Produtos de limpeza facial

Como limpar o rosto com bicarbonato

Nelia Oliveira
Por Nelia Oliveira. Atualizado: 18 setembro 2017
Como limpar o rosto com bicarbonato

Um produto muito econômico que pode servir para termos uma pele radiante e saudável em questão de minutos é o bicarbonato de sódio. As suas propriedades esfoliantes colocam-no numa posição privilegiada dentro do incrível mundo da cosmética natural, e além disso, permite eliminar por completo aquelas células mortas que, à medida que o tempo passa, retiram luminosidade e a beleza do rosto. Continue lendo este artigo do umComo se quer saber como limpar o rosto com bicarbonato passo a passo e saber que efeitos terá este produto na sua pele.

Também lhe pode interessar: Como fazer limpeza de pele com bicarbonato
Passos a seguir:
1

O bicarbonato de sódio infiltrou-se no mundo da cosmética e beleza, e é um dos produtos seguros aos quais podemos recorrer para melhorar o estado da nossa pele e dar-lhe um aspeto mais saudável, radiante e fresco. Em seguida, mostramos-lhe em que medida o bicarbonato pode beneficiar a sua pele e os resultados que obterá depois da sua aplicação:

  • Destaca-se, especialmente, pele sua ação esfoliante, uma vez que o seu grão e composição é perfeita para remover todas as células mortas da pele do rosto, que se não forem eliminadas acabam obstruindo a sua beleza. O resultado é uma pele livre de impurezas, mais limpa e suave ao tato.
  • É alcalino, por isso é um excelente produto para eliminar o excesso de gordura da pele, regular a produção das glândulas sebáceas e deixar o rosto sem rastro de sujidade. Por tudo isso, é muito recomendado para o cuidado das peles oleosas e mistas.
  • Aquelas que sofrem de acne também podem beneficiar do uso do bicarbonato, uma vez que ajuda a secar as espinhas, a manter a pele limpa, a prevenir possíveis infeções e a evitar a formação de novas impurezas.
  • Favorece a desobstrução dos poros, sendo um magnífico remédio caseiro para os cravos e as espinhas.
  • Além disso, tem um efeito branqueador natural e, por isso mesmo, pode ser utilizado para uniformizar o tom da pele ou conseguir clarear aquelas zonas que com o passar do tempo adquirem um tom mais escuro e pouco favorecedor.
Como limpar o rosto com bicarbonato - Passo 1
2

A limpeza facial é uma tarefa estética que deve levar-se a cabo todos os dias, fazendo uso de um gel adequado, um bom tônico e a posterior aplicação de um creme hidratante. Mas, para manter a pele em perfeitas condições é favorável que, uma vez por semana, se faça uma limpeza da pele mais profunda com algum produto natural que seja eficaz e nos ajude a melhorar o aspeto da pele do rosto. É aqui que entra em jogo o bicarbonato de sódio, o qual lhe irá proporcionar incríveis resultados se o utilizar seguindo o tratamento que lhe indicamos:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de água
  • gotas de óleo natural. Neste caso, aconselhamos que escolha algum dos óleos que lhe mostramos no artigo sobre os melhores óleos para a pele, dependendo das necessidades da mesma.

Para começar a preparação, só tem que verter o bicarbonato de sódio em um recipiente, acrescentar a água e mexer até obter uma pasta homogênea. Caso veja que a preparação ficou demasiado líquida, acrescente um pouco mais de bicarbonato e já está!

Como limpar o rosto com bicarbonato - Passo 2
3

Assim que tiver preparado esta espécie de máscara, faça os seguintes passos para limpar o rosto com o bicarbonato corretamente e assim poder notar os efeitos das suas propriedades na sua pele:

  • Lave o rosto com um gel facial adequado para o seu tipo de pele e enxágue com água morna ou fria. Evite água quente, uma vez que resseca demasiado a derme.
  • Pegue uma quantidade generosa da máscara de bicarbonato com os dedos e comece a aplicá-la no queixo, com movimentos circulares. Vá subindo até às maçãs do rosto, nariz e até chegar à testa. Evite aplicar a máscara no contorno dos olhos.
  • Aplique massagens circulares para que o bicarbonato penetre bem o rosto. Estas devem ser suaves, uma vez que só tem que eliminar a camada de pele morta, sem danificar a nova camada que existe por baixo.
  • Passados 2 ou 3 minutos de massagens circulares, lave o rosto com água fria ou morna em abundância até eliminar todos os restos da máscara.
  • Para conseguir que os poros fechem, aplique um tônico facial por todo o rosto de maneira uniforme.
  • E, para finalizar, só terá que passar o seu creme hidratante habitual, assim a pele recuperará favoravelmente da limpeza e ficará protegida para fazer face às agressões externas.
4

O conveniente é fazer esta limpeza facial 1 ou 2 vezes por semana para obter os resultados esperados. Caso note vermelhidão ao aplicar, ou ador, irritação ou qualquer outro sinal, retire o bicarbonato de sódio do rosto com bastante água e suspenda o tratamento. Recomendamos que faça o tratamento à noite, antes de ir dormir, assim a sua pele estará completamente recuperada e renovada no dia seguinte.

Veja também: Bicarbonato com limão serve para quê?

Como limpar o rosto com bicarbonato - Passo 4
5

Se sofre de acne, as espinhas antiestéticas, cravos, etc, são uma realidade eminente no seu rosto, o seguinte truque de beleza com bicarbonato de sódio pode ser uma boa solução para si. Consiste em misturar um pouco de bicarbonato com uma gotas de suco de limão e aplicar a pasta resultante justo em cima da espinha a tratar. Faça-o também antes de ir dormir, deixe atuar durante a noite e verá como na manhã seguinte essas imperfeições reduziram consideravelmente.

Como limpar o rosto com bicarbonato - Passo 5
6

O bicarbonato de sódio não só é bom para o cuidado da pele, mas também é um produto indicado para tratar os maus cheiros corporais, suavizar as mãos e os pés, clarear os dentes, entre outros. Se quer saber de que forma deve usá-lo para estes fins, consulte o nosso artigo sobre Truques de beleza com bicarbonato de sódio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o rosto com bicarbonato, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como limpar o rosto com bicarbonato