Cuidado com a pele do rosto

Como limpar o rosto com pasta de dentes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar o rosto com pasta de dentes

Existem muitas formas de fazer uma limpeza facial em casa e quando nos decidimos por uma é porque esperamos que nos deixe os poros limpos, a pele fresca, suave e radiante e elimine as imperfeições. Uma das formas utilizadas em todo o mundo para conseguir este objetivo de uma forma econômica e eficaz é utilizar pasta de dentes como máscara para uma limpeza do rosto. Uma vez que os dermatologistas avisam que este uso da pasta de dentes pode danificar a pele se exagerarmos e segundo os componentes que o produto tiver, devemos prestar bastante atenção nestes e não deixar a pasta muito tempo no rosto nem fazer muitas vezes seguidas. Se tem curiosidade em experimentar este remédio caseiro para melhorar a aparência do seu rosto, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como limpar o rosto com pasta de dentes.

Vai precisar de:

  • Pasta de dentes
  • Água morna ou quente
  • 1 xícara pequena
  • Tônico facial
Também lhe pode interessar: Como limpar o rosto com bicarbonato

Passos a seguir:

1

Antes de utilizar qualquer pasta de dentes que tiver em casa, deve ler bem os ingredientes que a compõem para ter a certeza que não tem nenhum que seja especialmente prejudicial para a sua derme. Alguns ingredientes usuais nas pastas de dentes que são irritantes para a pele são o fluoreto de sódio, o triclosan e o dodecil sulfato ou laurilsulfato de sódio, portanto, tente utilizar pastas que não contenham estes produtos ou escolha uma o mais natural ou ecológica possível.

Como limpar o rosto com pasta de dentes - Passo 1
2

Uma vez que tenha a pasta de dentes escolhida, a primeira coisa que deve fazer antes de aplicar na pele é lavar o rosto com sabão neutro e enxaguar a espuma com bastante água morna ou quente. É muito importante fazê-lo assim já que, em uma pele limpa do excesso de gordura ou dos resíduos do ambiente, podemos aplicar qualquer tipo de produto que quisermos que atue bem sobre ela. Caso contrário, as partículas que eliminamos lavando previamente o rosto poderiam interferir e evitar que o produto que desejamos usar faça seu efeito corretamente.

Como limpar o rosto com pasta de dentes - Passo 2
3

Se tem algumas espinhas, marcas ou cravos específicos que quer eliminar, pode optar por aplicar a pasta de dentes diretamente em zonas específicas do rosto. Quando tiver lavado bem o rosto, pegue na pasta de dentes e coloque um pouco em seu dedo, com um pedaço do tamanho de uma ervilha bastará, e aplique um pouco sobre cada marca ou espinha que deseja tirar ou suavizar. Massageie suavemente em círculos essa zona e deixe que a pasta de dentes seque.

Se tem pele sensível não deve deixar que a pasta atue durante muitos minutos, assim que a notar bem seca, deve retirar. Por outro lado, se sua pele não é tão delicada pode deixar a pasta de dentes atuar por mais minutos depois de observar que secou. Deve se lembrar que se em algum momento incomodar ou arder é melhor retirá-la o quanto antes. Lave bem o rosto com bastante água morna ou quente ao retirar a pasta para se certificar de que a retira toda e que os poros se abrem e possa retirar assim todos os resíduos. Além disso, ao terminar e para se certificar de que não entra sujeira nos poros recém tratados, pode aplicar um tônico facial que fará com que seus poros se fechem de novo.

Como limpar o rosto com pasta de dentes - Passo 3
4

Outra opção que tem caso queira aplicar esta técnica em todo o seu rosto é diluir a pasta de dentes em água antes de aplicar na pele. Como o efeito da pasta é tão forte, se quer aproveitar seu poder limpador em toda a pele do rosto, recomendamos que não o faça com a pasta diretamente, é melhor diluí-la antes com água para reduzir sua potência. Em uma xícara pequena cheia de água quente misture até diluir bem um pedaço pequeno da pasta de dentes que tiver escolhido.

Depois de ter limpo bem a pele com sabão como indicamos no início, com os dedos ou com um disco de algodão aplique a pasta de dentes diluída em todo seu rosto, evitando a zona dos olhos, e quando estiver todo coberto, deixe que seque durante uns minutos. O tempo que deve passar dependerá da sua pele pois como já referimos no ponto anterior, mas é melhor não exagerar e retirar a máscara com bastante água quente assim que tiver secado bem. Quando estiver bem enxaguado, aplique o tônico facial para reduzir os poros de novo e uma meia hora mais tarde já pode utilizar seu creme hidratante facial habitual.

Como limpar o rosto com pasta de dentes - Passo 4
5

Se acha que a pasta de dentes é muito agressiva para a sua pele, mas quer conseguir uma boa limpeza facial, pode experimentar com outros remédios caseiros como limpar o rosto com vinagre de maçã. Ou, se tem muitas espinhas, imperfeições ou outros problemas na pele que não possam ser tratados simplesmente com uma limpeza facial, pode consultar o seu dermatologista para encontrar uma solução médica para o seu problema. Se foi útil aprender como limpar o rosto com pasta de dentes, talvez também interesse a você este artigo sobre como fazer máscaras faciais de limpeza.

Como limpar o rosto com pasta de dentes - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o rosto com pasta de dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos

  • Ao terminar a limpeza, utilize sempre um tônico facial para obter resultados mais duradouros.
  • Se a qualquer momento observar que a pele fica vermelha ou fica com coceira, retire a pasta de imediato com água em abundância.
  • Não deve se expor ao sol quando estiver com a pasta de dentes no rosto, já que isto aumentará seus efeitos e poderá irritar, secar em excesso e inclusive descolorir sua pele.
  • Perante qualquer mal-estar ou se observar que as manchas ou as espinhas em seu rosto não melhoram, deverá ir ao seu médico ou dermatologista de confiança.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Augusta
como eliminar mancha no buço !!!!
Editor umComo.com.br
Oi Augusta! Indicamos várias soluções para tirar manchas do buço nesse artigo: https://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-tirar-as-manchas-no-buco-15547.html
1 de 6
Como limpar o rosto com pasta de dentes