naturais como, por exemplo o aloe vera, argila verde ou morangos. Neste artigo damos-lhe alguns exemplos de máscaras para tratar a acne.

Como tratar pele com acne - Passo 2
3

Se gosta de remédios naturais deve saber que existem alguns produtos pensados especialmente para tratar as peles com acne e, assim conseguir melhorar a pele, reduzir a inflamação e conseguir uma pele homogênea e perfeita. Existe uma grande variedade de remédios caseiros para a acne, mas de seguida vamos-lhe mostrar os 2 mais populares e simples de fazer:

Argila verde para a acne

A argila atua na nossa pele absorvendo o excesso de sebo e conseguindo impedir que se formem novas acumulações de gordura que podem chegar a obstruir os poros. Por isso, é um ingrediente perfeito para poder aplicar sobre o seu rosto uma vez por semana fazendo uma máscara caseira com pó de argila que pode conseguir em qualquer loja de cosmética ou de produtos naturais.

Limão para eliminar acne

O suco de limão contém propriedades adstringentes que nos ajudam a limpar o rosto, além de contribuir no clareamento da pele por atuar como clareador natural, algo perfeito para conseguir minimizar as marcas que as espinhas podem deixar.

Como tratar pele com acne - Passo 3
4

Para poder tratar a pele com acne também se recomenda que, de vez em quando, realize uma limpeza facial que lhe ajudará a depurar profundamente a sua pele e a reduzir a presença de impurezas que podem alterar a sua suavidade. Neste sentido, pode recorrer a um centro de estética para se submeter a uma limpeza profissional, mas se quiser também pode fazer uma limpeza facial em casa usando vapor para abrir os poros.

A primeira coisa que deve fazer é limpar e esfoliar a pele. Depois disso, terá que colocar água a ferver e, quando estiver pronta, colocar o seu rosto sobre a panela para que o vapor lhe ajude a abrir os poros, para os poder limpar em profundidade. Para o fazer, deverá ter as mãos limpas, algodão e um pouco de álcool para poder ir pressionando as zonas mais sujas e esvaziá-las, os cravos e espinhas também se podem tratar com este método.

Neste outro artigo do umCOMO contamos-lhe passo a passo como fazer uma limpeza de pele em casa.

Como tratar pele com acne - Passo 4
5

Além destes tratamentos, é importante cuidar ao máximo da sua alimentação para evitar fornecer gorduras de forma interna ao seu organismo. Por este motivo, apostar em uma dieta saudável, nutritiva e baixa em gorduras onde abundem as frutas e as verduras é uma ideia perfeita para conseguir uma pele em ótimas condições. Existem alguns alimentos que causam acne e que, por isso, deverá evitar ao máximo:

  • Lácteos: aumentam a produção da testosterona, hormona que regula o sebo e que pode se desequilibrar se tomar produtos deste tipo.
  • Carboidratos simples: doces, bolos, etc, são produtos repletos de gorduras saturadas e transgênicas que alteram a glândula que regula o sebo e, por isso pode induzir ao aparecimento de novas espinhas.
  • Alimentos gordurosos: fritos, comida de lixo, etc, contêm níveis muito altos de gordura e podem causar o aparecimento de acne no rosto.
  • Álcool: contém toxinas que não podem ser metabolizadas pelo nosso corpo e, por isso, o fígado não pode trabalhar corretamente para as eliminar conseguindo que, se note na saúde da nossa pele.
Como tratar pele com acne - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar pele com acne, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como tratar pele com acne

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar pele com acne
1 de 6
Como tratar pele com acne

Voltar ao topo da página