Partilhar

Como fazer uma limpeza de pele em casa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma limpeza de pele em casa

Aprenda a fazer uma limpeza facial em sua casa de uma forma rápida e com resultados 100% profissionais. Se não quiser destinar parte do seu dinheiro semanal para ir a um salão de beleza, uma boa opção é você mesma fazer os seus próprios cosméticos e repetir esta rotina de limpeza uma vez por semana. Em umComo vamos mostrar, passo a passo, como fazer uma limpeza de pele em casa para poder exibir um rosto rejuvenescido, livre de impurezas e perfeitamente hidratado. E o melhor: sem sair de casa! Continue lendo e descubra como conseguir isso.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma limpeza de pele
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que temos que fazer antes de começar com este tratamento caseiro é limpar a pele profundamente; para isso, é importante que o faça com um sabonete ou gel de limpeza que esteja adaptado às condições da sua pele. Esta é a forma ideal de conseguir eliminar as impurezas acumuladas no rosto, que poderiam influenciar no resultado adequado do tratamento.

Para escolher o sabonete para limpar o seu rosto, terá que considerar o seu tipo de pele, pois não é a mesma coisa se a sua pele for oleosa, seca ou mista. Se a sua pele for muito sensível, o melhor é optar por produtos de limpeza que não tenham fragrâncias nem álcool e que tenham pH neutro, deste modo evitará o aparecimento de vermelhidão ou irritação.

Como fazer uma limpeza de pele em casa - Passo 1
2

O seguinte passo da limpeza de pele em casa consiste em remover de forma profunda qualquer imperfeição ou rastro de sujeira que não se tenha conseguido retirar com o primeiro passo. Para conseguir isso, o melhor que pode fazer é aplicar um esfoliante facial. A maneira de o fazer é muito simples: tem que ter a pele levemente úmida; depois aplique o esfoliante em pequenas quantidades começando pela testa para ir descendo pelo contorno do rosto. Não se esqueça do nariz, pômulos ou queixo, já que também são zonas propensas a acumular sujeira.

O processo de esfoliar a pele é muito simples: terá que esfregar o produto fazendo movimentos circulares e pressionando levemente para conseguir destapar os poros que estejam obstruídos.

Se não quiser comprar um esfoliante, então gostará de saber que com o açúcar que normalmente cozinha pode conseguir fazer um esfoliante caseiro muito eficaz. Graças à espessura do açúcar pode limpar a pele profundamente e, além disso, aproveitar os nutrientes deste produto. Para fazê-lo basta jogar em sua mão uma colher de açúcar e misturar com um pouco de água, passar sobre o seu rosto com movimentos circulares e verá como seu rosto fica limpo.

Além do açúcar, existem muitos mais tratamentos, com aveia, mel, etc. Em umComo mostramos para você mais esfoliantes caseiros para o rosto, para que possa escolher o seu.

Como fazer uma limpeza de pele em casa - Passo 2
3

Depois de fazer a esfoliação, o seguinte passo é abrir os poros para fazer a limpeza em profundidade. Para isso bastará fazer um banho de vapor já que o calor consegue abrir os poros e prepará-los para a limpeza. A forma de fazer isso é muito simples: terá que colocar água para ferver e, quando estiver pronta, apagar o fogo e aproximar o seu rosto a cerca de 30 centímetros da panela.

Para que o vapor não escape, o melhor é cobrir a sua cabeça com uma toalha e ficar nesta posição por uns 10 minutos, aproximadamente. Com isso conseguirá abrir os poros da sua pele mas, além disso, deixará a pele bem mais relaxada já que o calor melhora a circulação do sangue.

Como fazer uma limpeza de pele em casa - Passo 3
4

Quando temos os poros abertos, é o momento ideal de começar com a limpeza propriamente dita. O que quer isso dizer? Que teremos que extrair os cravos e espinhas do rosto. Para isso, o melhor é ter as mãos completamente limpas e ir espremendo as espinhas ou cravos com a ponta dos dedos, nunca com as unhas pois poderíamos fazer uma ferida e deixar uma marca horrível.

É possível que saia um pouco de sangue, indicando que já está limpo e, portanto, não tem que continuar apertando. Um conselho é que em vez de limpar os poros com a ponta dos dedos, envolva-os com gaze antisséptica, que já vem desinfetada.

Como fazer uma limpeza de pele em casa - Passo 4
5

Quando tiver terminado de limpar a pele, o seguinte passo é aplicar o tônico facial com um algodão ou com seus dedos (que devem estar limpos). O tônico tem uma função essencial para este tratamento de beleza: consegue eliminar qualquer impureza que não tenha sido eliminada nos passos anteriores. Mas, além disso, também é imprescindível pois consegue fechar os poros completamente e, portanto, fazer com que a sua pele fique limpa e protegida de qualquer agente contaminante externo.

6

Para finalizar a limpeza de pele caseira, o último passo a seguir é hidratar a pele. Após toda a limpeza, o nosso rosto estará danificado e avermelhado, por isso não há nada melhor do que nutrir profundamente e regenerar a saúde da pele. Para isso tem várias opções: pode escolher uma máscara hidratante já pronta ou, se não quiser produtos químicos nem gastar dinheiro, pode aprender a fazer uma você mesma.

Neste caso, a planta de aloe vera é uma das melhores opções para hidratar e regenerar a pele. Para fazer esta máscara caseira, só precisa cortar uma folha de babosa e retirar o gel do seu interior, que tem um aspecto viscoso e gelatinoso. Coloque em um recipiente e adicione o suco de 1 limão, misture tudo muito bem para que os dois componentes se integrem e, depois, aplique sobre o seu rosto. Deixe atuar 20 minutos, enxaguando depois com água morna.

Esta é apenas uma das múltiplas opções que existem, se quiser saber mais, convidamos você a ler o nosso artigo onde contamos como hidratar a pele de forma natural.

Como fazer uma limpeza de pele em casa - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma limpeza de pele em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer uma limpeza de pele em casa

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer uma limpeza de pele em casa
1 de 6
Como fazer uma limpeza de pele em casa

Voltar ao topo da página