Limpeza facial

Como fazer limpeza de pele com bicarbonato

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 dezembro 2020
Como fazer limpeza de pele com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um ingrediente versátil que pode ser usado tanto em casa com o propósito de eliminar cheiros ou limpar espaços, como a nível digestivo para reduzir o peso estomacal e a flatulência. Mas seus benefícios não acaba aqui, pois trata-se de um ingrediente cosmético excelente que pode nos ajudar a conseguir um rosto limpo e bonito em poucos segundos, além de esfoliar a nossa pele ou combater a caspa.

Se estiver se perguntando como fazer uma limpeza de pele com bicarbonato continue lendo, porque neste artigo do umComo.com.br vamos explicar para você.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma limpeza de pele

Índice

  1. Propriedades do bicarbonato para a pele
  2. Lavar seu rosto com bicarbonato, a opção mais simples!
  3. Máscara de bicarbonato e limão para peles oleosas
  4. Máscara de bicarbonato e mel para limpar e nutrir
  5. Esfoliante de bicarbonato para acabar com as células mortas

Propriedades do bicarbonato para a pele

Os benefícios do bicarbonato são muitos, por isso trata-se de um ingrediente que é sempre bom ter em casa, seja para tirar uma mancha, eliminar um cheiro desagradável, acabar com o peso estomacal ou substituir um desodorante quando ele tiver acabado.

Mas isso não é a única coisa que pode fazer por nós, este ingrediente também conta com algumas propriedades cosméticas que merecem ser destacadas:

  • Favorece a limpeza do rosto, sendo um ingrediente ideal para eliminar as impurezas e combater a obstrução dos poros. Isso traduz-se em uma pele muito mais bonita e cheia de luminosidade.
  • É ideal para tratar peles oleosas pois ajuda a absorver o óleo acumulado na pele e a fechar os poros.
  • Em peles com acne é um produto excelente para favorecer a drenagem das pústulas e secar as espinhas.
  • Se quiser clarear uma zona concreta da sua pele, hoje é seu dia de sorte. Porque este produto é um aliado natural para tratar a pele manchada.

Ainda que este produto conte com muitos benefícios, saiba que não é recomendável para peles secas ou muito sensíveis pois pode causar ainda mais secura e sensibilidade, principalmente em rostos com dermatite ou rosácea.

Como fazer limpeza de pele com bicarbonato - Propriedades do bicarbonato para a pele

Lavar seu rosto com bicarbonato, a opção mais simples!

Não tem tempo para tratamentos de beleza complicados? Se quiser fazer uma limpeza facial com bicarbonato de forma simples e rápida, então esta é a melhor opção. Você só precisa de:

  • 3 colheres de chá de bicarbonato
  • 1 colher de sopa de água

Misture ambos os ingredientes até formar uma pasta, depois aplique com o rosto previamente lavado e sem nenhuma maquiagem, fazendo movimentos circulares e crescentes para estimular a circulação sanguínea e espalhar bem o produto. Pode retirar de imediato ou deixar atuar por 5 minutos, depois remova com água morna e seque usando uma toalha e dando leves golpes em seu rosto.

Depois aplique seu creme umectante ou tônico para terminar o tratamento com chave de ouro. Se tiver a pele seca aplique apenas uma vez por semana, mas se ela for oleosa pode usar duas vezes por semana.

Como fazer limpeza de pele com bicarbonato - Lavar seu rosto com bicarbonato, a opção mais simples!

Máscara de bicarbonato e limão para peles oleosas

Quer uma máscara natural para esfoliar e limpar a sua pele oleosa? Então a combinação de um potente limpador como o bicarbonato, com um ingrediente cítrico perfeito para acabar com a gordura como o limão é o que procura.

Para elaborar esta máscara você precisa de:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato
  • 2 colheres de sopa de água
  • 5 gotas de limão

Misture todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea, depois aplique no rosto previamente limpo, exercendo movimentos circulares e crescentes. Deixe atuar 15 minutos e remova com água morna; verá como além de exibir uma pele limpa e livre de gordura, seus poros terão fechado e sua pele estará bonita e esfoliada.

Como fazer limpeza de pele com bicarbonato - Máscara de bicarbonato e limão para peles oleosas

Máscara de bicarbonato e mel para limpar e nutrir

Se, pelo contrário, a sua pele costuma ficar seca ou está simplesmente com vontade de nutri-la profundamente enquanto a limpa, então a combinação do bicarbonato, com grandes propriedades de limpeza, e do mel que, além de ser antibacteriano, está cheio de vitaminas que nutrem a pele e esfoliantes que a rejuvenescem, é ideal para você.

Para elaborar esta máscara você só precisa de:

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de bicarbonato
  • 1 colher de sopa de água

Misture todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea, depois aplique no rosto previamente limpo, exercendo movimentos circulares suaves. Deixe atuar por 20 minutos para receber todas as propriedades destes ingredientes juntos, depois retire com água morna e notará como o seu rosto fica iluminado, limpo e completamente renovado.

Como fazer limpeza de pele com bicarbonato - Máscara de bicarbonato e mel para limpar e nutrir

Esfoliante de bicarbonato para acabar com as células mortas

Quando se trata de fazer uma limpeza de pele com bicarbonato, a esfoliação não pode faltar. Este ingrediente, devido à sua textura granulada, é um excelente esfoliante natural que ajudará a eliminar células mortas e a limpar e fechar os poros, permitindo a você conseguir uma pele lisa e bonita.

Na hora de usar com este objetivo, você pode optar por duas alternativas: uma para peles secas e outra para oleosas.

Esfoliante para peles secas

Se o propósito for eliminar as células mortas sem deixar de umectar, então o ideal é misturar 2 colheres de sopa de bicarbonato com 1 de azeite de oliva. Realize uma mistura e espalhe pelo seu rosto previamente limpo com suaves movimentos circulares que permitam arrastar todas as células mortas. Massageie por 2 minutos e depois retire com água morna, se a sua pele ficar muito oleosa, use um produto de limpeza facial suave para retirar os restos de óleo.

Esfoliante para peles oleosas

Por outro lado, se a sua pele costuma acumular gordura e procura controlar esta característica, então deverá misturar 2 colheres de sopa de bicarbonato, 1 de farinha de aveia e 2 de água até formar uma pasta. Com o rosto limpo aplique com movimentos circulares e suaves, depois massageie por 2 minutos. Depois disso, retire com água fria e desfrute de uma pele mais suave.

Como fazer limpeza de pele com bicarbonato - Esfoliante de bicarbonato para acabar com as células mortas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer limpeza de pele com bicarbonato, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Tiina Vieira
Usei gostei .... quero saber se tira manchas de sol .
1 de 6
Como fazer limpeza de pele com bicarbonato